Conheça os principais tipos de marketing e descubra qual aplicar na sua empresa

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O marketing está ganhando cada vez mais espaço nas empresas que precisam se destacar no mercado e conquistar clientes. Antes de definir qual estratégia utilizar no negócio, é fundamental conhecer os principais tipos de marketing que podem ser aplicados.

Cada tipo de marketing foca em uma ação específica e você pode escolher um ou mais modelos para criar um plano estratégico para a organização. Que tal conhecer os principais tipos de marketing e iniciar o seu planejamento? ?

1.Marketing Digital

Este tipo de marketing prioriza o uso de canais digitais  ̶ como redes sociais e blogs ̶ para realizar as ações de divulgação da marca e assim atrair clientes. A vantagem do marketing digital é a possibilidade de trocar conversas com o consumidor, ouvir o que ele tem para dizer e usar essas informações para aperfeiçoar o negócio e suas estratégias de marketing.

2.Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados consiste no cadastro de empreendedores online para promover determinado produto. Cada membro recebe um link e faz a divulgação dos produtos em seus canais digitais. O pagamento só ocorre depois que ele realiza a venda.

Esse modelo de marketing é muito utilizado para infoprodutos, como a propagação de cursos online. A Hotmart é um exemplo de empresa que desenvolve um trabalho de marketing de afiliados. ?

3.Marketing Multinível

O modelo também é conhecido como marketing de rede e se baseia na venda de produtos por meio de revendedores que vão até a casa das pessoas ou oferecem os produtos em estabelecimentos comerciais. Entre os exemplos no país estão as marcas Mary Kay, Herbalife e Hinode. Elas incentivam a venda de seus produtos e recebem uma comissão sobre o valor total comercializado.

4.Endomarketing

Dependendo do modelo e tamanho da empresa, também é importante trabalhar com o marketing interno. Essa é uma maneira de melhorar a comunicação com os colaboradores, entender quais são suas maiores dificuldades e ganhar defensores para a marca. ?

Sendo assim, o endomarketing consiste em criar estratégias para divulgar as ações da empresa no ambiente interno, estreitar laços entre a diretoria e os demais colaboradores e criar ferramentas de valorização dos funcionários. Essa é uma forma de reduzir a rotatividade e ter profissionais mais motivados. Entre as ações que podem ser realizadas estão: jornal interno, treinamentos, palestras motivacionais e eventos.

5.Marketing Social

Essa estratégia de marketing visa promover ideias e ações em prol da sociedade, com o intuito de estimular mudanças positivas. Ele pode ser desenvolvido por ONGs, instituições governamentais e empresas da iniciativa privada.

A Dove, por exemplo, já criou campanhas de valorização das mulheres ao defender que todas são belas. O principal objetivo era mudar a forma com que elas se enxergavam, mostrando que cada uma tem um diferencial. ?

O MC Donald’s também realiza anualmente a sua campanha social com o MC Dia Feliz. Esses são apenas alguns exemplos de ações praticadas pelas empresas. Porém, vale lembrar que é importante ter um compromisso social real e não apenas como uma estratégia para chamar a atenção para a marca.

6. Marketing de Relacionamento

O foco deste trabalho é criar e manter um relacionamento com os clientes. Para isso, a empresa pode investir em diferentes formas de comunicação, responder os consumidores sempre que receber um questionamento, compartilhar informações relevantes por diferentes canais e agir de forma positiva. ?

7.Marketing Internacional

Esta estratégia pode ser utilizada pelas empresas que atuam no mercado internacional ou pretendem iniciar esse trabalho. Para tanto, é importante entender como o público do outro país se comporta e desenvolver ações específicas para aquele cenário.

8.Outbound Marketing

Este é o modelo tradicional de marketing que as pessoas já estão acostumadas. É aquela interrupção em um filme para transmitir propagandas, um anúncio pago nas redes sociais ou um outdoor na rua.

Ele perdeu um pouco de relevância com o surgimento do marketing digital, porém, para muitas empresas ainda é uma estratégia útil e efetiva. Tanto que muitas marcas continuam investindo em propagandas, a exemplo das Casas Bahia, Bradesco e Boticário.

Qual é o melhor modelo para o seu negócio? Tudo vai depender do seu objetivo, persona e orçamento disponível. O importante é conhecer os principais tipos de marketing para criar uma estratégia eficiente.

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