SEO para Mobile: o que avaliar na hora de construir o site?

SEO para Mobile: o que avaliar na hora de construir o site?

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas identificou que já existe mais de um smartphone por pessoa no país. Segundo ela, a expectativa até o final do ano é de alcançar 420 milhões de aparelhos ativos. Esses números já demonstram um pouco a preocupação que o seu negócio deve ter com SEO para mobile.

Ainda não se convenceu? Então vamos a mais alguns dados! Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil identificou que 74% dos brasileiros já utilizam o smartphone para realizar pesquisas de produtos na internet e comparar preços. Em 14% dos casos, eles chegam a efetuar pagamentos das compras efetuadas. Logo, isso indica que está mais do que na hora do seu negócio se preocupar se o website está otimizado para os dispositivos móveis.

Ficou interessado e quer saber mais? É só continuar a leitura!

Como desenvolver um site focado no SEO para mobile?

Há diferentes aspectos que tornam uma página virtual otimizada para os dispositivos móveis. Conheça os mais valorizados pelo Google:

Design responsivo

Ter um site responsivo é o primeiro passo para iniciar o seu investimento em SEO para mobile. O que isso significa? O layout da página se adapta ao tamanho da tela do smartphone ou tablet, permitindo que todos os elementos permaneçam iguais ao que aparece na tela do desktop. Veja o exemplo de como nosso website aparece no celular:

Para implementar um design responsivo você precisa se preocupar com as configurações antes de iniciar o desenvolvimento do site. Caso não tenha condições de refazer todo o projeto, uma opção é melhorar as páginas com maior tráfego de usuários.

Velocidade de carregamento

O Google valoriza muito as páginas que carregam rapidamente nos dispositivos móveis (e os usuários também!). O grande problema é que, segundo uma pesquisa feita por ele, 75% das páginas das principais marcas brasileiras levam mais de 20 segundos para carregar. Qual é o usuário que tem tempo e paciência para esperar tudo isso?

Ao contratar um serviço de desenvolvimento de site, solicite ao fornecedor que fique atento à sigla AMP, um dispositivo usado para auxiliar no carregamento rápido das páginas virtuais. Ele contribui muito para a sua estratégia de SEO mobile. Entre os exemplos de websites otimizados estão a Folha de São Paulo e o Washington Post.

Uso de palavras-chave para mobile

Para ter um site otimizado para os dispositivos móveis você também precisa se preocupar com as pesquisas de palavras-chave. Por quê? Os resultados das pesquisas podem ser muito diferentes nas buscas feitas em smartphones e desktops. Além disso, é útil considerar a localização do usuário no momento da busca.

Conteúdo para dispositivos móveis

Os textos do website devem ser direcionados para o SEO mobile. Como assim? Eles também precisam ter informações relevantes para o leitor, todavia, precisam se adaptar facilmente para os smartphones. Por isso, valorize o uso de parágrafos, avalie o tamanho da letra ideal e quais são as imagens de destaque.

Essas são as principais dicas para desenvolver um website focado no SEO mobile. Como falamos no início do texto, o acesso por dispositivos móveis será cada vez maior pelos usuários, logo, a sua página também precisa estar pronta para atender a esse público.

Quer aprender mais sobre criação de páginas virtuais? Acesse o artigo e entenda como funciona a taxa de rejeição do site!

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