Você já ouviu por aí o termo “tráfego orgânico”, mas não tem ideia do que isso significa? Calma, estamos aqui para explicar este termo! O tráfego orgânico consiste em utilizar estratégias adequadas para atrair clientes ao seu website, sem que você precise pagar por cliques no Google Ads.
O tráfego pago, por sua vez, consiste em utilizar investimento financeiro para levar as pessoas para o site do seu negócio. Isso pode ser feito com o uso de diferentes plataformas. Quer entender melhor esse conceito? É só dar uma “espiadinha” na explicação a seguir!
Tráfego orgânico e a geração de visitas ao website
O tráfego orgânico consiste em aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para atrair visitantes à sua página online, sem que você tenha um custo direto de investimento.
Assim, ao utilizar as práticas corretas você consegue indexar os textos na web e ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa. Logo, quando o usuário pesquisar por um tema que sua empresa já abordou, ele poderá ler o material produzido pelo seu negócio.
Consequentemente, a companhia passa a ganhar a confiança desse potencial cliente que poderá efetuar uma compra com você em médio e longo prazo. A dica aqui é pensar em conteúdos interessantes para a persona, gerar informação de valor e compartilhar os materiais em seus canais digitais.
É importante compreender que essa estratégia de marketing de conteúdo não gera resultados da noite para o dia. Esse é um trabalho contínuo e quanto mais valor você gerar para os usuários, maior é a sua chance de aparecer entre os primeiros colocados do Google nas pesquisas orgânicas.
Tráfego pago e suas implicações
Como o próprio nome já indica, essa é uma estratégia que envolve um maior investimento de recursos financeiros. Além de manter uma equipe estratégica de marketing para traçar essas ações, você também precisa colocar dinheiro em anúncios pagos.
Nesse caso, há alguns canais que são mais importantes no momento para essas campanhas:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Linkedin Ads (se o seu negócio atua no mercado B2B).
No caso do Google Ads, por exemplo, você cria uma campanha com as palavras-chave mais importantes e aí determina o valor máximo a ser pago por um clique. Se você escolher o maior valor em relação aos demais concorrentes, terá destaque na página do buscador. Só é importante compreender que nem todo clique vai gerar, necessariamente, uma venda.
Também podem ser criados anúncios em plataformas como o Facebook e o Instagram. Nelas, é possível escolher se você vai pagar por cliques ou visualizações, por exemplo. Por isso, o mais indicado é investir nas duas estratégias em conjunto: o tráfego orgânico e o pago. Essa é uma maneira de somar esforços para sua empresa e ter mais oportunidades de atrair os clientes certos para o negócio.
Conta aí: você já aplica alguma dessas estratégias? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião!