Como aplicar a persona nos seus conteúdos digitais?

Como aplicar a persona nos seus conteúdos digitais?

Se você trabalha ou investe em marketing digital e ainda não desenvolveu a sua persona, é hora de “ligar o sinal de alerta”. Provavelmente, muitas atividades que você está realizando não funcionarão de forma adequada para o seu negócio. 😮

Por quê? A persona é um dos primeiros passos a serem executados na estratégia digital. Por meio dela você consegue dar um direcionamento correto para o seu projeto. Com essa definição, é possível identificar os melhores canais para se comunicar com os potenciais clientes e também entender qual é a melhor linguagem a ser utilizada. 

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Afinal, o que é a persona?

É um personagem sobre o perfil do seu cliente ideal. Para criar a sua persona você precisa analisar as características dos atuais clientes, como informações demográficas, objetivos, problemas e desafios encontrados por eles no dia a dia. Assim, será possível guiar toda a produção de conteúdo para o seu negócio. 

Exemplo de persona:

Mário tem 30 anos, tem formação na área de tecnologia e está sempre pesquisando na internet as novidades desse setor. Adora comprar os últimos lançamentos na área (como Iphone, tablet, câmeras) e também programa uma viagem por ano para o exterior. Ele é casado há alguns anos e está planejando o crescimento de sua empresa para ter mais dinheiro. Por isso, está sempre acompanhando assuntos como gestão de empresa, formas de investimento e cursos de aperfeiçoamento profissional.

Viu como a persona tem uma descrição detalhada sobre o perfil do potencial cliente? Ao analisar este exemplo já dá para pensar em diferentes assuntos para serem trabalhados na estratégia de marketing digital, certo? 😃

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Como usar a persona nos conteúdos digitais?

Depois de entender a importância de ter um perfil fictício do seu potencial cliente, é hora de mostrar como isso será usado em sua estratégia. Veja: 🙂

Definição da linguagem

A persona vai ajudá-lo a compreender como deve ser o seu tom de voz nos materiais da empresa. Aqui, por exemplo, entendemos que o nosso público gosta de conteúdos educativos e mais descontraídos, por isso utilizamos Emojis e Giphys em nossos materiais.

Quando a empresa tem um cliente mais formal, por exemplo, a abordagem também precisa utilizar uma linguagem mais séria. 😉

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Planejamento dos conteúdos

Ter esse personagem para sua empresa também ajuda a entender quais conteúdos e formatos são mais interessantes para o seu potencial cliente, de acordo com a etapa do funil que ele se encontra. 😉

Sendo assim, é possível delimitar se serão criados blog posts ou vídeos, e-books ou infográficos, webinars ou testes gratuitos, por exemplo. Muitas vezes, você também pode fazer um mix de materiais e separá-los em diferentes etapas da jornada de compra.

Campanhas nas redes sociais

Essa persona da sua empresa também vai ajudá-lo a direcionar melhor as campanhas das suas redes sociais. Afinal, plataformas como Facebook e Instagram permitem o direcionamento dos anúncios para um público específico, baseado em idade, sexo, interesses, localização geográfica, entre outros. 

Como você pode perceber, ter uma persona é essencial para desenvolver todas as ações da sua estratégia de marketing digital. Vale lembrar que em muitos negócios é possível ter mais de uma persona, pois geralmente um produto ou serviço funciona para vários públicos. 😄

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