O que um site precisa ter? Conheça 8 elementos que não podem faltar

O que um site precisa ter? Conheça 8 elementos que não podem faltar

Antes de definir o que um site precisa ter, é fundamental definir o seu objetivo com a página. A ideia é divulgar a empresa e atrair leads? Ter uma loja virtual para gerar vendas online?

Muitas características são necessárias em todos os websites, todavia, determinados objetivos exigem uma atenção e investimento maior do gestor. Que tal aprender tudo o que um site precisa ter para atrair clientes, promover a marca e gerar negócios? Vamos lá!

8 elementos que um site precisa ter

A página virtual é a porta de entrada de potenciais clientes e pode ser um dos fatores decisivos na hora de adquirir um produto ou serviço. A seguir, apresentamos uma lista com tudo o que um site precisa ter. Veja:

1. Domínio próprio

O domínio facilita a pesquisa dos usuários na web. Logo, é importante que ele tenha o nome da empresa e uma extensão como “.com”, “.com.br”, “.net.br”. Isso transmite mais credibilidade e também facilita a memorização.

2. Serviço de hospedagem

Este é um ponto bastante crítico que muitas pessoas não dão a devida atenção, mas é de extrema importância. A hospedagem é responsável por manter o website no ar, logo, é necessário escolher um serviço de qualidade para garantir que os usuários consigam acessá-lo a qualquer hora do dia.

Nesse caso, o ideal é escolher um fornecedor de confiança e um plano de serviços que atenda a sua necessidade. Um e-commerce, por exemplo, precisa de uma infraestrutura muito mais robusta do que um site institucional.

3. Layout moderno e responsivo

O padrão de beleza muda a todo momento, por isso, recomenda-se que o site seja atualizado com certa frequência. Isso permite a atualização do layout, inserção de ferramentas mais modernas e melhor proteção de dados.

Além disso, o Google valoriza cada vez mais os sites responsivos, aqueles que se adaptam aos diferentes tamanhos de telas dos usuários. Logo, se o seu layout ainda não contempla essa característica esse é um bom motivo para realizar uma atualização.

4. Navegação simples

Outra característica que o site precisa ter é a usabilidade. O desenvolvedor da página deve valorizar os aspectos que deixam a navegação fácil e intuitiva para a pessoa não perder muito tempo buscando determinada informação. O conceito de user experience é um requisito muito valorizado pelos buscadores de pesquisa e interfere bastante no posicionamento da página.

5. Otimização para SEO

Você deseja que sua página seja encontrada pelos buscadores? Então, não pode esquecer de fazer a otimização para SEO. Esse trabalho consiste em incluir informações relevantes no website para identificar produtos ou serviços, bem como dar atenção para a velocidade de carregamento da página.

6. Certificado SSL

O certificado utiliza um protocolo de segurança com criptografia para proteger os dados dos usuários. Assim, as pessoas podem realizar compras na internet ou acessar um website de instituição financeira com uma menor taxa de risco de roubo dessa informação.

A aprovação da LGPD tornará o certificado SSL ainda mais imprescindível para qualquer modelo de website que lida com informações dos clientes.

7. Informações sobre o negócio

Não adianta criar uma página para a empresa se você deixar de colocar as informações mais importantes. Sendo assim, lembre-se de organizar o layout de modo que elas possam ser facilmente encontradas e também se preocupe com a redação desses materiais. Veja algumas dicas do que não pode faltar no website:

  • dados sobre a empresa;
  • produtos ou serviços;
  • informações para contato.

8. Integração com o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta muito útil para monitorar os dados de acessos ao seu website, identificando quais páginas foram mais acessadas, números de visitantes e tempo de permanência. Logo, isso também vai ajudá-lo a identificar se o site é atraente e também contribui para desenvolver a sua estratégia de marketing.

Pronto! Agora você já sabe o que um site precisa ter. Aproveite para fazer uma revisão na sua página e prepare as modificações necessárias para atrair os clientes certos para o seu negócio. Quer ficar por dentro de tudo que acontece no meio digital? Assine a nossa newsletter e receba dicas em seu e-mail!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!