O que a Netflix tem a ensinar sobre marketing digital e negócios?

O que a Netflix tem a ensinar sobre marketing digital e negócios?

Você tem alguma marca favorita? Provavelmente, ela deixou alguma memória positiva e diferenciada em sua mente, certo? Pois é, algumas empresas conseguem cativar um lugar especial em nosso coração e isso vem de muito planejamento, estudo sobre o público-alvo e estratégia de negócios. Uma delas você deve conhecer muito bem e talvez já tenha “maratonado” algumas vezes aos finais de semana: a Netflix. ?

Como uma empresa de locação de filmes conseguiu chegar à marca de 151 milhões de assinantes ao redor do mundo? A plataforma de streaming já é avaliada em 182 bilhões de dólares. Mas, qual é o segredo do sucesso da Netflix? Preparamos uma lista com os principais ensinamentos que aprendemos com ela. Vem conferir? ?

Um pouco sobre a história da Netflix

Se você é da geração millennials talvez ainda consiga se lembrar da Blockbuster e outras empresas de locação de Dvd’s. Já se nasceu depois de 2000, não se assuste. As pessoas viviam sem Netflix! ? 

Nas décadas de 80 e 90 a única forma diferente de assistir a um filme fora da programação da televisão ou do cinema era com o aluguel de vídeos. Você se dirigia até a loja mais próxima, escolhia entre as opções disponíveis, pagava um valor e tinha de dois a três dias para devolver o vídeo. ? 

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Está bem, mas o que isso tem a ver com a Netflix? Tudo!

A ideia inicial da Netflix era enviar os filmes por correspondência por meio de um serviço de assinatura. A pessoa poderia assistir ao vídeo quando quisesse, sem pagar multas por atrasos na devolução – algo inovador na época. O projeto foi vendido para a Blockbuster, mas a ideia não “vingou”.

Já em 2005, a Netflix percebeu que havia uma nova oportunidade e lançou o serviço de vídeos por streaming. Na época, ela alcançou a marca de 4,5 milhões de assinantes e os donos perceberam que havia muito espaço para crescer com o ganho de velocidade da internet. Ela chegou por aqui só em 2011 e ainda levou algum tempo para conquistar a fama que tem hoje. Mas, podemos dizer que foi a nossa salvação dos dias de aluguel de vídeos ou assinatura de tv, não é mesmo? 

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Exemplos que a Netflix deixa sobre negócios e marketing digital

Além da inovação no mercado, a plataforma de streaming trouxe outras experiências e diferenciações para os consumidores. Veja:

Netflix e a constante análise de dados

A empresa é muito ligada nos números e dados que enviamos para ela. Opa, como assim? ?

Cada vez que você acessa um vídeo, está enviando dados para a plataforma sobre o tempo que permaneceu assistindo, se continuou ou trocou de vídeo, entre outras informações. Com isso, a empresa consegue acompanhar qual é o seu perfil de usuário, identificando estilos que mais gosta para indicar as melhores opções para você.

Além do mais, os dados são utilizados para gerar informações úteis sobre a oportunidade de lançar mais uma temporada para uma série ou se é o momento de parar de investir naquele assunto. Foi com o uso dessa inteligência na coleta e análise de dados que a empresa conseguiu crescer, conquistar mais assinantes e atrair investidores. ?

Uso dos dados como estratégia de negócios

A Netflix utiliza os dados coletados para lançar séries próprias com temas semelhantes aos que geraram mais sucesso na rede. Ela também usa essas informações para divulgar os seus lançamentos aos usuários com maior probabilidade de gostar das séries. Logo, essa inteligência sustenta o negócio e foi responsável pela fidelização de clientes no mundo inteiro (quem nunca se esqueceu dos amigos no final de semana para “maratonar” na série favorita?) .

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Interação nas redes sociais

A Netflix sabe usar as redes sociais para promover o negócio, atrair clientes e obter o engajamento do público. Sua equipe profissional consegue entender as necessidades da audiência para criar campanhas bem-humoradas e diferenciadas na rede, criando uma comunicação única com os usuários. Vai dizer que você nunca presenciou um post incrível da marca?

Facilidade para solucionar problemas

Se você usa a plataforma direto já deve ter percebido que dificilmente ela dá problema. Porém, nenhuma empresa está livre disso acontecer, a diferença está na maneira em que os funcionários tratam os clientes.

Em 2013, um cliente teve problema no display e entrou em contato pelo setor de atendimento. O colaborador percebeu que o cliente era fã de Star Trek e utilizou esse conhecimento para personalizar a conversa. Isso gerou uma experiência incrível para o cliente e demonstra como o atendimento diferenciado é a chave para o sucesso.

Ficou inspirado com tantos exemplos positivos da Netflix? Essas são algumas iniciativas que podem ser aplicadas na sua estratégia de marketing digital para dar um “up” no seu negócio.

“Bora” fazer a mudança acontecer? Então, dá uma olhadinha nesse conteúdo que preparamos para você ter mais lucro no seu e-commerce!  ?

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