Instagram para lojas virtuais: como utilizá-lo de forma estratégica

Instagram para lojas virtuais: como utilizá-lo de forma estratégica

Publicado em

O Instagram tem 500 milhões de usuários ativos na plataforma e, entre eles, mais da metade compartilha imagens diariamente por meio do Stories, segundo dados do blog comercial da plataforma.

Mas, nem só de imagens bonitas e com filtros bacanas vive a rede social. Além de promover o entretenimento, o Instagram tornou-se uma ótima estratégia de marketing digital para as empresas promoverem marcas, produtos e serviços.

Além dos anúncios, as funcionalidades de clique em links no Stories e a opção Shopping, que foi recentemente inserida, representam mais possibilidades de divulgar produtos, serviços e fechar vendas. Neste post, você vai aprender como utilizar o Instagram nas estratégias do seu e-commerce. Boa leitura!

Faça divulgação dos produtos

Como o foco do Instagram são as imagens, lembre-se de caprichar na produção visual. Utilize fotografias ou vídeos em boa qualidade, com demonstrações dos produtos ou dicas de uso. O processo de produção de artigos, campanhas e coleções também pode ser apresentado, caso seja um diferencial da marca. Procure sempre utilizar cenários visualmente atrativos e não exagere na quantidade de stories.

Use a criatividade para expor os valores e os pontos fortes da marca. Explore funções de vídeo, como boomerang, mãos livres, rebobinar, stop motion, entre outros. No Stories, para comunicar informações rápidas, como frete grátis, descontos e promoções, você pode usar um fundo simples e escrever a frase, adicionando um link para ver mais.

Outra estratégia utilizada para fortalecer o relacionamento com o público é focar em criar conteúdos complementares que sejam de interesse do consumidor. Por exemplo, se é um e-commerce de moda, além de apresentar produtos e coleções, publique e comente eventos importantes, acontecimentos e novidades do mundo da moda.

Leia também: Como criar uma estratégia de vendas no Instagram

Mantenha as informações atualizadas

No perfil do seu e-commerce no Instagram, aproveite o espaço para descrever em poucas palavras o que é o seu negócio. Mantenha o link de acesso na bio sempre atualizado, pois ele é clicável.

Como o espaço é curto, outras informações relevantes podem ser trabalhadas nos Destaques ou indicando uma hashtag. Por exemplo, se um dos diferenciais do seu negócio é a matéria-prima, pense em um termo chave e utilize nas publicações em que essa característica foi valorizada. No perfil, coloque a #. Agora, elas também são clicáveis quando inseridas no perfil e podem ser seguidas pelos usuários, aparecendo no feed..

Leia também: 6 Motivos para terceirizar estratégias de Marketing Digital da Empresa

Organize os destaques

A funcionalidade de fixar Stories nos “Destaques” do perfil também pode ser aproveitada de forma estratégica, principalmente para fornecer detalhes sobre os diferenciais da marca, um passo a passo de como comprar no site, utilizar produtos, entre outros. Os Stories, quando fixados, ficam disponíveis no perfil por tempo indeterminado.

As informações dos Stories devem ser focadas nas imagens, com textos curtos e diretos. Você pode separá-los em categorias, como “Produtos”, “Como usar” e “Dicas”. Para deixar os Destaques ainda mais organizados e atrativos, crie capas para cada categoria.

Faça transmissões ao vivo e crie links

Com um pouco mais de um ano de atuação, o Stories é a ferramenta do Instagram que está auxiliando empresas no engajamento do conteúdo e na criação de um relacionamento mais próximo com os seguidores.

Mais do que publicar fotos, vídeos e boomerangs disponíveis por 24 horas, essa ferramenta permite mencionar perfis e fazer transmissão ao vivo pelo Live Stories, que também fica disponível por 24 horas. Você pode ainda adicionar links aos conteúdos para que os usuários saibam mais sobre os serviços da sua empresa apenas arrastando a tela para cima.

Recentemente, o Instagram ganhou mais um recurso, o IGTV. Com ele, é possível publicar e assistir vídeos de até 10 minutos. Os vídeos em alta ou os mais vistos ficam disponíveis na página inicial do aplicativo. Se o ícone de TV não estiver aparecendo na plataforma, atualize o aplicativo ou baixe o IGTV separadamente.

Aproveite as marcações dos usuários

Outra dica é acompanhar publicações dos clientes feitas na plataforma. Dessa forma você consegue identificar os interesses deles e produzir um conteúdo mais específico. Que tal estimular o uso de uma hashtag específica para reunir as imagens de clientes usando os produtos no dia a dia?

Quando o perfil da loja virtual for marcado em Stories, eles podem ser compartilhados. Isso auxilia na credibilidade da marca e ajuda no engajamento. Com os posts de feed também é possível fazer repost. Mostre que as pessoas estão usando os produtos do seu negócio ou elogiando seu serviço!

Crie anúncios

O Instagram chegou a 2 milhões de anunciantes ativos em setembro de 2017, dois anos e meio após a inserção de anúncios no feed de notícias. Com a introdução de anúncios também nos Stories e da opção Shopping, a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Outra maneira de usufruir do Stories é investindo em Ads. Os anúncios aparecem na transição do Stories de um usuário para outro, sinalizados como “patrocinado”.

Para criar anúncios dentro do Instagram, é preciso criar uma integração para o gerenciador de negócios do Facebook. Dentro da própria plataforma do Facebook, você seleciona a intenção de marketing da publicação: Alcance, Visualizações do Vídeo ou Conversões e marca a opção de publicação em Histórias, ao invés de feed.

Para os anúncios, aposte em um conteúdo chamativo, com poucos textos, evidenciando a identidade visual do seu e-commerce, na busca por atingir visualizações, conversões e cliques por link.

As plataformas digitais estão em constantes mudanças e, por esse motivo, é fundamental que as empresas fiquem atentas às atualizações e vejam quais as melhores estratégias de marketing digital para aplicar em seu negócio.

Leia também: Entenda como funciona o algoritmo no Facebook, Instagram e LinkedIn

Conheça a função Shopping

As funcionalidades do aplicativo fazem sucesso, principalmente em estratégias de negócios de moda e acessórios. A recente função Shopping se tornou uma das queridinhas de quem acompanha lojas virtuais.

O Instagram Shopping, que foi liberado este ano no Brasil, foi criado para facilitar os processos de compra dentro da própria plataforma. Agora, o feed pode servir como uma vitrine virtual, exibindo o preço e o site em que a compra pode ser realizada. Para utilizar essa funcionalidade, é preciso seguir algumas regras:

  • Ter uma loja virtual integrada à conta no Facebook;
  • Possuir uma conta comercial no Instagram;
  • Habilitar essa conta para compras (essa permissão pode demorar alguns dias para ser concedida);
  • Ter pelo menos 9 publicações no feed para ativar a guia Comprar para os seguidores.

Os três meios de venda – site, Facebook e Instagram – precisam estar integrados para utilizar as funcionalidades de catálogos de produtos e para que a marcação dos itens nas imagens possa ser feita.

A ferramenta permite que você crie tags nas fotos dos produtos: no máximo cinco em uma imagem única e até 20 em fotos em carrossel, e que podem ser adicionadas da mesma forma que é feita a marcação de pessoas. Essas tags oferecem informações básicas, como nome e custo do produto. Clicando nela, ainda dentro do Instagram, o usuário é levado para uma página com mais informações, que oferece acesso ao produto dentro do e-commerce.

A função Shopping pode ser utilizada por qualquer loja online que já realiza vendas pelo Facebook. O famoso “link disponível na bio” não é mais necessário, já que agora é possível direcionar diretamente a um produto específico. Para usufruir do recurso, esteja atento na hora de criar as marcações: antes de publicar, salve como rascunho para evitar erros, como URLs que encaminham ao produto errado.

A análise de conversões e outros dados relevantes é feita através do gerenciador de negócios do Facebook, o Business, assim como é realizada a venda dentro da rede social.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!