Quais tendências de mercado podemos esperar para 2021?

Atípico, é o adjetivo que mais tem sido utilizado quando falamos de 2020. Ano que em função da pandemia causada pelo coronavírus trouxe muitos impactos em todos os setores e se tornou responsável por diversas mudanças na forma como trabalhamos, como por exemplo, o trabalho remoto.

A transformação digital teve uma rápida evolução acompanhada por uma aceleração incrível.
Chegamos ao tão esperado 2021, munidos de esperança para que aos poucos, a vida volte ao “normal”, mas, sabemos que nem tudo será como antes. Algumas situações criadas a partir da pandemia farão parte do nosso dia a dia.
Por isso, preparamos esse material com as principais tendências de mercado para 2021:

1 – Transformação Digital

Transformação digital é basicamente a otimização de processos através da tecnologia, resultando em mudanças no comportamento humano que impactam na forma com a qual o público interage com os produtos e serviços oferecidos pelo negócio.
Como consequência da pandemia, o mundo todo teve sua situação economica de alguma forma afetada e isso nos mostrou que as empresas que ainda não passaram pela transformação digital perderam espaço no mundo competitivo tecnológico. Isso fez com que muitos negócios fechassem as portas, mas, ao mesmo tempo, fez com que outros abrissem os olhos dessem o primeiro passo para ingressar nesse mundo novo.

2 – Novos Modelos de Trabalho

É claro que devemos considerar variados fatores de acordo com o modelo de negócio, mas, a pandemia nos forçou a abrir mão de muitas crenças que tínhamos sobre o trabalho presencial e enxergar que para muitas empresas o trabalho remoto pode ser sim uma excelente opção.
A flexibilização do modelo de trabalho possibilitou que as pessoas tenham mais liberdade e autonomia para organizar as suas rotinas, dando conta da entrega de suas atividades.
O Facebook por exemplo, já anunciou que pretende manter o trabalho remoto em 2021 e muitas empresas deram a opção do colaborador escolher se prefere trabalhar remoto ou presencial.

3 – Propósito

Você já deve ter ouvido falar nesse termo. O Propósito é basicamente a razão pela qual uma empresa existe.
O público atual escolhe marcas com as quais se identificam mais, confiam e tem mais afinidade, pois, estão cada vez mais atentas ao que consomem, por isso, prestam mais atenção ao propósito das empresas e em como elas o exercem.
Cada vez mais as marcas estão percebendo que explorar atributos funcionais, racionais e técnicos não é suficiente para manter uma empresa de pé.
O relatório Edelman Trust Barometer 2020: In Brands We Trust, que avaliou a confiança nas marcas durante o período da pandemia por meio de entrevistas realizadas com cerca de 12 mil pessoas em 12 países, revelou que 1 a cada 3 entrevistados convenceram outras pessoas a pararem de consumir uma determinada marca, por considerar que sua atuação nesse período não estava sendo adequada.

4 – Consumo Local

A pandemia foi também responsável por várias mudanças de hábito da população, o que ajudou a gerar várias novas oportunidades e também novas formas de contato.
Em função do distanciamento social, passamos a utilizar mais as redes sociais e interagir virtualmente.
Ao invés de ir ao mercado ou restaurantes, utilizamos mais os aplicativos de entrega, que começaram a lançar muito mais ofertas.
Outro comportamento que podemos perceber, foi que ao invés de utilizar os grandes estabelecimentos e marcas, as pessoas passaram a consumir mais dos empresários locais e estabelecimentos do próprio bairro.

E ai, seu negócio está preparado para acompanhar esse novo momento da tecnologia?
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