Como o inside sales contribui com o aumento das vendas

Como o inside sales contribui com o aumento das vendas?

Muitos vendedores enfrentam contratempos entre o agendamento de reuniões com clientes e as negociações. Isso causa a perda de tempo dos profissionais e a ausência de entrada de recursos na empresa. O inside sales é uma estratégia de vendas mais ampla que utiliza a tecnologia para estreitar o relacionamento com os consumidores.

Muito diferente do telemarketing, ela depende de uma equipe altamente qualificada a fim de obter a redução de custos e um aumento no faturamento. Quer saber como funciona esse processo? Acompanhe!

O que é inside sales?

Essa é uma forma diferenciada de realizar as vendas para reduzir custos do negócio. O procedimento é utilizado para vendas mais complexas que demandam uma atenção e conhecimento aprofundado do vendedor, que realiza o atendimento ao cliente por meio de reuniões virtuais.

A estratégia diminui os custos da companhia porque evita deslocamentos que demandam um ticket médio mais alto. Assim, o vendedor utiliza a tecnologia para atender três clientes, por exemplo, em vez de um. Logo, o inside sales aumenta a produtividade da equipe e reduz as despesas da empresa.

Quais são os resultados obtidos com o inside sales?

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard identificou que, quando realizado de forma adequada, esse trabalho diminui os custos entre 40% e 90% nas organizações, se comparado às atividades de vendas em campo. A pesquisa também identificou outros benefícios:

  • diminuição do custo pelo contato;
  • aumento no número de intermediações diárias;
  • ampliação da receita em contas que não eram prioridade para visitas in loco;
  • agilidade na resposta aos clientes;
  • capacidade de elevar o número de profissionais de vendas internas;
  • aprendizado mais rápido e compartilhamento de informações entre gerentes e vendedores.

Como aplicar a metodologia no negócio?

Se você se convenceu que os benefícios da estratégia são bons para a empresa, é hora de aprender como utilizar esse método. Confira:

Promova um treinamento e a integração das equipes

Treine a equipe de vendedores para o atendimento via plataformas digitais. Os profissionais precisam conhecer como funciona o método e as vantagens que ele fornece para eles e a organização. Crie simulações do processo para que todos saibam agir da forma adequada na hora de realizar as vendas internas.

Também é importante alinhar as equipes de marketing e vendas para que todos “falem a mesma língua”. Para tanto, o gestor deve esclarecer que não existe uma disputa entre os setores, e sim que o trabalho em equipe pode melhorar os resultados de todos.

Defina os objetivos

Os times de marketing e vendas devem estabelecer as estratégias que serão utilizadas para atrair clientes de modo online e quais serão os principais indicadores de performance.

Os KPIs (key performance indicators) são as métricas para acompanhar o desempenho a fim de avaliar as taxas de conversão e rentabilidade. Dessa forma, é possível identificar como o trabalho dos setores contribui com a lucratividade da empresa.

Implante uma estrutura adequada

É importante dar atenção às tecnologias utilizadas pelo negócio. Os profissionais precisam de uma estrutura adequada com internet ágil, computadores de qualidade e ramais telefônicos para poderem dialogar com os potenciais clientes.

Trace um plano de transição

Os profissionais que estão acostumados a atuar em campo podem levar algum tempo para se acostumarem com o processo de inside sales. Portanto, é fundamental realizar uma transição gradual para não prejudicar a rentabilidade da companhia.

Se você está precisando ampliar a receita do seu negócio, a técnica de inside sales pode ser uma oportunidade para você.  É só seguir as dicas do post e implantar a estratégia na empresa.

Aproveite também para entender como desenvolver um plano de marketing digital para alavancar as vendas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!