Estratégias para reduzir o custo por lead no Facebook Ads

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Quantos clientes você já conquistou com a divulgação do negócio no Facebook Ads? Se você não souber programar corretamente a campanha, o custo por lead pode ser tornar muito mais alto do que o necessário. Para manter uma forte presença digital sem estourar o orçamento é necessário conhecer as boas práticas de marketing digital nessa plataforma.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe as nossas dicas a seguir!

Entenda o conceito de custo por lead

Na hora de criar um planejamento de marketing a empresa deve delimitar o orçamento total de uma campanha, correto? No Facebook Ads também é preciso escolher o valor do anúncio, que pode ser vitalício ou diário.

Ao construir uma campanha você define as seguintes informações:

  • objetivo;
  • dados do anúncio;
  • imagem;
  • público-alvo;
  • valor;
  • período de publicação.

Feito isso, é hora de colocar a campanha no ar por um tempo pré-determinado e monitorar o resultado. Porém, somente quando ela encerrar é que você poderá avaliar o número de pessoas impactadas pelo anúncio e comparar com o valor total aplicado. Por exemplo: se você investiu R$100,00 e atingiu 20 pessoas, o CPL (custo por lead) foi de R$5,00 (100/20 = 5). Fácil, não é mesmo?

O importante é compreender que cada segmento tem um perfil diferente no processo de atração e retenção de leads, por isso, não existe um valor exato de investimento para saber se você está fazendo certo. O ideal é acompanhar as estratégias e adaptá-las ao longo do tempo.

Avalie o ROI

Fazer a análise do ROI – Retorno sobre o Investimento é a única maneira de saber se a estratégia está funcionando. Por meio dessa métrica, você conseguirá identificar se está obtendo um retorno com as campanhas ou apenas “jogando dinheiro fora”. Entenda como fazer esse cálculo;

ROI = Lucro – Investimento/Investimento X 100

Vamos supor que você fez um anúncio sobre um curso online. O valor investido foi R$200,00 e isso gerou R$900,00 em inscrições. Qual foi o ROI obtido? É só fazer a conta:

ROI = 900 – 200/200 X 100 = 350 %

É isso mesmo! O ROI foi de 350% e isso indica um excelente resultado para a sua estratégia.

Como reduzir o custo por lead no Facebook Ads

Agora que você já sabe os conceitos básicos para analisar se suas campanhas dão resultado, é hora de avaliar outros critérios para diminuir o custo por lead e ainda obter um bom retorno. Veja:

Segmente o seu público corretamente

Você sabe quem é seu cliente? Fazer a segmentação do público exige um conhecimento sobre as características de quem já comprou com você. Sendo assim, verifique os principais dados dessas pessoas:

  • idade;
  • gênero;
  • localização geográfica, entre outros.
  •  

Isso permitirá que o anúncio seja direcionado para as pessoas com maior interesse no tema, aumentando as oportunidades de conversão e diminuindo os custos por lead.

Construa uma landing page de sucesso

Quando se pensa em gerar leads para o negócio é necessário criar landing pages atraentes. Utilize os conhecimentos em UX design e de SEO (Search Engine Optimization) para converter o maior número possível de pessoas. Para tanto, você deve dar atenção às seguintes características:

  • defina o objetivo com a landing page;
  • instigue o leitor a inserir suas informações;
  • utilize um CTA (call-to-action) de destaque.

Lembre-se de solicitar poucos dados aos usuários do topo de funil, pois isso ajuda a aumentar a taxa de conversão. Depois, é só continuar o trabalho com os leads pelo e-mail marketing.

E aí, pronto para colocar as dicas em prática e reduzir o custo por lead no Facebook Ads? Lembre-se de monitorar todas as campanhas e desativar aquelas que não apresentam bons resultados. Faça uma análise de cada material criado, pois isso gera insights para produzir promoções cada vez mais relevantes para o seu público.

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