O que é melhor: investir em branding ou performance?

O que é melhor: investir em branding ou performance?

Publicado em

Você tem ideia de qual é a necessidade da sua empresa na área de marketing? Há diferentes estratégias que podem ser desenvolvidas nessa área e conhecê-las é a melhor forma de fazer a escolha certa. O branding, por exemplo, procura valorizar a marca e ganhar reconhecimento no mercado. A performance, por sua vez, visa obter um retorno sobre o investimento em um curto espaço de tempo.

E aí, ficou com dúvida sobre qual é a melhor opção para o seu negócio? A seguir, ajudamos você a entender melhor esses conceitos!

O que é branding?

Trabalhar o branding de uma empresa consiste em criar um conjunto de ações para tornar a marca forte e conhecida pelo público. Para tanto, o profissional de marketing utiliza estratégias para promover conexões entre a empresa e os potenciais consumidores.

Fazer a gestão da marca fortalece o nome da companhia no mercado e gera uma imagem positiva perante o cliente. Assim, ele passa a buscar pelo seu produto ou serviço quando tiver necessidade.

Quer ver um exemplo? Pare um pouco e reflita: por que você compra Coca-cola? Não é apenas pelo sabor, mas pela memória de uma marca forte e que traz felicidade para as pessoas. Tanto é que a bebida costuma estar presente nas festas familiares e nas reuniões entre amigos. Isso ocorre porque a empresa investe muito em branding e no relacionamento com o consumidor.

O que é a estratégia de performance?

A atuação do marketing voltada para a performance se baseia em métricas e análise de dados. Por isso, utiliza mais as ferramentas digitais e anúncios pagos em plataformas como Facebook e Google Ads, além da construção de um relacionamento duradouro por e-mail marketing.

O método propicia uma avaliação do retorno sobre o investimento (ROI) de cada estratégia, bem como a criação de promoções e campanhas especiais. O marketing de performance busca a conversão de leads em clientes de maneira mais rápida. Por isso, é uma prática muito procurada pelas organizações que buscam um retorno imediato.

Qual é a melhor opção para o negócio?

Enquanto o trabalho de branding favorece o “marketing boca a boca” e um resultado ao longo dos anos, o de performance gera vendas e visualização da empresa em um curto espaço de tempo.

O ideal, portanto, não é escolher uma opção, mas investir nas duas estratégias para fortalecer a marca do negócio e também obter um ganho financeiro. Assim, o branding se preocupará em construir uma imagem sólida e de confiança para a organização para ela ficar presente na mente dos consumidores com o passar dos anos. Já o marketing de performance gera um retorno financeiro em médio prazo, contribuindo para a permanência da companhia no mercado.

É possível notar, então, a importância de construir campanhas de marketing direcionadas tanto para o branding como para a performance. Em conjunto, elas propiciam o crescimento e fortalecimento da marca, bem como a captação de clientes para o negócio.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o universo do marketing? Compreenda como produzir um webinar pode ajudá-lo a atrair leads para a organização!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!