Como fazer envio de dinheiro e pagamentos pelo WhatsApp

Publicado em

Afinal de contas, o que é o WhatsApp Pay?

Trata-se de um novo recurso do Whatsapp que foi divulgado em junho de 2020 para todos os usuários do aplicativo, tornando possível enviar e receber dinheiro pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de instalar qualquer outro.

E como funciona?

Os pagamentos realizados pelo aplicativo de mensagens fazem parte da nova funcionalidade dos aplicativos do Facebook, que é dono do Whatsapp, Instagram e Messenger.
Para começar a utilizar essa nova funcionalidade, o usuário precisa configurar a conta no Facebook Pay.

Saiba mais sobre o Facebook Pay

Facebook Pay e Whatsapp Pay não são a mesma ferramenta. O Facebook Pay, já existe desde 2019 e é um sistema que facilita o envio e recebimento de pagamentos de compras como jogos, ingressos de eventos, arrecadação de fundos, transações financeiras entre amigos e conhecidos, entre outras possibilidades.
Na primeira configuração, é necessário inserir seus dados pessoais, informações do cartão de crédito ou débito e criar um código PIN de seis dígitos que será utilizado em todas as transações.
A partir daí, você pode escolher se deseja habilitar o serviço de pagamentos em cada app de uma vez ou usá-lo em todos ao mesmo tempo. Independentemente local, será possível acompanhar seu histórico de pagamentos de forma fácil e de qualquer plataforma.

Como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay?

Após cadastrado no Facebook Pay, você pode enviar dinheiro para um contato no WhatsApp pela conversa do aplicativo.
Basta seguir os seguintes passos:
• Abra uma conversa no WhatsApp com a pessoa para a qual deseja enviar dinheiro.
• Toque no ícone de anexar (um clipe de papel em celulares Android ou um ícone “+” no iOS).
• Insira o valor que deseja enviar.
• Digite o PIN do Facebook Pay para enviar o pagamento.
• Você também pode enviar dinheiro pelas configurações de pagamento.

Você também pode fazer o envio de dinheiro através das configurações de pagamento.

No aplicativo também será possível consultar seu histórico de transações, caso você realize muitas transações, você poderá consultar tudo o que foi movimentado pela plataforma: valores e destinos dos recursos.
Também será possível identificar as movimentação pelo Facebook Pay no seu extrato ou fatura do cartão de crédito.
Segundo o Facebook, os valores serão lançado como “FBP” e terminando com os últimos quatro dígitos da identificação da transação ou outra descrição.

Quem pode utilizar o WhatsApp Pay e quais as formas de pagamento?

Tanto as pessoas físicas quanto as empresas poderão utilizar esse recurso, porém, é importante esclarecer que para usuários comuns, somente serão aceitos cartões de débito, ou aqueles que contam com função de débito e de crédito, de parceiros.
As formas de pagamento aceitas são: Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil, mas, segundo a empresa, este modelo é aberto, indicando que há a possibilidade de ter outros parceiros no futuro.
Já as transferências, serão feitas por intermédio da Cielo, na moeda brasileira (Real) e dentro do Brasil. Também haverá um limite de valores para as transações, sendo no máximo 20 por dia, no valor de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês.

Como receber pagamentos pelo WhatsApp Pay?

Para as empresas que já utilizam o WhatsApp Business, será necessário a criação de uma conta na Cielo, pois, será a empresa que irá intermediar as transações. Assim, será possível solicitar a função de pagamentos, reembolsos e ter acesso ao suporte técnico.

E quanto a segurança, utilizar esse recurso é seguro mesmo?

A empresa afirma que o sistema de armazenamento de informações é avançado, além disso, a coleta de dados dos cartões é feita em uma rede separada, para proporcionar mais segurança.
Os usuários irão receber um código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação. Todas as etapas são projetadas para que o recurso seja utilizado com ainda mais proteção para todos os usuários.

E ai, essas informações foram válidas para você?

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!