A Black Friday está chegando e um ecommerce precisa estar preparado para essa data tão importante. Em 2017, a promoção especial resultou em R$ 2,1 bilhões comercializados nas lojas virtuais, representando uma alta de 10,3% em comparação ao ano anterior.
Todavia, não basta apenas criar ofertas especiais para oferecer aos clientes. É necessário planejar as estratégias e garantir o acesso contínuo ao site. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!
Planeje as promoções da Black Friday
Avalie quais são os produtos que podem ser oferecidos com preços especiais durante a promoção. Eles devem atrair o interesse do consumidor e ampliar as oportunidades de lucro da empresa.
Cuidado para oferecer mercadorias com descontos reais. Caso contrário, você poderá perder a credibilidade diante dos clientes que reconhecerão a “fraude” das ofertas. Alguns comércios eletrônicos ampliam os preços dos produtos antes da data para justificar um valor promocional depois (quando na verdade estão oferecendo o preço normal do item). O fato é que o consumidor está cada vez mais atento a essas práticas para não cair na famosa “black fraude”.
Também é importante verificar a quantidade de itens que a loja tem no estoque antes de lançar a oferta especial. Essa é uma maneira de evitar a falta de mercadorias logo no início da promoção.
Use uma plataforma de ecommerce estável
Uma loja virtual precisa utilizar uma plataforma que tenha alta performance, principalmente durante a Black Friday. Por isso, verifique a velocidade do carregamento das páginas para evitar que o consumidor fique esperando muito tempo para visualizar as promoções.
Se a sua plataforma de ecommerce não está preparada para uma oferta relâmpago, é recomendável fazer uma migração para uma infraestrutura mais robusta. Esse processo deve ser iniciado com antecedência a fim de permitir o planejamento e execução de todas as etapas para a loja conseguir lançar as promoções especiais na data específica.
Invista no layout da loja virtual
O ideal é fazer uma revisão em todo o layout da página antes de lançar a promoção de Black Friday. A página do ecommerce precisa ser intuitiva para facilitar a busca por produtos específicos. Também é importante utilizar cores e caracteres atrativos a fim de prender a atenção do cliente.
Além disso, procure investir na qualidade das fotos utilizadas na loja virtual. Elas são responsáveis por atrair o olhar do cliente para os produtos.
Prepare a entrega das mercadorias
Em uma oferta relâmpago o ecommerce precisa estar ainda mais preparado para organizar a logística entre pedidos e entregas. O aumento das vendas não pode prejudicar a qualidade do serviço, uma vez que os clientes monitoram o cumprimento dos prazos. Essa é uma ótima oportunidade de oferecer um serviço de excelência e se destacar diante dos concorrentes que não conseguem lidar com a ampliação da demanda.
A preparação é o caminho para o sucesso do ecommerce durante a Black Friday. É essencial identificar os produtos que receberão descontos, organizá-los no estoque e preparar a plataforma da loja virtual para receber inúmeros pedidos ao mesmo tempo
E aí, o que acha de aplicar essas dicas para vender mais nessa data tão especial? Confira também como criar uma boa experiência de compra para alavancar o seu negócio!