A Copa do Mundo está se aproximando e já dá para sentir o clima de euforia entre nós brasileiros, eu diria até de otimismo, mas alguns sempre gostam de relembrar do terrível 7×1.
Mas de qualquer forma, somos conhecidos como aqueles que não desistem nunca, e claro, sonhamos com o esperado título de hexacampeão.
O evento da Copa do Mundo mobiliza uma legião de pessoas e movimenta a economia do país. Em 2014, como país sede, vimos isso de perto. Esse ano, o país sede é a Rússia, mas iremos sentir algum impacto por aqui.
Observando em um âmbito nacional e mais abrangente, os investimentos estão menores do que o esperado. As marcas patrocinadoras são as que mais apostam no evento, e até as mesmas estão receosas. Aos poucos elas começaram a mostrar a sua cara, e agora perto da competição as manifestações são mais fervorosas.
Isolando os casos dos patrocinadores, as demais marcas usam do evento e da paixão dos brasileiros para conquista-los. Todas as empresas puderam, e ainda podem tirar algum proveito da situação. Seja uma promoção, cupons de descontos usando a criatividade, produtos personalizados ou apenas uma mobilização que demonstre patriotismo.
As micro e pequenas empresas também podem se beneficiar da Copa do Mundo. Talvez sejam elas as que mais tirem proveito, já que também são as mesmas que movimentam a economia do país.
As vendas nesse período aumentam para quem trabalha com produtos e serviços direcionados ao evento. As lojas que vendem camisas do Brasil, acessórios, produtos personalizados com certeza tem um lucro mais alto. Os bares também lucram com os jogos, a galera se reúne para assistir aos jogos e os ambientes que se preparam para receber os torcedores num lugar propício e aconchegante já estão muitos passos à frente.
Visto que quem entende que a pegada é entrar no clima pode ter bons resultados. E ninguém fica de fora disso! As possibilidades de aproveitar são muitas e nem precisam custar caro.
Uma estratégia simples e bem elaborada, pode surtir efeito. Você é dono da empresa, mas também é torcedor, seus clientes ou seguidores também são torcedores. Então deixe que eles se identifiquem com você. A base de um bom relacionamento com os clientes é a humanização, então torçam juntos! Você com certeza, como empresa, será notado.
E como fazer isso?
Um simples post nas redes sociais pode gerar engajamento. Use esse espaço como meio para aproximar sua empresa do cliente. Postagens que promovam uma interação já dão algum resultado.
É fácil, você se faz presente em um evento grande como esse de forma simples e atrai olhares de quem compartilha a mesma paixão com você.
E as coisas podem melhorar! A cada etapa da Copa que o Brasil passar maiores oportunidades de aproveitar o momento para converter em vendas na sua empresa, então como empreendedores e torcedores, vamos torcer para termos bons resultados.
Lojas físicas que também não trabalham com segmentos específicos podem participar. Uma bandeira aqui, um verde e amarelo ali já atrai os olhares daqueles que passam.
Mas cuidado! Nada de usar logomarcas de patrocinadores oficiais, jogadores como publicidade e algo que esteja ligado a oficialidade do evento, a regra é não tirar proveito em cima de ninguém.
Prontos para marcar um gol? Aproveite o momento e faça a diferença, pense em como sua empresa pode marcar pontos como o consumidor. E vamos todos juntos torcer para que nosso esquema tático funcione nos negócios e em campo!