Google Shopping: o que é, como utilizá-lo?

Google Shopping: o que é, como utilizá-lo?

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Você já utilizou ou ouviu falar no Buscapé ou Zoom? O Google Shopping é uma ferramenta que foi criada pela empresa para seguir a tendência dessas outras plataformas, funcionando como uma vitrine virtual de produtos.

Uma vantagem de utilizar essa funcionalidade é a integração com o Google. Assim, muitos produtos divulgados ali também podem aparecer nos resultados patrocinados do buscador. Quer saber como utilizar essa plataforma para promover a sua loja virtual? Acompanhe as dicas de hoje!

Como utilizar o Google Shopping?

Você deve criar um cadastro no Google Merchant Center para conseguir inserir as informações dos produtos a serem vendidos. Depois, é fundamental fazer uma integração entre essa ferramenta e o Google Ads. Só depois desse processo que será utilizado o Google Shopping.

O objetivo da funcionalidade é apresentar os itens relevantes para os usuários que fazem uma pesquisa no Google. Ela também permite que as pessoas façam buscas de itens de acordo com determinada marca, preço ou categoria.

Por isso, é fundamental que um responsável pelo canal da marca faça uma descrição detalhada dos produtos vendidos, pois isso é relevante para eles aparecerem para os consumidores.

Veja um exemplo de como funciona:

Roteador no Google para vendas

Você pode observar que as imagens dos produtos aparecem antes dos anúncios patrocinados com textos. Se o usuário clicar em algum item, será direcionado para a loja.

Outra opção é selecionar a aba “Shopping” para ter ainda mais opções de mercadorias para escolher. Nesse local, o usuário consegue delimitar uma faixa de preços e as marcas preferidas para fazer uma pré-seleção dos produtos mais interessantes. Veja como os itens aparecem:

Quais informações inserir na hora de divulgar os produtos?

Para ter sucesso na sua estratégia, é fundamental inserir dados úteis para o cliente. Veja:

  • nomes e descrições;
  • website de destino da loja virtual;
  • imagens de qualidade;
  • preços;
  • opções de pagamento/parcelamento;
  • categoria do produto;
  • marca.
  •  

Por que utilizar o Google Shopping?

A ferramenta proporciona muitas vantagens para uma loja virtual. Entre as principais estão:

Ganho de tráfego

Os produtos anunciados na plataforma costumam aparecer entre os primeiros resultados no buscador, logo, eles têm maior probabilidade de atraírem a atenção dos consumidores.

Assim, se o cliente se interessar pelo item e o valor cobrado, poderá clicar na imagem e ser direcionado para o site da loja virtual. Consequentemente, a ferramenta vai gerar mais tráfego para o seu negócio.

Leads qualificados e aumento das conversões

Geralmente, uma pessoa que está realizando uma pesquisa de um produto específico no Google já está com interesse em efetuar uma compra. As principais dúvidas serão: qual item escolher e qual é o melhor preço.

Portanto, o usuário que clica em um produto anunciado no Google Shopping já está quase no final do estágio do funil de vendas e só precisa de um incentivo para efetuar o pagamento.

Logo, se o seu site tiver um preço melhor que o do concorrente e apresentar critérios de usabilidade e agilidade no carregamento, você terá um grande potencial de ampliar as conversões em vendas.

Monitoramento da performance

Um recurso muito útil para a loja virtual é o relatório de desempenho dos anúncios realizados no Google Shopping. Os dados mostram as informações que geraram mais cliques, por exemplo, o que contribui com o desenvolvimento das suas próximas campanhas.

A plataforma ainda auxilia no acompanhamento da performance dos principais concorrentes. Em conjunto, essas informações podem ser usadas para criar grupos específicos de produtos geram mais vendas como uma forma de otimizar os seus investimentos.

É possível concluir, então, que o Google Shopping tem o grande potencial de aprimorar as vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio. Contudo, lembre-se de ter uma plataforma de e-commerce otimizada para SEO e de fácil usabilidade.

Quer saber mais dicas para aperfeiçoar o seu website? Entenda os benefícios de criar uma lista de desejos!

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