A resposta para essa pergunta é: depende. Seu website foi projetado para incentivar as pessoas a fazerem negócios com você?
Se você está reformando seu site, criando um novo ou em dúvida se o que está no ar é bom o suficiente para vender sua marca, este texto é para você.
Como saber que um site está preparado para o Google?
Com base em nosso trabalho, empresa especialista em criação de sites com bom rankeamento no Google, sabemos que um website está pronto quando ele atende o que o cliente quer, em consonância com o que ele precisa. Além disso, o site precisa oferecer uma boa experiência para o usuário e vender o produto.
Leia mais: Estratégias para melhorar o SEO do seu site
No entanto, para os nossos clientes ou qualquer visitante que esteja lendo isso, simplificamos em um checklist para que você encontre a resposta que você procura: seu site está pronto para entregar resultados?
Aproveite a leitura!
- Verifique o uso de palavras-chave, a ortografia, gramática e pontuação do seu website
- Você é seu primeiro visitante: responda todos os formulários e avalie a experiência
- Ninguém gosta de sites lentos: como está a velocidade do seu?
- Seu site é mobile-friendly?
- Atualize suas informações de contato e deixe-as visíveis
- Verifique se os CTAs estão posicionados de forma estratégica
- Conte com uma empresa de criação de sites
Verifique o uso de palavras-chave, a ortografia, gramática e pontuação do seu website
Você precisa criar um conteúdo original e de alta qualidade. A última coisa que você quer é que seu visitante saia do seu site porque está entediado ou confuso, não é? Por isso, recomendamos que você sempre verifique a ortografia, gramática e pontuação do seu website.
Além disso, garanta que as palavras-chave estejam sendo usadas nos locais mais estratégicos. Lembre-se que, quem entra no seu site, está procurando por alguma coisa. Com as palavras-chave certas e nos lugares de destaque, você garante que a pessoa encontre com facilidade aquilo que ela está procurando.
Verifique também se essas palavras-chave estão diversificadas. Você não vai se destacar se estiver usando todas as mesmas palavras-chave que seus concorrentes.
Portanto, garanta que seu site responde às perguntas que seus clientes em potencial estão fazendo em suas pesquisas antes de lançar seu site na internet.
Você é seu primeiro visitante: responda todos os formulários e avalie a experiência
É muito importante criar formulários que adicionem ofertas, descontos, teste grátis, convites e afins para ajudar a aumentar o público e impulsionar as vendas.
Se você seguiu esse importante passo, não deixe de testar todos os formulários antes de lançar o site. Lembre-se: você é seu primeiro visitante, então você está em posição privilegiada para avaliar a experiência antes de qualquer outra pessoa.
Verifique se estão funcionando corretamente, correspondem às expectativas, se estão entendíveis e não serão cansativos para o visitante. Afinal, não queremos que ninguém desista da sua marca por ter uma experiência entediante.
Leia mais: Você quer seu site na primeira página do Google? Confira dicas de como fazer isso!
Ninguém gosta de sites lentos: como está a velocidade do seu?
Você sabia que o atraso no carregamento de sites afeta o seu SEO? Por isso, antes de lançá-lo, você precisa verificar quantos segundos levam para as páginas do seu website carregarem. A baixa velocidade de carregamento é uma das piores experiências que seu visitante pode ter.
Além dos visitantes, o Google também não gosta nenhum pouco de site lento. O resultado disso é, com certeza, um posicionamento bem mais baixo na rede de pesquisa.
Quanto mais lento seu site for, maior a chance de uma pessoa que tem intenção de comprar online saia rapidamente do seu site em busca de outro que tenha o carregamento mais veloz. Você perde:
- Tráfego orgânico
- Conversões
- Leads
- Vendas
Esse problema pode ser melhorado com ferramentas para reduzir o tempo de carregamento do site, como:
Seu site é mobile-friendly?
Você sabe me dizer se seu site é mobile-friendly?
Em 2021, estimava-se que 60% das compras eram realizadas por celular. Isso significa que as pessoas precisam ter boas experiências comprando de você por dispositivos móveis.
Antes de declarar seu site como finalizado, você precisa garantir que ele é mobile-friendly. Se seu site tiver muitas imagens, ele com certeza vai prejudicar a experiência do usuário pelo dispositivo móvel. Além disso, ele deve ser programado para levar essa diferença de navegação em consideração.
Um erro muito comum é a confusão entre site responsivo e mobile-friendly. Não é porque seu site é responsivo que ele é amigável aos dispositivos móveis.
Mesmo que um layout responsivo indique que o site se adapta aos diferentes tamanhos de tela, um site mobile-friendly vai além: é uma versão exclusiva para os dispositivos móveis, que pensa em cada detalhe para otimizar a experiência do usuário.
Seu site mobile-friendly precisa ser:
- Fácil de navegar
- De rápido carregamento
- Funcionar bem em telas pequenas e diferentes
- Usar controle por toque (um exemplo disso é a possibilidade de dar zoom com os dedos)
Pode ter certeza de que um site mobile-friendly vai impactar seu rankeamento, melhorar a experiência do usuário, aumentar as taxas de conversão, diminuir as taxas de rejeição e te ajudar a vender mais.
A boa notícia é que o Google oferece uma ferramenta gratuita para testar se seu site é mobile-friendly. Faça o teste antes de publicar seu site!
Atualize suas informações de contato e deixe-as visíveis
Garanta que seu site tenha uma página de contato exclusiva, e que essas informações estejam também no rodapé do seu site. Entrar em contato com você deve ser extremamente fácil para o visitante.
Recomendamos que seu site tenha botões em que basta seu potencial cliente clicar e facilmente ele é direcionado para o Whatsapp, e-mail e outras redes sociais. Ou, então, uma seção para que o lead deixe seu contato e aguarde seu retorno.
Essas simples mudanças vão otimizar muito a experiência do visitante do seu website.
Leia mais: Rumo ao digital: entenda os custos e benefícios de ter um site de sucesso em 2022
Verifique se os CTAs estão posicionados de forma estratégica
Um dos aspectos mais importantes de um site é como induzir o visitante a realizar a ação que você deseja. Esse é o papel da Call to Action: incentivar seu público online a ir além e ter um contato mais próximo com sua marca.
Portanto, garanta que seu site tem botões com frases curtas clicáveis, que convidam o visitante a realizar uma ação, como “inscreva-se”, “clique aqui”, “aprenda agora”, “fale conosco” e outros.
É importante também que essas CTAs estejam em locais com bastante visibilidade e perto de palavras-chave do interesse do lead.
Leia mais: Tudo que você precisa saber para contratar uma empresa de criação de sites
Conte com uma empresa de criação de sites
Nós, da TwoWeb, sabemos que cada pessoa tem sua história para contar. Uma empresa não é diferente.
É por isso que somos especialistas em criar websites que condizem exatamente com a história, missão, valores e propósito da sua marca.
Nossa maior missão é que todas as nossas marcas clientes tenham uma presença digital única e que comuniquem a mensagem da melhor maneira possível.
Por isso, para ter certeza que o seu site está pronto para o Google, você deve contar com uma empresa especialista em criação de sites que entende a singularidade da sua marca e não vende receitas prontas.
Na TwoWeb você tem a certeza de estar conquistando um site pronto para rankear bem e vender mais. Solicite um orçamento para saber mais!