E-commerce no mundo Mobile – O que devo olhar

E-commerce no mundo Mobile – O que devo olhar?

Publicado em

No post de hoje, Adelmir Mucelin, CCO da TwoWeb Digital, vai falar sobre a nova realidade dos negócios no modelo de e-commerce, principalmente diante da mundo mobile. Quer saber mais? confira!

Você sabe quais adaptações devem ser feitas para que seja possível a adequação ao novo cenário? De acordo com Adelmir, algumas dicas podem parecer clichês, mas podem fazer total diferença na estratégia de negócio do seu e-commerce.

Interface do E-commerce

Sem dúvidas, a maior dificuldade dos desenvolvedores é conseguir compactar todo o conteúdo da página em um tela tão reduzida como a dos smartphones. Afinal, como conseguir realizar essa tarefa?

Existem duas possibilidades, na primeira delas temos a versão que consegue ser remodelada de acordo com o tamanho da tela. A segunda pode ser definida como a modalidade desenvolvida especialmente para os dispositivos móveis. Na segunda alternativa, o site é praticamente construído do zero, com ferramentas exclusivas para mobile.

Segundo Adelmir, o principal ponto de preocupação nos dois casos é conseguir proporcionar a fluidez da interface em ambos os modelos, além da experiência do usuário ser semelhante a quando ele tem acesso ao e-commerce pelo desktop.

Leia também: Começando do Zero: Como vender Online com uma Loja Virtual

Proporcione conforto e fluidez de navegação

Você já tentou realizar uma compra em um e-commerce, porém antes de fechar negócio acabou encontrando um cadastro extenso para ser preenchido? Isso desanima, não? Adelmir apresenta alguns exemplos para proporcionar uma melhor experiência de compra. Uma possibilidade é solicitar inicialmente o CEP do usuário e então realizar a busca pelo endereço e, posteriormente, pedir dados pessoais básicos e de pagamento.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a velocidade de carregamento. É fato que se seu site for lento para carregar, muitos usuários irão desistir de visualizar seus produtos, logo você perde oportunidades de vendas.

Leia também: E-commerce ou Marketplace: descubra qual é o mais vantajoso

Mobile First

As definições criadas pela ideia do Mobile First pede uma correta adequação à realidade dos dispositivos móveis. O próprio Google passou a classificar melhor os sites adaptados ao cenário e começou a classificá-los bem levando em consideração critérios de SEO. Dessa forma, o conteúdo da plataforma vai ser avaliada de acordo com dispositivos móveis.

Tecnologias mobile

Além de proporcionar uma ótima experiência de navegação, é importante pensar em manter a comunicação com os usuários. Por exemplo, é comum um produto de interesse não está mais disponível para compra, não é mesmo? Você já solicitou para ser avisado quando um item voltar em estoque? Experimente utilizar opções além do e-mail, como WhatsApp e chatbot.

Saiba a importância de investir em funções especificas para mobile. Adelmir sugere inserir o botão do WhatsApp, assim, o usuário pode entrar em contato com a empresa sem esforço. Afinal, o atendimento também está mudando com a nova dinâmica digital.

Leia também: Como gerenciar estratégias de fidelização de clientes no e-commerce?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!