Passo a passo para tirar fotos de produtos para a loja virtual

Passo a passo para tirar fotos de produtos para a loja virtual

O número de comércios online tem crescido a cada ano, assim como os resultados das vendas nesses ambientes. Em 2017, por exemplo, houve um aumento de 12% no consumo em lojas online e a expectativa é de uma ampliação de 15% em 2018, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Diante disso, as empresas precisam investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para atrair clientes, bem como tirar fotos de produtos com alta qualidade para a loja virtual.

Uma imagem bonita é capaz de despertar o interesse do consumidor por determinada mercadoria, o que ajuda muito o processo de decisão de uma compra. Então, que tal saber como desenvolver melhor a sua estratégia de divulgação dos produtos na loja virtual? Confira o passo a passo!

Passo 1: Escolha o equipamento para tirar fotos de produtos

O mais adequado é optar pelo uso de uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex). Ela não é muito barata, mas vai ajudá-lo a tirar fotos de produtos com alta qualidade.

Também é possível optar por um smartphone com boa resolução para as fotografias, caso não seja possível investir recursos financeiros neste momento.

Passo 2: Cuide da iluminação

Valorize a iluminação natural para fazer boas imagens para sua loja virtual. Por isso, o horário do início da tarde costuma ser melhor. Também é necessário prestar atenção à distribuição da luz.

Crie um estúdio improvisado ao colocar uma mesa próxima à janela e evite que ocorra sombra no local onde fará a fotografia. Insira uma folha branca de papel sobre a mesa, criando uma curva.

Exemplo

Passo 3: Use um tripé

O equipamento evita que ocorra algum movimento na hora de clicar o botão para tirar fotos de produtos para a loja virtual. Coloque o tripé na posição adequada, insira a câmera (ou o smartphone) e escolha a função timer. Assim, não haverá vibração, evitando que a imagem fique sem foco.

Passo 4: Evite a utilização de flash

O tripé e o uso de iluminação adequada contribuem para que você não precise utilizar o flash, pois essa luz compromete a cor e a qualidade das fotos.

Se for necessário incluir mais iluminação ao ambiente, é possível utilizar:

  • lâmpadas fluorescentes;
  • uma caixa de papelão;
  • TNT branco ou tecido;
  • folhas de EVA.

Crie uma espécie de caixa (deixando apenas a parte da frente aberta). As lâmpadas são inseridas nas laterais, que devem ser vazadas para facilitar a entrada de luz.

Passo 5: Valorize as pessoas nas fotos da loja virtual

Alguns produtos demandam uma produção maior na hora de criar as fotos. Uma loja online de roupas, por exemplo, pode demonstrar a mercadoria sozinha e também em pessoas. Essa é uma maneira de o cliente visualizar como fica o caimento da peça.

Essa dica também é muito válida para a divulgação das roupas nas redes sociais.

Lembre-se de utilizar imagens em alta resolução (quantidade maior de pixels) e cuidar do ambiente para tirar fotos de produtos que tragam resultado para sua loja virtual.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto? Então, aproveite para conhecer a importância do UX design para o negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!