7 ferramentas para coletar métricas das suas redes sociais

7 ferramentas para coletar métricas das suas redes sociais

Para qualquer empresa, de pequeno, médio ou grande porte, ter uma presença forte na Internet é importante. Por isso, todo bom empresário vai precisar se acostumar com a ideia de analisar e coletar métricas nas redes sociais.

Esses dados obtidos de plataformas como Facebook, Twitter, Youtube, entre outras, são essenciais para entender como seus clientes e futuros clientes pensam e o mais importante: como sua empresa deve se posicionar para se destacar nas redes.

Abaixo, listaremos 7 ferramentas que vão ajudar nessa missão.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de métricas nas redes sociais mais famosas que existe. Ela é totalmente gratuita e fornecida pelo Google.

Basicamente, o que essa ferramenta faz é medir todo o tráfego que chega até seu site. O Analytics é capaz de fornecer dados precisos, como a duração de visita dos usuários, e serve para medir os resultados dos clientes que encontraram sua página através de campanhas em redes sociais.

O problema é que ele pode ser bloqueado por certos plugins, como o Adblock, então é possível que a leitura obtida através dele não seja exatamente precisa.

Facebook Insight

O Facebook Insight é uma ferramenta própria do Facebook para medir o resultado de campanhas e desempenho de pages dentro dessa rede social.

Ela serve para mensurar tudo que anda acontecendo dentro do Facebook. Com ela é possível saber o número de pessoas que entram e saem de sua Fan Page, além de fornecer os dados desses usuários, como idade, hábitos de consumo, entre outros.

LikeAlyzer

Essa ferramenta calcula o desempenho de uma page no Facebook e compara essa página com outras ligadas ao mesmo nicho e setor de atuação.

A parte positiva é que o LikeAlyzer é uma ferramenta gratuita, mas a parte negativa é que, em muitas ocasiões, o aplicativo segue uma receita de bolo automática que não leva em conta a relação com o público.

Cyfe

Essa ferramenta é direcionada para quem vai trabalhar com campanhas em múltiplas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Youtube e Google+, já que seu objetivo é rastrear e reportar o desempenho da sua marca em todas essas plataformas num só painel de controle.

A Cyfe tem o modo gratuito ou pago e ainda permite que todos os dados sejam expostos numa televisão para que sua equipe de marketing analise as informações em tempo real.

Followerwonk

Quem são os seus seguidores no Twitter? É isso que o Followerwonk tenta responder.

Essa ferramenta analisa todas as pessoas que seguem o seu perfil na rede social. Verifica o que falam, qual a relevância social de cada uma, qual a tendência a divulgar links e outros hábitos online.

Há uma versão gratuita de teste e outra completa, mas paga. Uma de suas desvantagens é a sua curva de aprendizado. É um pouco difícil saber o que fazer com os dados que a ferramenta fornece no começo, mas é um aplicativo poderoso para a sua presença no Twitter.

HowSociable

O HowSociable é uma ferramenta que possui versão gratuita (limitada) e paga (completa). Em ambas as versões o funcionamento é o mesmo. Ela faz uma pesquisa sobre sua marca em todas as redes sociais e avalia o seu nível de sociabilidade.

O problema é que, na sua versão de testes, os resultados são inexpressivos, já que o relatório não indica o que está sendo feito de ruim ou de bom. A versão paga é mais completa e abrange mais redes sociais.

SocialBakers

O SocialBakers é provavelmente a ferramenta de análise de métricas nas redes sociais mais completas que existe.

Essa ferramenta abrange mais de 50 métricas das principais redes sociais, Facebook, Twitter, Google+,Youtube, etc. É capaz de produzir relatórios precisos e úteis, monitorando mais de 8 milhões de perfis por dia. Isso tudo, claro, na sua versão paga.

A versão gratuita tem menor alcance e escopo, mas ainda assim é capaz de detectar as principais marcas das redes sociais, nas suas diversas categorias e tamanhos.

Como vimos, existem muitas ferramentas para coletar métricas nas redes sociais. Basta escolher a ferramenta ideal para analisar as campanhas de sua empresa.

Qual das ferramentas você achou mais útil para seus negócios? Conte para gente nos comentários abaixo!

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