Remarketing: entenda o poder dessa estratégia

Remarketing: entenda o poder dessa estratégia

Você já teve a sensação de ser perseguido por anúncios em todas as páginas web que entrava e também nas redes sociais? Não era apenas uma impressão ou coincidência, pois essa é uma prática comum chamada de remarketing.

Ele é um anúncio divulgado para pessoas que fizeram uma visita a determinado site e não efetuaram a compra. O objetivo da estratégia é impactar determinado público a fim de convencê-lo a adquirir um produto ou serviço daquela empresa. Quer saber mais sobre essa prática? É só acompanhar o post!
O que é remarketing?
Remarketing é uma prática de publicidade para impactar a mesma pessoa mais de uma vez com o mesmo produto. Ele é veiculado na web depois que uma pessoa visitou determinado site, podendo aparecer em páginas de notícias, no Facebook e nas pesquisas do Google.

Esse método é utilizado para fixar determinada marca na mente do usuário a fim de fazê-lo retornar à loja para finalizar a compra.
Por que utilizar o remarketing?
O principal objetivo dessa estratégia é ampliar o número de conversões, ou seja, fechamento de vendas. Isso se torna importante porque 82% dos usuários brasileiros desistem da compra quando chegam ao carrinho do e-commerce, segundo um Estudo de Propensão ao Consumo.

Esse problema também ocorre em outros países, mas o Brasil é líder em desistências em função do preço do frete ou opções mais baratas em outros websites.

Quando o processo de vendas é ainda mais complexo e envolve um valor maior de investimento, a conversão se torna mais difícil. O remarketing, então, pode ser utilizado para continuar mostrando o produto e a marca ao cliente a fim de convencê-lo a efetuar a compra.
Como aplicar essa estratégia?
O remarketing funciona de uma forma bem simples. Vamos ao exemplo: você procura por smartphone no Google e clica em um anúncio pago que aparece em primeiro lugar nos resultados.

Ao clicar no site, é gerado um cookie que fica armazenado em seu computador. Assim, aparecerá uma indicação do produto nas próximas vezes que você entrar em sites parceiros que têm espaços para anúncios, ou quando realizar pesquisas no buscador. Tudo dependerá da forma de campanha escolhida pela empresa. Veja um exemplo:

remarketing

Geralmente, esses modelos de anúncio duram aproximadamente 30 dias, mas podem variar um pouco dependendo das configurações aplicadas. A principal ferramenta utilizada para criar a estratégia é o Google Ads. Acompanhe o passo a passo para criar os anúncios:

  1. Faça o login na plataforma;
  2. Entre no ícone “ferramenta” e siga para “gerenciador de público-alvo”;
  3. Clique em “origens de público-alvo”. Ali aparecerão algumas opções para você criar as listas de remarketing;
  4. Vá até o cartão “Tag” do Google Adwords e faça a configuração da tag.
  5. Escolha os dados a serem coletados pela tag (padrão ou atributos/parâmetros específicos). Se você optar por capturar o ID dos usuários, conseguirá fazer anúncios mais segmentados;
  6. Salve as informações, copie o snippet de evento e o código. Faça a inserção do código entre as tags <head></head> do seu website. A tag global deve ser inserida em todas as páginas do site da empresa, já o snippet pode ser adicionado apenas em páginas específicas para acompanhar a campanha.

Desenvolva a estratégia

Depois de instalar a tag, é hora de começar a aplicar a estratégia.Identifique quais públicos são mais interessantes para a sua empresa  (página de preços, clicou no produto, realizou compra) e crie os anúncios. Para realizar a seleção basta entrar no Google Adwords, seguir até a biblioteca compartilhada e escolher uma lista.

Pronto! É só colocar a ferramenta para funcionar e acompanhar os resultados. Você pode iniciar com um investimento pequeno em remarketing para testar a plataforma e depois ir aumentando aos poucos.

Achou muito difícil realizar todos os processos no Google Adwords? Entre em contato e conte com a nossa ajuda!

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