O que é transformação digital e quais os impactos para o negócio?

O que é transformação digital e quais os impactos para o negócio?

A transformação digital está cada vez mais presente no contexto empresarial para melhorar o desempenho das atividades e os resultados dos negócios. Os computadores, smartphones e sistemas inteligentes são utilizados para gerar e gerenciar dados, manter um relacionamento com os clientes e ter vantagens competitivas.

Quer saber o que é a transformação digital e quais são os benefícios de implementá-la no negócio? Acompanhe!

Conceito de transformação digital

A transformação digital consiste em adotar tecnologias para ter mais produtividade e alcançar melhores resultados em uma organização. Isso significa que os negócios precisam investir em diferentes ferramentas para unificar processos e monitorar os dados relevantes.

Portanto, é fundamental mudar o mindset das pessoas e utilizar a tecnologia como uma ferramenta estratégica, e não apenas como um “acessório” na organização. Isso demanda uma compreensão maior sobre o impacto da transformação digital para gestores, colaboradores e o sucesso do negócio.

Benefícios da transformação digital para as organizações

Modificar os processos dentro de uma empresa pode dar muito trabalho e desgaste na equipe. Por isso, separamos alguns benefícios dessa transformação que vão incentivá-lo a seguir em frente com esta ideia. Vamos lá!

Ganho de produtividade

As tecnologias foram criadas para deixar os processos mais dinâmicos e “fazer mais com menos”. Muitas ferramentas já conseguem fazer integrações com diferentes plataformas, conectando variados setores de uma empresa.

Dessa maneira, é possível tornar o trabalho mais dinâmico, organizar fluxos de trabalho e evitar paradas da equipe. O setor de compras, por exemplo, pode lançar informações sobre um pedido em um software de gestão e os dados já aparecem para o setor produtivo, que consegue organizar a sua escala de trabalho.

Outro exemplo simples é o da integração entre plataformas para facilitar a comunicação entre os setores de vendas, finanças e logística. Assim que um cliente faz pedido em um e-commerce, já é gerado um método de pagamento e o pedido é direcionado para o setor de transporte.

Relacionamento com clientes

Plataformas digitais como os chatbots facilitam a comunicação com os clientes e dão mais rapidez à solução de problemas ou encaminhamento de pedidos. Os robôs inteligentes iniciam a interação com as pessoas que acessam um website ou rede social da empresa, evitando que elas precisem esperar muito tempo por uma resposta.

Os bots também aprendem com a experiência do cliente, identificam padrões de conversas e são capazes de compreender emoções pelo jeito de falar ou escrever. Logo, as interações tornam-se mais personalizadas e humanizadas ao longo das conversas e melhoram a satisfação do cliente.

Decisões mais corretas

A integração digital também proporciona o aperfeiçoamento e controle de processos operacionais, bem como a coleta e análise de dados. Dessa maneira, os gestores têm acesso mais rápido às informações, analisam o desempenho do time e tomam decisões mais adequadas para o sucesso do negócio.

Como implementar essas mudanças na empresa?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que a mudança é necessária para a continuidade da organização. Quem não se adaptar logo ao contexto corre o risco de perder colaboradores, ficar obsoleto e, com isso, fechar as portas. Sendo assim, para iniciar a transformação digital é muito importante considerar as seguintes questões:

  • a cultura empresarial deve valorizar o aprendizado constante e entender que erros fazem parte do processo;
  • as equipes precisam ter mais diálogo e pessoas de diferentes áreas podem trabalhar em conjunto;
  • as tecnologias precisam fazer parte dos processos da empresa;
  • muitas atividades são automatizadas e as pessoas passam a desenvolver funções mais estratégicas;
  • é importante reduzir as barreiras, facilitar o diálogo e o processo de compra.

Portanto, a transformação digital está cada vez mais presente nas organizações e se transformou em uma aliada para o crescimento das empresas. Quanto antes você iniciar esse processo no seu negócio, mais rápido será mudar a cultura e os procedimentos internos.

Quer saber como iniciar essa mudança? Conheça como funciona a gestão omnichannel de um e-commerce!

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