Como funciona a pesquisa por voz?
A pesquisa por voz – ou voice search é nada mais do que uma forma de buscar por algo no Google ou na web em geral, usando a voz e os microfones do smartphone, tablet ou notebook.
Essa funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas, trocando o ato de digitar pelo de simplesmente falar.
Você com certeza já deve ter utilizado os assistentes sociais como a Siri, Cortana, Alexa ou o próprio Google Assistente, certo? Então, você já realizou uma pesquisa por voz. Essas ferramentas, através da inteligência artificial, captam as palavras ditas e direcionam para o buscador que então realiza a pesquisa de maneira imediata. Poucas palavras são suficientes para alcançar determinados resultados.
Quais as buscas mais realizadas por voice search?
De acordo com uma pesquisa da Higher Visibility a maioria das pessoas preferem utilizar a busca por voz enquanto estão dirigindo porque é mais rápido.
A pesquisa também mostra que os resultados relacionam ações imediatas, o que significa que a maior incidência das pesquisas são de palavras interrogativas.
58% das pessoas que fizeram pesquisas por voz, buscaram por informações sobre um negócio local, incluindo o endereço.
SEO: veja algumas dicas para otimizar o seu site para a pesquisa por voz
1. Reduza o carregamento das páginas
Os algorítimos dos motores de busca dão prioridade a páginas mais leves para apresentar os resultados de maneira mais rápida. Por isso, prefira vídeos e imagens compactadas e evite animações que sobrecarreguem o tempo de abertura e configure o carregamento por blocos.
2. Crie conteúdos que gerem respostas rápidas
Já que a maioria dos usuários que utilizam a pesquisa por voz buscam rapidez, publique conteúdos que atendam essa demanda. Isso irá te ajudar a ficar em posições mais favoráveis diante do algorítimo. Não esqueça que o Google tem preferência por conteúdos longos.
3. Foque em palavras-chave que conversam
As palavras-chave devem ser bem escolhidas para garantir que a pesquisa por voz seja capaz de encontrá-las.
O Google prestará mais atenção se o seu conteúdo for fácil de abordar e ler, por isso, o ideal é encontrar um jeito de ser conversativo para ser encontrado pelas pesquisas por voz.
Com o crescimento da preferência por interações mais rápidas e cada vez mais móveis, ter um SEO adequado para voz em seu site é uma necessidade.
Mas lembre-se, para que seu site seja adequado para SEO existem vários recursos e técnicas que podem ser trabalhadas. Um bom posicionamento não acontece da noite para o dia.
Aqui na TWOWEB temos uma equipe especializada que pode te ajudar na otimização do seu site. Vamos marcar uma conversa?