Você quer seu site na primeira página do Google? Confira dicas de como fazer isso!

Seu site não está rankeando bem no Google? 

Pense com a gente: o Google é uma empresa assim como a sua. É por isso que ele quer oferecer a melhor experiência para o cliente dele. Sendo assim, manter seu site no topo das páginas de busca é um grande desafio: você precisa conquistar a empresa Google. Precisa provar para ele que tem a solução mais precisa para o usuário. 

Você sabia que, de acordo com o HubSpot, 90% do que está na internet hoje não recebe tráfego por falha na estratégia? Esse grande percentual diz respeito às infinitas páginas do Google que não conseguem chegar no topo da rede de pesquisa. E, como você sabe, se não estiver no lugar certo, na hora certa, outra empresa vai chegar lá e oferecer o mesmo produto que você.

A boa notícia é que hoje já são conhecidas algumas estratégias simples que podem ajudar seu site rankear muito melhor. Pensando em ajudar você com isso, preparamos esse conteúdo com 4 dicas para colocar seu site na primeira página do Google: 

  • Registre seu site com o Google Search Console e Google Business
  • Otimize o carregamento do seu site
  • Saiba usar as palavras-chave para ter um site de sucesso
  • Leia os conselhos do Google

Registre seu site com o Google Search Console e Google Business

O primeiro passo para melhorar seu desempenho na rede de pesquisa é registrar seu site no Google Search Console. Ao fazer isso, você está avisando o Google de que seu site existe.  Além disso, ele tem algumas outras funcionalidades muito importantes: 

  • Verificar quem está linkando o seu site
  • Analisar quais pesquisas estão direcionando mais tráfego para o seu site
  • Receber alertas sobre possíveis problemas 
  • E mais!

Essa ferramenta é uma grande aliada na busca por colocar seu site no topo e maximizar a visibilidade da sua empresa. 

Leia mais: 4 vantagens de ter o site da sua indústria na primeira página do Google

Além disso, temos também o Google Meu Negócio, outra grande prioridade de toda empresa quando o assunto é digital. Com essa ferramenta, sua empresa e seu site aparecem nos resultados das pesquisas geográficas relevantes. A ideia principal é que a plataforma de pesquisa saiba que você atua em determinada localização, para colocá-lo no resultado das pesquisas de pessoas na sua área. 

Se a sua empresa depende da atração de clientes da própria área, registrar-se no Google Meu Negócio é ainda mais vital. Mas não se esqueça de deixar seu perfil e seu site atualizado, já que se o cliente encontrar informações incorretas, como o horário de funcionamento ou um número de telefone antigo, isso vai ser ruim para o seu negócio. 

Leia mais: Como usar o Google Meu Negócio para atrair clientes?

Além disso, na ferramenta de avaliações, não esqueça de trabalhar para ter o máximo de estrelinhas e responder a cada um dos comentários. Dessa forma, você estará mostrando para quem está pesquisando que oferece uma excelente experiência para o cliente. 

Otimize o carregamento do seu site

Você sabia que a velocidade de carregamento do seu site é de grande importância para o Google? É um dos fatores determinantes da classificação nas páginas de busca. Por isso, garanta que seu site carregue o mais rápido possível. Isso pode ser feito por meio de: 

  • Redução do tamanho dos arquivos das imagens
  • Uso de uma boa hospedagem
  • Redução no uso de imagens que não agregam valor ao conteúdo

Principalmente nos dispositivos móveis, é ainda mais importante garantir que seu site tenha o mais rápido carregamento possível. Estudos do próprio Google indicam que 29% dos usuários via celular migram de página imediatamente quando não há um bom carregamento. É por este motivo que a empresa favorece sites que pensam na experiência do cliente quando o assunto é agilidade. 

Leia mais: SEO para Mobile: o que avaliar na hora de construir o site?

Saiba usar as palavras-chave para ter um site de sucesso

As palavras-chave são indispensáveis no momento de classificar seu site na zona de pesquisa, já que ajudam o pesquisador a encontrar o que precisa. É por isso que elas não podem ser utilizadas de maneira aleatória, uma vez que o Google vai perceber o uso indiscriminado e provavelmente deixar seu site bem longe do topo. 

No momento de identificar as melhores palavras-chave, considere:

  • Pessoas usam palavras-chave para encontrar produtos ou serviços como o seu. Por exemplo, se sua empresa for de soluções tecnológicas para gestão de frotas, a busca normalmente é por “gestão de frotas”, “sistema para frotas”, entre outras neste mesmo sentido. 
  • Volume de busca por cada uma dessas palavras. Para isso, você pode utilizar o Semrush. A escolha correta faz com que você não perca dinheiro com tráfego pago, por exemplo, uma vez que você pode estar atraindo pessoas que não estão interessadas no seu produto e ainda pagando por isso.

Agora que você já tem essas palavras-chave em mãos, para melhorar o rankeamento do site, vai precisar inseri-las nos títulos das páginas, cabeçalhos, URLs, meta descrição e, inclusive, em seus conteúdos.

Dessa forma, o Google vai unir informações e considerar que seu site é de fato relevante para quem está procurando serviços. Entretanto, não se esqueça: o Google não é fácil de enganar. Fazer seu site parecer chato com o uso exagerado e pouco natural de palavras-chave vai te prejudicar, porque os algoritmos do gigante das pesquisas são muito bons.

Leia os conselhos do Google 

Você sabia que o Google tem um guia gratuito para pessoas que, assim como você, desejam ter o site no topo da página de pesquisa de maneira orgânica? 

São mais de 95.000 pesquisas por segundo no mundo inteiro. É uma demanda gigantesca de conteúdo. Como o Google consegue afunilar até encontrar o conteúdo que o usuário realmente quer ler? Catalogando por relevância. 

É aí que entra o SEO: ele ajuda você a canalizar essa demanda para o seu site, de maneira orgânica. Tudo que você precisa saber é seguir os conselhos do Google. Ele oferece dicas excelentes para você melhorar o SEO e melhorar o desempenho nas pesquisas. 

Além dessas que você já conferiu com a gente neste conteúdo, separamos aqui mais algumas das principais para você: 

  • Produza conteúdo relevante e original
  • Evite a canabalização de conteúdo
  • Conquiste backlinks de qualidade
  • Ofereça links externos de qualidade
  • Direcione seu cliente para seu website com links internos no conteúdo
  • Não altere a URL dos seus posts

Lembrando que essas são as principais recomendações, mas ainda há muitas outras. Se você deseja atualizar seu site mas não sabe como colocar em práticas todas essas dicas, conte com a ajuda de uma empresa de criação de sites que tem como propósito ajudar empreendedores na transformação digital. 

Nós, da TwoWeb, criamos e atualizamos sites com alta performance e foco em tráfego, conversão de leads e vendas. Sites que são mais que vitrines, são vendedores. Conte com a parceria de uma empresa que entende as regras do Google e sabe como colocar seu site no topo dos mecanismos de pesquisa com uma experiência incrível para o usuário, nós podemos ajudar você.

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