Por que criar um aplicativo para celular pode ajudar o seu negócio

Por que criar um aplicativo para celular pode ajudar o seu negócio?

Atualmente, já há mais de um smartphone por habitante no mercado brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou que há um total de 220 milhões de aparelhos inteligentes ativos no país. Isso indica que os celulares são usados por pessoas de todas as idades, seja para entretenimento, comunicação ou compras. Logo, criar aplicativo para a empresa é uma forma de atrair, reter clientes e aumentar as oportunidades de vendas.

Quer compreender melhor essa estratégia? Acompanhe o artigo!

Por que criar aplicativo para a empresa?

Uma pesquisa do IBGE identificou que quanto maior o grau de escolaridade, mais o usuário utiliza os smartphones. Geralmente, essa é a faixa da população que também tem um maior salário em função do conhecimento acadêmico adquirido e das oportunidades de crescimento na carreira.

Então, criar aplicativo para a empresa é uma forma de atrair esse público que tem recursos para gastar.O mercado de consumo mudou e as pessoas procuram conforto na hora de adquirir seus bens. E não há nada melhor do que escolher os produtos a qualquer hora do dia dentro da própria casa, certo?

Os apps criam essa oportunidade de o cliente escolher o que e quando comprar, pois não há um limite de horário para realizar consultas e fazer os pagamentos pela internet. Exemplo disso é que grandes redes de varejo, como Magazine Luiza e Casas Bahia, já perceberam essa tendência e desenvolveram aplicativos próprios.

A Netshoes, por exemplo, criou um aplicativo para favorecer as vendas via smartphone. A plataforma da empresa não consome a franquia de dados do usuário, gerando um benefício a mais para quem usa o app. A ideia deu tão certo que mais de 60% dos acessos nos canais online da companhia já são feitos pelo mobile.

A ferramenta não é útil apenas para a aquisição de mercadorias, mas também para a prestação de serviços. Exemplo disso observa-se com os apps Uber e 99Taxi que já conquistaram espaço entre os usuários. Da mesma forma, muitas empresas de alimentos desenvolveram apps para compartilhar receitas e indicações de produtos.

Quais são as vantagens de desenvolver um app?

Os aplicativos utilizam tecnologia de ponta e uma interface amigável para facilitar o acesso do usuário. Além disso, a ferramenta oferece outras vantagens:

  • acesso durante 24 horas por dia;
  • diminuição nos custos de contratação de profissionais para atender no espaço físico;
  • uso de uma mesma base de informação para múltiplos usuários;
  • forma moderna e ágil de interagir com o cliente;
  • funcionamento em diferentes plataformas (iOS e Android);
  • Divulgação da marca;
  • desenvolvimento de funcionalidades de acordo com o perfil da empresa.

Quais são as etapas de desenvolvimento do App?

Alguns passos são básicos para qualquer companhia que pretende criar aplicativo. Confira:

Definição do objetivo

A primeira etapa constitui-se na definição do objetivo de criar aplicativo. Algumas companhias utilizam a ferramenta para aperfeiçoar os processos internos, enquanto outras dão preferência para a divulgação da marca e aumento das vendas.

Escolha do fornecedor

Após compreender o principal motivo para desenvolver o app, é hora de selecionar o prestador de serviço. Muitas vezes, é mais barato optar por um fornecedor que já tem uma equipe especializada para o trabalho do que contratar profissionais para realizar a atividade por conta própria.

Validação da proposta e das informações

A empresa deve dialogar com o fornecedor para validar a proposta de criação do aplicativo que atende às expectativas do negócio. Assim, ele será desenvolvido com todas as funcionalidades necessárias e as informações relevantes para o usuário.

Construção da tecnologia

A última etapa é o desenvolvimento do produto e aprovação por parte da empresa. Essa é uma fase complexa que necessita do envolvimento de vários profissionais: webdesigner, analista de sistemas, arquiteto de software e programador. Eles são responsáveis por definir a arquitetura técnica, os códigos-fonte e a integração do banco de dados com a camada visual.

Geralmente, é necessário desenvolver uma solução para cada tipo de sistema operacional (iOS e Android), para que eles funcionem de forma adequada no smartphone. Assim que fica pronto, o produto é testado algumas vezes e apresentado ao cliente para a aprovação final.

Pronto! Agora você já conhece as vantagens de criar aplicativo para a empresa e como funciona o processo de desenvolvimento da ferramenta.

Quer saber mais sobre este assunto? Veja quanto custa desenvolver um app!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!