IoT e a loja virtual: como a internet das coisas pode impactar esse mercado?

IoT e a loja virtual: como a internet das coisas pode impactar esse mercado?

Até alguns anos atrás era impossível imaginar que você poderia conectar sua televisão à internet e escolher o que deseja assistir. As pessoas ficavam limitadas à programação dos canais. Pois é, essa não foi a única mudança trazida pela internet das coisas. A IoT também está impactando as lojas virtuais ao promover mais conectividade e facilidade para o dia a dia.

Os dispositivos conectados são capazes de transmitir informações e gerar relatórios relevantes para a tomada de decisões. Quer saber como a internet das coisas se aplica ao seu e-commerce? Vem com a gente e descubra! ?

Antes de tudo, o que é a internet das coisas?

De maneira simples, a internet das coisas (IoT) é a conexão de objetos à internet para transmitir informações de qualquer gênero. Entre os exemplos dessa tecnologia estão as Smart TVs, os smartphones, relógios, geladeiras, entre outros itens.

Qual o impacto da IoT na loja virtual?

 Separamos alguns exemplos de como a internet das coisas pode influenciar o seu negócio. Veja:

Gerenciamento do estoque

A conectividade entre equipamentos facilita a gestão do estoque do e-commerce. Você pode utilizar etiquetas com chips para fazer o monitoramento dos produtos desde o momento em que entram na fábrica até a entrega ao cliente.

Dessa maneira, fica muito mais simples de gerenciar o nível de estoque, identificar quando é necessário repor mercadorias e acompanhar se a entrega está chegando dentro do prazo prometido. ?

Amazon Shopping GIF by ADWEEK - Find & Share on GIPHY

Temperatura e umidade do ambiente

A aplicação da IoT no e-commerce também auxilia as empresas que precisam manter determinada condição de temperatura e umidade dos produtos. Dispositivos são conectados aos aparelhos de refrigeração para monitorar as condições do ambiente e enviar alertas ao smartphone caso ocorra alguma divergência. Assim, a empresa garante a qualidade das mercadorias e evita perdas ao longo do processo.

Mudança na forma de comprar

As pessoas também estão transformando a maneira de adquirir produtos nas lojas virtuais. Muitos modelos de refrigeradores com IoT, por exemplo, fazem o acompanhamento da data de vencimento dos produtos e podem enviar alertas sobre a necessidade de comprar determinado alimento.

Isso pode transformar significativamente os supermercados online. Se você tem esse modelo de comércio, pode buscar maneiras de fazer a integração com esses dispositivos e facilitar ainda mais a vida do consumidor ao deixar suas compras separadas ou até criar pacotes mensais de entrega (é só usar a criatividade para transformar o modelo de negócio). ?

I Didnt Come Here To Shop Free Samples GIF by Still The King - Find & Share on GIPHY

Outra característica para adaptar no seu e-commerce é o pagamento das compras via wearables, como os relógios e pulseiras inteligentes. Procure pensar em maneiras de utilizar esses dispositivos no seu negócio para proporcionar mais agilidade e facilidade para o seu cliente. ?

Os consumidores estão buscando novas maneiras de se conectar com as empresas e reduzir o tempo investido em pesquisas e compras. A loja virtual que souber utilizar a IoT e outras tecnologias de forma inteligente poderá ganhar eficiência, qualidade e mais aceitação do cliente.

E aí, já está imaginando como vai transformar o seu negócio? Conheça 7 ações simples para aumentar as vendas do seu e-commerce! ??

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!