Coronavírus: como fazer um home office produtivo?

A pandemia do coronavírus deixou o mundo em alerta e muitas empresas precisaram se adaptar para permitir o trabalho home office e dar continuidade aos negócios. Apesar de enfrentar certa resistência no Brasil, essa é uma modalidade aceita em diversos países para evitar o deslocamento com transporte coletivo e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas.

Aí surge aquele dilema: como ser produtivo durante o trabalho home office para não se perder em meio às tantas distrações? Separamos algumas dicas para você caprichar neste período (e quem sabe adotar o estilo de trabalho mais flexível). Vamos lá?

Benefícios do trabalho home office

Algumas pessoas ainda acreditam que trabalhar em casa é ruim porque não percebem os inúmeros benefícios dessa modalidade. O colaborador perde menos tempo no trânsito e já começa o dia mais motivado para trabalhar. Esse tipo de atividade ainda permite que as pessoas tenham mais tempo para ficar com a família, o que ainda contribui para a qualidade de vida. ?‍?

Como tornar o home office produtivo

Como a mudança para o trabalho em casa foi muito repentina em função do coronavírus, pode ser que algumas pessoas tenham um pouco de dificuldade para se adaptar ao momento. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a organizar melhor a equipe e manter a produtividade igual (ou até maior) do que nos dias de atividade no escritório. ?

1.Faça uma reunião matinal

Faça uma reunião com a equipe para pontuar quais são as principais demandas do dia. Assim, todos conseguem se organizar e manter a produtividade. Você pode realizar esses encontros de forma online, basta utilizar ferramentas como Skype ou Zoom. Elas são simples de utilizar e úteis para trocar ideias e compartilhar arquivos.

Reunião online com o time

2.Crie sua lista de tarefas

Utilize uma agenda, um bloco de notas ou um pedaço de papel para listar quais são as prioridades do dia e aquelas tarefas que podem ficar em segundo plano. Essa é uma maneira de visualizar melhor tudo que precisa ser feito e encontrar a melhor maneira de organizar o dia.

3.Organize o espaço de trabalho

Este é um ponto chave para você conseguir atender todas as demandas do dia. Escolha um ambiente iluminado e com uma cadeira confortável para permanecer durante as suas atividades. Se for possível, prefira um ambiente isolado da casa para não ter interrupções. Caso contrário, você pode utilizar o espaço disponível e avisar os demais membros da família que está trabalhando normalmente e não pode ser interrompido.

4.Descanse durante os intervalos

Aproveite o horário do almoço para fazer uma refeição leve e saudável. Isso vai ajudá-lo a manter a disposição ao longo do dia. O fato de não precisar se deslocar para trabalhar fará sobrar tempo nesse período, que pode ser utilizado para você descansar um pouco.

Use esse momento para se alongar, ouvir uma música ou simplesmente relaxar, como se estivesse em um intervalo no escritório. ?

5.Cumpra o seu horário de trabalho

Procure agir como se você estivesse na empresa, cumprindo com todos os horários e entregas. Isso vai ajudar você a se focar nas tarefas, manter a produtividade e ainda ficar feliz com os resultados. ?

6.Mantenha o sigilo das informações

Se a empresa tem sempre o cuidado com o sigilo das informações (sobre projetos, dados financeiros), essa atenção também precisa ser mantida dentro de casa. Portanto, evite compartilhar a sua rede de internet com vizinhos e também procure não falar muito sobre suas atividades para as pessoas que estiverem na casa.

Como a TwoWeb implementou o trabalho remoto

Aqui na TwoWeb também iniciamos com o trabalho home office em função do coronavírus. Somos uma empresa de tecnologia e já utilizamos no nosso dia a dia muitas plataformas que permitem essa modalidade, mas ainda preferimos realizar nossas atividades no escritório para ter uma interação mais rápida entre as pessoas a fim de solucionar os problemas dos clientes. ?

Para conseguirmos manter o contato com o time e alinhar todos os pontos dos projetos, nós estamos utilizando algumas ferramentas tecnológicas. Entre elas estão: o Meet para conferências, o Jira para gestão das tarefas, Slack e WhatsApp para chat rápido entre a equipe ou com os clientes. Todas essas plataformas estão nos auxiliando a manter a produtividade e qualidade no atendimento ao nosso cliente.

Instituir o home office pode ser uma opção para o futuro da empresa ou uma solução rápida para evitar prejuízos durante o período de isolamento em função do coronavírus. Que tal iniciar a modalidade o quanto antes e colher os resultados?

Já se o seu negócio está com um movimento mais tranquilo, não se desespere. Talvez essa seja uma oportunidade para pensar nas estratégias da sua empresa e melhorar a comunicação com o público. Muitas vezes, esse é o momento de atualizar um site ou criar aquele aplicativo que você tanto desejava e antes não tinha tempo.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!