Como usar o Google Meu Negócio para atrair clientes

Como usar o Google Meu Negócio para atrair clientes?

 

O termo original da ferramenta é Google My Business. Ela reúne funcionalidades gratuitas para facilitar a divulgação de pequenas e médias empresas no mundo digital. Por isso, o Google Meu Negócio é uma excelente plataforma para atrair clientes para a organização.

A ferramenta facilita a identificação da empresa nas buscas do Google, reunindo informações sobre o horário de funcionamento e os produtos oferecidos pelo negócio. Ficou curioso para saber como utilizar essa plataforma? Acompanhe!

imagem google

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Uma pequena empresa tem recursos limitados para investir em campanhas de marketing para atrair clientes. O problema é que a concorrência está cada vez maior, o que exige mais preparo dos empreendedores.

Uma análise realizada pelo Sebrae estima que 1,5 milhão de organizações devem ser criadas em 2019, considerando apenas microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

Isso é muito bom para a economia do país, visto que 98,5% das empresas brasileiras se encaixam nesse perfil.

Contudo, para o pequeno empreendedor os dados significam aumento de competitividade e criam certa urgência para obter destaque no local de atuação.

É diante desse contexto que o Google Meu Negócio se transforma em uma ferramenta essencial para quem busca atrair clientes para a marca. A plataforma é gratuita e cria um espaço exclusivo para o empreendedor. Os consumidores passam a encontrar a empresa por meio de pesquisas simples no buscador e no Google Maps.

Não importa se você atua no mercado B2C (business to consumer) ou B2B (business to business). A plataforma tem eficácia para os diferentes públicos e pode contribuir muito com o crescimento da rentabilidade da pequena empresa.

Quais são as vantagens de utilizar a plataforma?

Ainda está em dúvida se cria um cadastro na ferramenta? Entenda os benefícios que a solução proporciona:

Profissionalização do negócio

Qual é a primeira coisa que você faz quando deseja encontrar um produto ou serviço? Abre o Google e digita o que precisa, certo? Uma empresa que não aparece nas indicações de pesquisas gera suspeita para os consumidores. Afinal, hoje em dia entende-se que “tudo está no Google”.

Sendo assim, uma vantagem de criar um cadastro no Google Meu Negócio é a oportunidade de profissionalização da empresa. O cliente consegue encontrar o número de telefone para entrar em contato, verificar as opiniões de clientes e o endereço.

Ganho de credibilidade

Uma empresa cadastrada na ferramenta consegue obter mais credibilidade perante o público. Em vez de aparecer uma indicação com o CNPJ do negócio e a razão social, a organização aparece com uma espécie de ficha:

google 02

Interação com o público

A ferramenta também tem um espaço para os clientes inserirem comentários sobre a empresa. Logo, essa é uma forma de obter boas recomendações e ainda interagir com o público. Caso algum consumidor tenha uma dúvida, poderá efetuar uma pergunta e um responsável pelo negócio conseguirá respondê-la.

Também é importante inserir imagens, pois o Google informa que as empresas que adicionam fotos recebem 42% a mais pedidos de indicação de rotas no Google Maps. Elas ainda conseguem 35% a mais de cliques nos websites.

Monitoramento de dados

A ferramenta tem um painel de controle onde é possível verificar o engajamento dos usuários com o negócio. Entre as principais métricas disponíveis estão:

  • identificação de novos seguidores;
  • média geral de classificação dada pelos clientes;
  • rotas traçadas para chegar até a empresa.

Como criar o cadastro no Google Meu Negócio?

É muito simples fazer o registro na ferramenta. Confira o passo a passo e realize o processo hoje mesmo:

  1. Acesse a página oficial da plataforma e acesse a sua conta. Caso não tenha, é só criar uma. O processo é bem rápido. Insira o nome da empresa no campo específico. Se ele aparecer em “sugestões”, é só clicar para dizer que é de sua propriedade. Caso contrário, siga para o próximo passo.
  2. Faça a identificação dos dados da empresa (rua, número, bairro, cidade e estado). Lembre-se de verificar se escreveu tudo corretamente.
  3. Selecione a categoria que representa o negócio da empresa e dê preferência para as sugestões indicadas pelo Google.
  4. Insira o link do site da empresa. Se você não tiver um, pode procurar por uma agência especializada para desenvolver o layout e as funcionalidades da página. Essa informação também pode ser acrescentada depois. Finalize o processo.

Pronto! Agora é só esperar a confirmação do Google em sua caixa de e-mail. Lembre-se de atualizar as informações sempre que ocorrer uma mudança de endereço ou número de telefone.

E aí, vai criar a sua conta no Google Meu Negócio ainda hoje? Não perca a oportunidade de atrair mais clientes para sua empresa.

Aproveite também as nossas dicas para utilizar as melhores estratégias de SEO para blog!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!