Como mensurar a inovação da empresa? Conheça 4 indicadores!

Como mensurar a inovação da empresa? Conheça 4 indicadores!

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Será que a sua empresa está preparada para atender às exigências do mercado? O gestor de um negócio precisa saber mudar as suas estratégias para manter a competitividade diante da concorrência. Algumas ferramentas permitem mensurar a inovação da companhia e avaliar se os esforços são suficientes ou devem ser aprimorados.

Entender qual é a capacidade de inovar da empresa vai ajudá-lo a identificar quais projetos são mais promissores e quais podem ser descartados. E aí, ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Então, vamos lá!

Qual é a importância de mensurar a inovação?

A Revista Fast Company elaborou uma lista com as empresas mais inovadoras do mundo. A primeira posição ficou para a Meituan Dianping, que criou uma plataforma tecnológica para facilitar a entrega de serviços de alimentos e ingressos de cinema na China. Ou seja, ela está mudando um pouco os hábitos de compra dos asiáticos.

No Brasil, quem se destacou foi a fintech Nubank – famosa pelo cartão de crédito roxo e sem anuidade. Segundo a pesquisa, ela é considerada o maior banco digital fora da Ásia.

Um aspecto muito comum dessas organizações que inovam é a capacidade de se adaptarem às mudanças de consumo da população ou até mesmo criar ferramentas que oportunizam uma nova maneira de pensar e agir.

Todas essas empresas crescem em uma velocidade muito rápida e recebem investimentos de pessoas que acreditam no potencial delas. Logo, torna-se importante mensurar a inovação da companhia para saber se você está no caminho certo em busca do desenvolvimento ou se precisa realizar mudanças significativas.

Benefício de mensurar a inovação

A vantagem de acompanhar esses indicadores é a capacidade de perceber se os esforços dos colaboradores estão direcionados para os projetos que geram resultados positivos para o negócio. Assim, se algo não estiver de acordo é possível reajustar os processos rapidamente e evitar perdas de dinheiro.

Um exemplo bem simples de como a prática é útil é o acompanhamento que se faz do setor de vendas com o uso de um CRM. Se você deixa para olhar o resultado no último dia do mês, não terá tempo hábil para reverter a situação. Já o monitoramento diário permite identificar os principais gargalos e mudar a estratégia para atingir a meta e aumentar as vendas.

Como definir uma estratégia de monitoramento adequada?

O ideal é utilizar os indicadores de inovação que se encaixam no perfil do negócio, conforme o grau de investimento e a maturidade dos projetos. Uma startup que tem um projeto em desenvolvimento, por exemplo, pode fazer suas medições na quantidade de horas utilizadas e o número de funcionários envolvidos na atividade.

Já uma companhia com muitos anos de atuação pode estabelecer como indicadores as novas tecnologias implementadas, mudanças nos processos de fabricação, uso de outros canais para entregar as mercadorias, quantidade de projetos lançados e executados, entre outros.

Portanto, a estratégia pode mudar conforme o perfil do negócio, a quantidade de projetos e a necessidade do momento.

Como mensurar a inovação da empresa?

Você deve avaliar os indicadores relacionados às métricas de entrada (capacitação da equipe e investimentos feitos) e de saída (resultado do projeto e retorno financeiro). Para tanto, sugerimos alguns exemplos para você acompanhar:

1. Capacidade de inovar

Esse indicador está relacionado às habilidades intelectuais, práticas e experiência da equipe. Quanto mais diversificado for o perfil dos colaboradores, maior será o potencial de inovação em uma empresa.

Também é recomendável identificar o recurso disponível para investir na inovação e fazer uma análise sobre o valor utilizado e o desempenho da equipe.

2. Ambiente e infraestrutura

A estrutura organizacional e os processos utilizados pela empresa também entram nos indicadores de inovação que devem ser monitorados. Sem um ambiente adequado fica difícil para a equipe se concentrar em criar produtos ou serviços diferenciados.

3. Cultura organizacional

A cultura do negócio prioriza a inovação? É muito importante dar espaço para os profissionais compartilharem ideias e darem início a projetos que podem levar um diferencial para o mercado.

Empresas que estabelecem muitas hierarquias e processos de aprovação de projetos tornam a inovação mais lenta e difícil. Como avaliar essa métrica? Faça um comparativo entre as ideias que são repassadas pelos funcionários e aquelas que vêm da administração, bem como o tempo utilizado para o desenvolvimento dos projetos.

4. Resultados sobre o investimento

Analisar o ROI (retorno sobre o investimento) também é uma maneira de analisar o índice de inovação. Ele consiste em analisar o número de itens lançados e a receita obtida com eles.

Para simplificar, a forma mais adequada de mensurar a inovação da empresa é por meio da definição dos indicadores relevantes para o momento, nível produtividade e resultados.

E aí, pronto para verificar como estão os indicadores de inovação no seu negócio? Se precisar de ajuda para promover mudanças nesse sentido, veja como um aplicativo para celular pode ajudá-lo!

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