O marketing digital mudou a jornada de compra. Sua empresa sobreviverá

O marketing digital mudou a jornada de compra. Sua empresa sobreviverá?

Antes mesmo de chegar à loja – física ou virtual –, o consumidor está certo do que quer. Ele já pesquisou os detalhes do produto, comparou preços e concorrentes e pediu indicações, muitas vezes conhecendo melhor o item desejado do que os próprios vendedores.

Isso ocorre porque as pessoas estão mais informadas e exigentes, e o processo de compra começa muito antes da ida ao estabelecimento.

Jornada do consumidor deixou de ser linear

O processo de tomada de decisões por parte do consumidor mudou radicalmente por conta do mundo hiperconectado. A maneira como é construída a aquisição não é mais feita em momentos espaçados, mas, sim, em pequenas jornadas de consumo.

Essas jornadas flutuam por diferentes canais – online e offline -, antes que o comprador decida o que vai comprar e de quem. O Google resume bem esses momentos: “as pessoas ‘dão só uma olhadinha’ na loja física e no e-commerce, e a conversão (compra) pode acontecer em qualquer lugar”.

O dado abaixo demonstra esse cenário:

Os usuários de smartphones no Brasil olham, em média, 86 vezes por dia para os seus celulares. Nesse novo contexto, as necessidades não têm mais hora marcada para se manifestar e as decisões são tomadas por impulso. Estamos vivendo a era do imediatismo.
Consultoria Provokers, 2015

Aproveitar ao máximo o marketing digital já não é mais opção

Esqueça a discussão de mundos offline e online. Para os consumidores, essa divisão entre canais não existe, e eles irão se alternar em vários desses locais ao longo da jornada.

Isso significa que a sua empresa precisa conectar o marketing digital ao mundo físico, e separar essas experiências pode representar o começo do fim.

A única saída é investir no marketing digital profissional, e superar seus concorrentes. Não adianta “apenas estar presente”. Seus produtos e serviços precisam ser divulgados de forma adequada para que eles impactem as pessoas certas no momento exato.

Como usar o marketing digital de maneira profissional?

Antes de responder a essa pergunta, preste atenção nesses dados e veja o que eles têm em comum:

– 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar informações na internet;

– 96% pesquisam online antes de decidir em que loja física vão comprar;

– 92% gastam mais tempo pesquisando sobre marcas ou produto online do que em uma loja física;

– 87% checam online se a loja física tem o produto.

Percebeu?

Você precisa estar presente e apresentar seu produto ou serviço tanto online como fisicamente, sempre com o objetivo de proporcionar experiências personalizadas ao longo dessa jornada, seja com anúncios no Facebook e no Google, gerando conteúdo no blog, enviando e-mail marketing ou WhatsApp.

Veja alguns exemplos:

Gerando conteúdo

Se você precisa desbravar um mercado ou mesmo fortalecer sua marca e se tornar referência em determinado assunto, a geração de conteúdo é fundamental. Escrever no blog gera autoridade – de marca e nos mecanismos de pesquisa – e leva o público certo até sua empresa.

Facebook Ads

Gerou conteúdo? Poste-o nas redes sociais, como o Facebook, e o patrocine. Não adianta apenas “postar” de forma orgânica, o alcance é muito baixo. Seus concorrentes farão melhor com um simples patrocínio. Investir dinheiro em anúncios é pré-requisito no marketing digital. Aquela história de postar com frequência não faz sentido se não houver um alcance mínimo planejado para cada publicação.

Google AdWords

Como vimos mais acima, as pessoas olham 86 vezes por dia nos celulares. E em algumas delas, com certeza, está a pesquisa no Google. Você aparece bem posicionado nos anúncios quando elas estão à procura de produtos e serviços? Dispute os espaços publicitários do Google com campanhas profissionais no Google AdWords.

O Site

É a base de tudo, é onde seu público alvo vai parar ao ser impactado por uma campanha. Portanto deve refletir positivamente sua marca, e passar a mensagem correta.

Em resumo, as marcas que quiserem obter sucesso devem ter um conhecimento minucioso de seus clientes em cada interação multicanal no marketing digital, com o intuito de entendê-los e ajudá-los em suas jornadas pessoais.

Precisa de ajuda na sua estratégia de marketing digital profissional? Fale com a TwoWeb em www.twoweb.com.br

Fonte: Think With Google

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!