Como adotar a gestão omnichannel no seu e-commerce?

Como adotar a gestão omnichannel no seu e-commerce?

O omnichannel consiste em utilizar diferentes canais para se relacionar com os clientes. O seu e-commerce já utiliza essa estratégia? Grandes empresas, como Centauro e Magazine Luiza, conseguiram fazer integrações entre ambientes físicos e online para atrair consumidores e ampliar as vendas.

Você não sabe como aplicar esse conceito na sua loja virtual? Repassamos algumas dicas a seguir!

Afinal, o que é omnichannel?

A estratégia omnichannel consiste em integrar diferentes canais para proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Isso significa que a empresa precisa estabelecer uma comunicação em diferentes ambientes, facilitar o processo de compra e desenvolver outras ações que envolvem os ambientes online e offline.

Por que a loja virtual precisa se preocupar em integrar canais?

O novo consumidor está mais impaciente, exigente e conectado em múltiplas plataformas. Em poucos cliques ele consegue comparar preços, valores de frete e opções de entrega, fatores que o fazem mudar de decisão em segundos.

Sendo assim, a estratégia omnichannel une diferentes mundos para, basicamente, dizer ao cliente: “compre conosco e escolha a melhor opção de entrega”. Ele pode optar por adquirir um produto na loja virtual e retirar na física, iniciar uma pesquisa na rede social e concluir a compra no site, entre tantas opções.

Para isso, as informações precisam estar conectadas: o cadastro do consumidor deve estar atualizado em um sistema que atualiza todos os canais, o preço anunciado no Facebook deve ser o mesmo apresentado no website. Logo, a estratégia multicanal exige organização e boa gestão das informações.

Como implementar uma estratégia omnichannel no e-commerce?

O gestor da loja virtual precisa dar uma atenção em alguns fatores para conseguir implementar uma gestão multicanal eficiente:

Cuidado com o layout do aplicativo

Se a intenção é atrair o cliente e proporcionar a melhor experiência em diferentes canais, o mais apropriado é desenvolver um aplicativo para smartphone. Ele precisa receber um layout atraente e fácil de utilizar. Vale lembrar que esse layout também precisa estar em harmonia com o website e a loja física, para mostrar ao consumidor que ele representa a mesma empresa.

Otimização do website

Também é imprescindível dar uma atenção especial à página do e-commerce. O layout deve ser responsivo para dispositivos móveis, com fácil usabilidade para facilitar as pesquisas dos usuários e ainda ter um cuidado especial na página de checkout. A ideia é deixar tudo ágil e simples para que o cliente não desista da compra.

Cuidado com a comunicação omnichannel

Outro fator que muitos empresários se esquecem de dar atenção é a comunicação entre os colaboradores e os clientes. Os vendedores precisam ser treinados e valorizados, reconhecendo a importância da compra em qualquer canal da empresa.

A ideia é que o consumidor receba um bom atendimento no website, na loja física e nas redes sociais, sem que isso gere uma competição entre colaboradores pela busca de percentual em vendas.

Uso de software para gestão de pedidos

Como fazer a integração entre os canais e controlar os níveis de estoque? As ferramentas OMS – Order Management System fazem a unificação dos pedidos e acompanhamento da disponibilidade de mercadorias em lojas físicas, virtuais e aplicativos. Dessa forma, o gestor consegue visualizar em um painel único como está o percentual de vendas e identificar quando é necessário solicitar mais produtos ao fornecedor.

Sem dúvida, a gestão omnichannel é o caminho do sucesso de uma loja virtual. Por isso, gestores e colaboradores precisam estar capacitados para lidar com o novo perfil do consumidor e precisam medir os KPIs de desempenho da estratégia.

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