Você utiliza o WhatsApp como canal de vendas do seu e-commerce ou ainda prefere que os contatos sejam feitos por ligações? Essa ferramenta funciona como aliada para fechar bons negócios.
O aplicativo já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, que enviam 55 bilhões de mensagens por dia. Já imaginou como a sua empresa tem a ganhar com o uso dessa plataforma?
Então, confira as dicas para saber como utilizá-la na sua loja virtual!
Por que utilizar o WhatsApp como canal de vendas do e-commerce?
O aplicativo de mensagens tem mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Os dados já demonstram o potencial da ferramenta para atrair e se relacionar com clientes.
Além disso, o WhatsApp se torna um excelente canal de vendas por proporcionar facilidade aos usuários. Não é necessário efetuar uma ligação e esperar que alguém atenda o telefone, basta enviar uma mensagem, conferir que ela foi entregue e aguardar uma resposta.
Isso gera economia de tempo para o cliente e também evita erros no entendimento da informação, uma vez que tudo fica registrado no aplicativo. Outra vantagem é a diminuição de custo, pois se o usuário já está conectado à internet não precisa gastar mais com a ligação telefônica.
Como utilizar o aplicativo de mensagens para vender mais?
Listamos algumas estratégias que vão ajudá-lo a aumentar o potencial de vendas do seu e-commerce. Veja:
Crie um perfil da empresa
A plataforma disponibiliza um perfil específico para as organizações, o WhatsApp Business. Por meio dele, você consegue inserir informações sobre o negócio como: área de atuação, endereço do site, horário de atendimento, entre outras. Essa é uma maneira de manter a credibilidade da companhia perante o cliente.
Estabeleça um padrão de mensagens automáticas
O perfil direcionado para o negócio também disponibiliza a funcionalidade de envio de mensagens automáticas para o consumidor. Desse modo, você não o deixa sem resposta mesmo quando a equipe está muito ocupada.
Entre os exemplos estão as mensagens de boas-vindas e indisponibilidade momentânea para o atendimento.
Estabeleça listas de transmissão
Neste ponto vale a mesma regra utilizada para o e-mail marketing: não compre uma lista de contatos, crie a sua. Você perceberá que demora um pouco mais para ter uma gama de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, contudo, serão potenciais clientes que solicitaram mais informações sobre o negócio.
Depois que alguns consumidores fizerem o cadastro, é hora de fazer a segmentação das listas de transmissão conforme as características pessoais e seus interesses. Por exemplo: é necessário separar os consumidores que já efetuaram uma compra daqueles que ainda estão conhecendo a sua loja virtual. Assim, você conseguirá encaminhar os materiais adequados para cada público.
Divulgue informações
Se você já criou um blog para o e-commerce, poderá utilizar o WhatsApp para encaminhar as novas publicações do website.
A plataforma de mensagens também é útil para o envio de promoções, dicas sobre o uso de determinados produtos e informações sobre como efetuar uma compra segura na internet.
Seja rápido nas respostas
Se você aplicou a ferramenta de respostas automáticas esse já é um bom início para não deixar o seu cliente esperando por muito tempo. Todavia, lembre-se de que se ele fez uma pergunta sobre uma mercadoria, está avaliando a possibilidade de comprá-la. Então, seja rápido e educado na resposta para não perder uma oportunidade de venda.
Diante desses aspectos, fica fácil perceber que o WhatsApp é um excelente canal de vendas para a sua loja virtual. Dependendo do número de pessoas cadastradas ao longo do tempo, será necessário contratar um profissional capacitado para dar uma atenção especial para a ferramenta.
Pronto para colocar essas dicas em prática e vender mais? Aproveite também para saber como aplicar ações de remarketing no seu e-commerce!