Search Voice: Dicas para otimizar o seu site

Como funciona a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz – ou voice search é nada mais do que uma forma de buscar por algo no Google ou na web em geral, usando a voz e os microfones do smartphone, tablet ou notebook.
Essa funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas, trocando o ato de digitar pelo de simplesmente falar.
Você com certeza já deve ter utilizado os assistentes sociais como a Siri, Cortana, Alexa ou o próprio Google Assistente, certo? Então, você já realizou uma pesquisa por voz. Essas ferramentas, através da inteligência artificial, captam as palavras ditas e direcionam para o buscador que então realiza a pesquisa de maneira imediata. Poucas palavras são suficientes para alcançar determinados resultados.

Quais as buscas mais realizadas por voice search?

De acordo com uma pesquisa da Higher Visibility a maioria das pessoas preferem utilizar a busca por voz enquanto estão dirigindo porque é mais rápido.
A pesquisa também mostra que os resultados relacionam ações imediatas, o que significa que a maior incidência das pesquisas são de palavras interrogativas.
58% das pessoas que fizeram pesquisas por voz, buscaram por informações sobre um negócio local, incluindo o endereço.
SEO: veja algumas dicas para otimizar o seu site para a pesquisa por voz

1. Reduza o carregamento das páginas

Os algorítimos dos motores de busca dão prioridade a páginas mais leves para apresentar os resultados de maneira mais rápida. Por isso, prefira vídeos e imagens compactadas e evite animações que sobrecarreguem o tempo de abertura e configure o carregamento por blocos.

2. Crie conteúdos que gerem respostas rápidas

Já que a maioria dos usuários que utilizam a pesquisa por voz buscam rapidez, publique conteúdos que atendam essa demanda. Isso irá te ajudar a ficar em posições mais favoráveis diante do algorítimo. Não esqueça que o Google tem preferência por conteúdos longos.

3. Foque em palavras-chave que conversam

As palavras-chave devem ser bem escolhidas para garantir que a pesquisa por voz seja capaz de encontrá-las.
O Google prestará mais atenção se o seu conteúdo for fácil de abordar e ler, por isso, o ideal é encontrar um jeito de ser conversativo para ser encontrado pelas pesquisas por voz.

Com o crescimento da preferência por interações mais rápidas e cada vez mais móveis, ter um SEO adequado para voz em seu site é uma necessidade.
Mas lembre-se, para que seu site seja adequado para SEO existem vários recursos e técnicas que podem ser trabalhadas. Um bom posicionamento não acontece da noite para o dia.

Aqui na TWOWEB temos uma equipe especializada que pode te ajudar na otimização do seu site. Vamos marcar uma conversa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!