O e-commerce brasileiro está crescendo no país. Dados de uma pesquisa do Paypal indicam um aumento de 37,59% no número de lojas virtuais. Isso parece ótimo para os brasileiros que já mudaram os seus hábitos e estão preferindo o ambiente digital para compras. Todavia, há um setor que ainda tem muito para crescer: o e-commerce para supermercado.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercado (Apas) e pelo Ibope, só 15% dos brasileiros afirmaram realizar compras em supermercados pela internet. A perspectiva é desse número crescer nos próximos anos conforme for aumentando o número de lojas virtuais para supermercado e a confiança do consumidor nesse modelo de compra.
A seguir, explicamos por que investir em um e-commerce para supermercado é uma boa opção e também apresentamos dicas do que não pode faltar no seu website. Vamos conferir?
Por que investir em um e-commerce para supermercado?
Ainda há um pequeno número de supermercados com lojas online no Brasil. Logo, quem sair na frente com esse modelo de negócio tem maiores chances de atrair e fidelizar o público.
O brasileiro já tem um perfil de compra online. Uma pesquisa do IBOPE Conecta identificou que 33% dos internautas adquiriram comida por serviços de delivery em aplicativos nos últimos três meses. Então, quais seriam as chances de atrair esse público em um e-commerce para supermercado?
No Reino Unido, por exemplo, esse modelo de negócio está crescendo rapidamente. O valor das compras online em lojas de alimentos praticamente dobrou entre 2010 e 2016. A perspectiva é que o Reino Unido se torne o segundo maior mercado de alimentos online no mundo até 2020, perdendo apenas para a China. Diante desse exemplo, já dá para perceber quantas oportunidades são perdidas no mundo digital. Certo?
O que não pode faltar na loja virtual do supermercado?
Se você acredita no potencial de desenvolver uma loja online para o seu supermercado, saiba quais são os principais fatores para dar atenção nesse projeto:
1. Pesquisa por região
Grandes redes supermercadistas precisam disponibilizar um filtro de busca por região. Assim, o consumidor pode acompanhar as promoções da sua cidade, comparar preços e escolher as melhores opções disponíveis na loja.
2. Identificação dos departamentos
A compra em supermercados online ainda é uma experiência nova para o consumidor, que até agora estava acostumado a pegar embalagens e produtos frescos na mão antes de compras.
Por isso, é necessário dar uma atenção mais especial para a experiência desse consumidor no ambiente digital. Faça um menu fácil de navegar, separe os departamentos do supermercado por ícones e aposte em boas imagens e descrições para os produtos. Lembre-se também de cadastrar os itens por marcas para dar mais agilidade às buscas dos clientes.
3. Facilite a entrega
Você sabe que o ritmo de vida das pessoas está cada vez mais intenso e muitos quase não param em casa. Portanto, é muito importante disponibilizar a opção de agendamento de entrega com um horário pré-determinado. Isso vai facilitar o trabalho da equipe do supermercado, que não terá o problema de bater na porta e não encontrar pessoas em casa, e também transmite mais confiança para o cliente.
4. Crie listas
Muitas pessoas têm o hábito de compras determinados produtos todos os meses, repetindo até as marcas. Sendo assim, aproveite para facilitar a vida desse cliente e permita que ele salve a sua lista de compras.
Dessa forma, em vez de pesquisar todos os produtos a cada compra, ele poderá acessar a lista, retirar os itens que não precisa e finalizar o pagamento em poucos minutos. Essa prática também vai ajudá-lo a manter um relacionamento com esse consumidor, permitindo o envio de ofertas personalizadas quando os seus itens preferidos estão com desconto.
Enfim, o mercado de e-commerce para supermercado ainda tem muito espaço para ser explorado. O consumidor brasileiro já demonstra um interesse para as compras online e tem grande potencial de aderir à essa ideia.
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