Como modificar as técnicas de persuasão nas vendas

Como modificar as técnicas de persuasão nas vendas

Se você trabalha com vendas já deve ter se deparado com a pergunta “por que eu deveria comprar o seu produto”? E aí, já tem uma resposta quase na ponta da língua “nossa empresa é líder nesse mercado” ou “porque ele é o melhor”. Essa é uma prática que já não convence mais as pessoas tão facilmente. Investir no conhecimento de novas técnicas de persuasão nas vendas é muito importante para conquistar a atenção do cliente.

Talvez você esteja se perguntando “o que preciso mudar, afinal”? A forma de abordar o cliente e interagir com ele. Saiba mais a seguir!

Mude o tom da conversa

As antigas técnicas de persuasão nas vendas valorizavam muito as respostas rápidas e prontas, que se baseavam na descrição do negócio e as vantagens do produto ou serviço.

O cliente ainda quer saber todas essas informações, mas ele busca um discurso mais abrangente. Em vez de focar em “por que comprar o seu produto”, procure mostrar “como as funcionalidades da ferramenta podem ajudá-lo a ter melhores resultados”.

Seguindo essa lógica, o vendedor deixa de ser apenas alguém que pretende ganhar dinheiro a todo custo e se transforma em um aliado. Ele passa a mostrar como utilizar o produto e mostra o valor dele para o cliente.

Transforme as técnicas de persuasão nas vendas

Esse é um processo de transformação que não ocorre de imediato. O vendedor precisa estudar melhor o produto ou serviço e utilizar uma metodologia inbound: conhecer o potencial cliente e criar uma conexão com ele, envolvê-lo no discurso e se transformar em um consultor no assunto. Para isso, siga alguns passos:

  • identifique os potenciais clientes;
  • utilize ferramentas para identificar os interesses das pessoas e selecionar aquelas que já estão prontas para o contato do setor de vendas;
  • faça uma abordagem adequada e agende uma conversa;
  • compreenda quais são as necessidades do potencial cliente, identificando suas metas, os planos e orçamento disponível;
  • exerça um papel consultivo e ajude o cliente a compreender os benefícios da solução apresentada ao apresentar como ela pode ser aplicada em seu dia a dia;
  • mostre o valor do produto ou serviço ao expor os resultados que o cliente pode esperar;
  • crie uma expectativa realista e deixe o cliente analisar a sua proposta;
  • retorne o contato após algum tempo e mostre-se disponível para uma nova conversa.

Ao mostrar como a sua solução pode ajudá-lo a ter melhores resultados na empresa, o cliente ficará mais seguro para fazer o investimento. Essa é a melhor maneira de transformar o processo de vendas em uma conversa amigável, deixando o consumidor mais tranquilo para fechar o negócio.

Percebeu como é possível modificar as técnicas de persuasão em vendas e ainda colher bons resultados? Mostre o valor do seu produto ou serviço e deixe o cliente perceber os diferenciais de sua empresa.
Esse trabalho já pode iniciar com as estratégias de inbound marketing. Elas ajudam você a atrair leads mais qualificados e interessados no seu produto. Saiba mais sobre o assunto no post “Estratégia de Marketing Digital: como elaborar uma”!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!