Você está disputando um lugar privilegiado no Google para o seu negócio? Ou então você quer descobrir o porquê e como o SEO é bom para o seu website? Então este texto é para você.
O SEO não é apenas um acessório para o seu negócio, mas sim um dos melhores investimentos que você pode fazer a longo prazo. A razão para isso é, de certa forma, simples: o SEO funciona.
Você sabia que o Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia?
Com esse volume de pesquisa, não há mais espaço para dúvidas: a classificação nos resultados da pesquisa no Google é uma grande oportunidade para atrair mais visitantes ao website da sua empresa e vender mais.
Leia mais: Tudo que você precisa saber para contratar uma empresa de criação de sites
Pensando na importância do SEO para otimizar seu site e ter mais resultados em sua empresa, preparamos este artigo completo com 8 dicas para você otimizar sua presença no digital:
Boa leitura!
- Otimize a velocidade de carregamento das páginas
- Use palavras-chave que sejam do interesse do seu ICP
- Faça uso de meta title e description para melhorar o SEO
- Seja especialista no seu nicho
- Trabalhe com URLs amigáveis
- Invista em páginas e conteúdos de qualidade e bem escritos
- Otimize suas imagens
- Divida seu conteúdo com títulos e subtítulos
- Por fim, o SEO não é uma tendência que vai desaparecer
Otimize a velocidade de carregamento das páginas
Ninguém gosta de um site lento. Se o tempo de carregamento for demorado, o Google reconhecerá e isso prejudicará a sua classificação na rede de pesquisa.
Além disso, é importante saber que o SEO tem sempre o mesmo objetivo: melhorar a experiência do usuário. Com um site lento, a experiência do visitante será afetada e, por consequência, você também será mal avaliado.
Por isso, é extremamente importante otimizar o tempo de resposta do servidor.
Você pode testar a velocidade do seu site por programas como o Pingdom. Se descobrir que seu site é lento, pode otimizá-lo contratando uma empresa especialista em criação de sites.
Leia mais: Rumo ao digital: entenda os custos e benefícios de ter um site de sucesso em 2022
Use palavras-chave que sejam do interesse do seu ICP
Você já parou para pensar em que palavras seu ICP usa para procurar produtos exatamente como os seus? Pode encontrar essa resposta em programas como o SEMRush.
Palavras-chave desempenham um importante papel no SEO, porque elas ajudam o seu cliente ideal a encontrar exatamente o que ele está procurando.
Entretanto, tome cuidado: o Google não é bobo. Se você usar palavras-chave exageradamente, o efeito certamente será oposto.
As palavras-chave devem caber naturalmente nas frases, em títulos e subtítulos e até mesmo em legendas de imagens. Além disso, você pode usá-las com bastante especificidade, por exemplo:
Se você tem uma empresa SaaS, que produz software para atrativos turísticos, precisa pensar em como esse potencial cliente vai procurar pelo seu produto.
Será que ele usaria apenas “software”, ou seria mais específico, usando “software para atrativos turísticos”?
Muito provavelmente a segunda opção, não é?
Portanto, invista em palavras-chave no conteúdo e na estrutura do site e terá uma chance maior de obter uma classificação mais alta.
Leia mais: Você quer seu site na primeira página do Google? Confira dicas de como fazer isso!
Faça uso de meta title e description para melhorar o SEO
O objetivo do meta title e description é atrair o usuário durante a pesquisa dele no Google. Portanto, se você quer se destacar no Google, precisa se preocupar com as duas coisas.
Essas ferramentas são valiosas tanto para os usuários quanto para o mecanismo de busca. Quando a sua página aparece na rede de pesquisa, é a partir desses dois itens que o usuário vai verificar se aquele resultado corresponde ao que está procurando.
Ou seja, um meta title e description de qualidade vai impactar diretamente o tráfego orgânico do seu site.
Para escrever uma boa meta descrição, confira algumas dicas:
- Escreva com precisão e qualidade. O resumo deve descrever o conteúdo e motivar os usuários a clicarem nesse link específico.
- Respeite os limites de caracteres. A melhor prática é manter a meta description entre 150 e 160 caracteres.
- Convide o usuário à ação. Use chamadas como “Descubra como…” “Aproveite…” “Saiba tudo sobre…”.
- Seja original. Sua página oferece algo de diferente para o usuário? Invista em mostrar isso.
Seja especialista no seu nicho
Parece complexo?
Pode ser. Mas não é tão difícil quanto você pensa.
Quando você começa a compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros com conteúdos educativos e materiais ricos, responder perguntas e ajudar usuários sem necessariamente promover o seu site, você começa a ser visto de uma forma diferente.
É muito provável que os usuários comecem a pedir sua ajuda por conta própria. Esse é o momento ideal para você colocar um link para os seus conteúdos e seu site. Aos poucos, seu tráfego aumentará exponencialmente, assim como a autoridade da sua marca.
Trabalhe com URLs amigáveis
Assim como o seu conteúdo, meta title e description, os mecanismos de pesquisa usam URL para entender do que se trata o material. Além disso, visitantes em potencial também verificam o URL para ter uma ideia do que vão encontrar no link.
Por isso, a estrutura de seu URL é vital. Alguns fatores que são considerados:
- Comprimento do URL
- Inclusão de palavras-chave
Ou seja: ter o URL certo impacta na confiança do seu link e, por consequência, que os usuários vão ter na sua marca. Pense em URLs focados em aumentar as taxas de cliques, que tiram as dúvidas dos usuários sobre o que vai ser encontrado na página e que sejam curtos e organizados.
Também recomendamos que você evite usar caracteres especiais e números, porque em algum momento você pode querer atualizar o conteúdo e a URL pode perder o sentido. Não inclua datas e remova palavras desnecessárias e letras maiúsculas.
Invista em páginas e conteúdos de qualidade e bem escritos
Com que frequência você atualiza seu site?
Se você não mexeu nele desde o dia que foi ao ar, provavelmente não tem um bom ranqueamento neste momento. Pensando nisso, você pode contratar uma empresa especializada em criação e atualização de sites para conquistar um bom ranqueamento no Google.
Além disso, se deseja ter um site com um bom tráfego e aumentar sua popularidade no Google, precisa dar um motivo para seu visitante continuar voltando e indicando para outras pessoas.
Por isso, você precisa nutri-lo com conteúdo de alta qualidade. Não é sobre quantidade, mas sobre qualidade.
Atualizar seus conteúdos com frequência, oferecendo melhorias, aumento do escopo do texto e mais materiais que possam educar seu visitante são práticas muito bem vistas pelo Google.
Otimize suas imagens
Você sabia que fotos, gifs e vídeos são ótimos para sites?
Porém, não é apenas inserir imagens como se não houvesse amanhã. Elas precisam ser otimizadas para melhorar seu ranqueamento de SEO.
Fatores como formato e tamanho são super importantes. Como você já sabe, ninguém gosta de um site lento. Além disso, essa lentidão prejudica sua classificação no Google.
Por isso, redimensione ou comprima suas imagens para otimizá-las. Além disso, você pode inserir palavras-chave nos nomes, títulos, descrições e legendas. É uma forma estratégica de se classificar melhor no Google.
Divida seu conteúdo com títulos e subtítulos
Os títulos e subtítulos são excelentes maneiras de tornar seu conteúdo mais fácil de ler. É sempre um benefício dividir seu texto em partes para que o leitor saiba exatamente o que esperar de cada trecho.
Se os seus conteúdos tiverem apenas uma divisão, isso provavelmente vai desencorajar a leitura e as pessoas vão ficar muito pouco tempo no seu link.
Como resultado, seu ranqueamento no Google não vai ser bom. Com ferramentas como o WordPress, é muito simples realizar essas divisões no conteúdo, separando em “Título 1”, “Título 2”, “Título 3”, da maneira como você preferir.
Por fim, o SEO não é uma tendência que vai desaparecer
É isso mesmo. O SEO é algo que você precisa investir pensando no agora e no futuro. Não é tarde demais para implementar essas e outras estratégias para se destacar no digital.
Depois de implantar essas dicas, não esqueça de monitorar seus resultados, acompanhar o tráfego e a classificação do seu site para ver seu retorno sob investimento.
E, se você precisar de ajuda, pode entrar em contato conosco. Somos uma empresa especializada em otimização de sites e podemos tirar suas dúvidas, avaliar seu site atual e propor todas as melhorias necessárias.