Conheça as melhores formas de atrair tráfego orgânico para seu site em 2022

Se você chegou até aqui, sabemos que está buscando melhores resultados na internet. Afinal, você quer conquistar mais visitantes, incrementar seu número de leads qualificados e, é claro, converter clientes, vender mais e aumentar o faturamento de sua empresa

Para alcançar esses objetivos e fazer com que sua marca seja lembrada na internet, você pode investir em Facebook Ads, Google Ads e outras estratégias de mídias pagas que vão potencializar sua presença digital. 

Contudo, depender apenas de tráfego pago é uma estratégia limitada, com custos altos. Então é preciso ir além: mesmo com uma boa estratégia de mídias pagas, você também precisa do tráfego orgânico!

Como o nome indica, esse tipo de tráfego digital acontece quando os visitantes chegam ao seu site de forma orgânica, sem clicarem em anúncios pagos ou fazerem parte de uma lista de e-mails. Isso acontece, principalmente, por meio de pesquisas no Google ou outras ferramentas de busca.

Uma estratégia de marketing digital focada nessa modalidade de tráfego oferece o melhor custo-benefício para melhorar a conversão de leads com sustentabilidade e excelente performance para ter um site de sucesso.

Mas para conquistar um bom tráfego orgânico você precisa construir uma excelente estrutura online, que esteja focada em experiência do usuário e técnicas de SEO capazes de captar visitantes para seu site

Continue sua leitura e descubra como potencializar o tráfego orgânico no site da sua marca.

  • Criação de um site de alta performance, com foco em tráfego, conversão de leads e vendas
  • Search Engine Optimization: como otimizar seu site para conquistar mais tráfego orgânico
  • Redes sociais: fortaleça o tráfego orgânico indo onde seu lead está

Criação de um site de alta performance, com foco em tráfego, conversão de leads e vendas

O primeiro passo para a construção e para o funcionamento de uma estrutura online que realmente melhore seu tráfego orgânico é o desenvolvimento de um site de qualidade, realmente focado no que mais importa: atração, conversão e vendas.

Se sua marca ainda não conta com esse espaço virtual, você precisa terminar este texto e, urgentemente, buscar por uma empresa de criação de sites que entenda do assunto e tenha os profissionais certos para te ajudar nessa transformação digital.

No entanto, se você já tem um site, é hora de se perguntar: “meu site é o meu melhor vendedor?

Um site precisa de alguns elementos para apresentar a alta performance necessária para atrair bastante tráfego orgânico e ser competitivo no concorrido mundo da internet.

Afinal, segundo a pesquisa Digital 2021: Brazil, do instituto internacional DataReportal, 91,4% dos brasileiros fazem pesquisas online para comprar produtos e serviços. Nesse contexto, o Google — principal ferramenta de buscas na internet — precisa ser seu maior aliado.

A imensa maioria das pesquisas acontecem nessa ferramenta. Além disso, o próprio Google já divulgou que boa parte das pessoas não passam da primeira página de pesquisa.

Assim, sua primeira preocupação para atrair maior tráfego orgânico para o seu site é aparecer na primeira página do Google. Para isso, você precisa de boas estratégias de SEO. Entenda mais:

Search Engine Optimization: como otimizar seu site para conquistar mais tráfego orgânico

Um dos grandes segredos do sucesso do Google como ferramenta de busca é o fato de que ele costuma entregar páginas que realmente têm relevância para o usuário

Ou seja, se você está pesquisando sobre marketing digital para sua empresa, você provavelmente vai encontrar conteúdos interessantes sobre o assunto já na primeira página do buscador, não é?

Para fazer isso, o Google conta o Googlebot, o “robô” que visita as intermináveis páginas que existem na internet para reunir suas informações e indicá-las na ferramenta de busca, dando destaque para as que aparentam ser mais relevantes para o usuário.

Assim, o caminho para alcançar destaque no Google é saber o que o Googlebot está buscando e apresentar uma página que ele vá considerar realmente relevante. Essa estratégia é conhecida como SEO.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Na prática, o SEO envolve técnicas e práticas que farão seu site realmente se destacar no mecanismo de pesquisa.

Conheça algumas das principais técnicas:

  • Estrutura do site e experiência do usuário

Um dos principais focos do Google na hora de selecionar as páginas que ganharão destaque no buscador é a experiência do usuário. E, em 2022, esse elemento vai ganhar ainda mais destaque!

O Google quer oferecer a seus usuários páginas que realmente entreguem os melhores resultados de acordo com o que ele está buscando, com carregamento rápido, sem travamentos e sem distorções.

Considerando isso, o próprio Google publicou seu Core Web Vitals: uma lista de três elementos de UX que são muito importantes para conquistar um destaque no buscador:

Largest Contentful Paint (LCP): a primeira métrica do Core Web Vitals indica o tempo que o maior elemento da página demora para carregar. Esse carregamento precisa ser rápido para que o usuário não perca o interesse na sua página.

First Input Delay (FID): esta métrica considera o tempo que a página demora para responder quando o usuário interage clicando em algum elemento. O Google sinaliza que o ideal é que esse tempo seja menor do que 100 milissegundos. 

Cumulative Layout Shift (CLS): a última métrica tem mais a ver com a estabilidade visual da página. Ela sinaliza que o site precisa evitar deslocamentos dos elementos da tela durante o carregamento.

Ao prestar atenção nesses três elementos, seu site tem muito mais chances de ser escolhido pelo robô do Google para aparecer na primeira página.

  • Palavras-chave alinhadas com a busca do usuário

Outros elementos muito considerados pelo robô do Google são as palavras utilizadas pelo usuário durante a pesquisa. Ou seja: se você pesquisar por “marketing digital para empresas”, o buscador vai dar preferência para páginas que utilizarem esses termos.

Por isso, é essencial que você entenda como sua persona está pesquisando na internet, analisando o volume de busca, a concorrência, a intenção de compra da palavra-chave e outros elementos importantes dos termos usados. Algumas ferramentas interessantes para isso são o Sem Rush e o Ubersuggest, por exemplo.

Depois que você define as principais palavras-chave para seu público, é hora de utilizá-las no seu site: elas precisam aparecer em lugares de destaque, como títulos, subtítulos e links.

  • Title e meta description

Quando você faz uma pesquisa no Google, os resultados aparecem com um título em azul e um textinho abaixo, resumindo o que cada página contém, certo?

Esses são o title e a meta description das páginas, que são adicionadas durante a publicação delas. Eles estão entre as partes mais importantes da verificação do Google. 

Então preste atenção para definir title e meta description apresentando o que sua empresa oferece de forma clara, concisa e interessante, usando as principais palavras-chave do seu público.

  • Link building

Link building, ou linkagem interna, é a criação de hiperlinks dentro do seu site, levando de uma página para outra, de acordo com o que é interessante para seu visitante.

Assim, além de aumentar as chances de que o usuário visite mais páginas em seu site, você também mostra para o Google que o site tem relevância, o que favorece sua posição no rankeamento na ferramenta de busca.

  • Responsividade do site

Atualmente, a maioria dos usuários visita as páginas pelo celular. Por isso, contar com um site responsivo, que possa ser visto com qualidade tanto no computador quanto no smartphone, é essencial.

Com esse cuidado, você melhora a experiência do usuário e seu rankeamento no Google.

  • Marketing de conteúdo

Quer atrair visitantes, melhorar o tráfego e favorecer seu SEO? Então trabalhe com marketing de conteúdo. Produzir textos para blog, por exemplo, é uma excelente estratégia para fortalecer palavras-chave, enriquecer seu link building e atrair pessoas que estão buscando diferentes assuntos na internet.

Além disso, você prova sua relevância e cria um relacionamento com o usuário, que passa a reconhecer sua empresa como uma verdadeira autoridade na sua área.

Outra estratégia importante dentro do marketing de conteúdo é a criação de materiais ricos, como eBooks, que ofereçam informações realmente interessantes para o usuário.

Esses conteúdos podem ser oferecidos em Landing Pages, que peçam informações básicas do visitante, como nome e e-mail. Assim, você converte o lead, oferecendo algo precioso em troca e fortalecendo o relacionamento com ele.

Redes sociais: fortaleça o tráfego orgânico indo onde seu lead está

Além de fortalecer sua presença no Google, também é fundamental aproveitar o crescimento astronômico das redes sociais. 

Quase todos os usuários de internet no Brasil estão conectados em alguma rede social, seja ela Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, entre tantas outras.

Por isso, busque saber quais são as mais usadas pelo seu público e marque presença nas mídias sociais! Junto com as estratégias de SEO, essa será uma das principais formas de conquistar maior tráfego orgânico em 2022.

 

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