VANTAGENS DO E-COMMERCE PARA INDÚSTRIA

Conheça o D2C e descubra as vantagens do e-commerce para indústria

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O número total de vendas é a única informação que sua indústria tem como parâmetro para lançar novos produtos no mercado?

Uma resposta positiva a esta questão aciona uma série de sinais de alerta. O primeiro deles indica que a indústria para a qual você trabalha ou é proprietário pode não ter clareza de quem são seus consumidores.

Indústrias que se encaixam nesse contexto estão cada vez mais inseridas em um passado que está ficando cada vez mais distante. Ler isso pode ser duro, mas essa ficha precisa cair: foi-se o tempo em que conhecer as necessidades e preferências do consumidor pouco importava.

Desde que descobriu o caminho (já sem volta) das compras online, mais da metade dos clientes prefere fazer não só as suas pesquisas, mas também as aquisições diretamente do site do fabricante, como mostra o gráfico da Astound Commerce:

Estudo-Astound-Commerce

O gráfico da Astound Commerce mostra que 59% dos consumidores preferem fazer pesquisas diretamente no site do fabricante, com 55% preferindo fazer as compras da mesma forma.

Na prática, isso significa que se sua indústria não responde prontamente ao clique do consumidor, ele simplesmente vai passar para a próxima janela de pesquisa.

Desperdiçar a chance de ter sido lembrado como primeira opção significa não só a perda de uma venda, mas também que você está deixando escapar, em termos estratégicos, a possibilidade de adicionar os dados dos compradores como um dos ativos mais valiosos para sua empresa.

É por essas e outras razões que, principalmente economias de países desenvolvidos como Estados Unidos e Reino Unido, já descobriram as vantagens do e-commerce para indústrias e são cada vez mais D2C.

O que é D2C e quais são as vantagens do e-commerce para indústria?

Vender bens e serviços diretamente ao consumidor. Esta é a proposta da estratégia das vendas Direct-to-Consumer, ou simplesmente D2C.

Sem a figura de varejistas, revendedores ou franqueados, no D2C, empresas como fabricantes, indústrias e distribuidores, vendem seus produtos diretamente aos clientes, através de um meio online, como um site, por exemplo.

O resultado desse movimento é um processo de vendas mais simplificado, com economia de tempo e recursos, que se beneficia do apoio da inteligência artificial para aprimorar a experiência do cliente.

O presente das indústrias é D2C

Uma pesquisa internacional realizada pela Salesforce mostrou que 99% dos fabricantes líderes de bens de consumo disseram estar investindo em alguma estratégia D2C, enquanto apenas 1% disse não considerar isso uma prioridade.

Marcas que antes vendiam apenas por meio de canais indiretos, agora aproveitam essa oportunidade para aprender com a experiência do cliente e, partindo das próprias demandas dos consumidores, introduzem novos modelos de negócios.

Um exemplo desse movimento é a Apple e suas lojas próprias: nelas os consumidores interagem diretamente com os vendedores e se sentem mais próximos da marca. Assim, muito mais do que comprar um produto, os clientes vivem a experiência Apple.

Importante ressaltar que a diferença das vendas D2C para modelo B2C é que, no modelo Business to Consumer, há um intermediário, ou seja, uma empresa que faz a venda ao consumidor e esta empresa não é a mesma que produziu o produto, como é o caso do D2C.

Então adotar o D2C significa abandonar os intermediários das vendas?

Se respondeu sim a esta pergunta, você se enganou. O D2C não vem para deixar para trás nenhuma estratégia que esteja funcionando, pelo contrário, ele vem para somar nos seus resultados.

Para esse entendimento ficar mais claro, pense no D2C como mais um canal de acesso aos seus clientes (com grande potencial para se transformar no principal). Lembra do conceito de omnichannel, que exploramos neste artigo?

Pois bem, o D2C vem para absorver uma demanda própria e para operar em paralelo aos seus intermediários.

Uma estratégia que sua empresa pode adotar aqui é determinar alguns produtos que serão vendidos de forma D2C, como lançamentos e liquidações, enquanto deixa que seus revendedores cuidem do restante.

Dessa forma, você aproveita as vantagens do e-commerce para indústria, garantindo um espaço para a sua empresa nas vendas online, mas mantém a boa relação com os seus parceiros.

Do que as indústrias precisam para vender diretamente aos consumidores?

Para o gerenciamento das vendas e do marketing em ambiente digital, o D2C geralmente integra os sistemas de gestão empresarial (ERPs) ao e-commerce e aos marketplaces, utilizando plataformas (como a Tray) para o monitoramento do fluxo comercial e atendimento ao cliente (como o CRM).

Essas ferramentas acompanham toda a jornada do consumidor, gerando dados de comportamento precisos e atualizados em tempo real, podendo servir de base para o fomento de ações mais assertivas, que atendam às expectativas e necessidades reais dos consumidores.

Agora que você já sabe como as vendas direto ao consumidor funcionam, vamos explorar 4 das principais vantagens do e-commerce para as indústrias.

3 Vantagens do e-commerce para as indústrias

1 Melhores experiências: Pesquisas comprovam que empresas que priorizam a experiência do cliente conquistam lucros 60% mais altos do que seus concorrentes.

Estar no controle de todo o fluxo de distribuição certamente é uma oportunidade valiosa para sua indústria oferecer aos clientes experiências cada vez mais personalizadas e autênticas, superando expectativas.

Superar expectativas, aliás, é o principal impulso não só para que esses consumidores voltem, mas também para que deixem avaliações positivas publicamente, motivando novas vendas.

2 Acesso direto aos dados dos consumidores: No D2C os clientes se relacionam diretamente com a sua marca, isso lhe dará um acesso sem barreiras aos dados dos consumidores. Você tem ideia do quanto essas informações são valiosas?

Com elas você será capaz de criar estratégias para oferecer a cada um de seus clientes o que eles precisam, no momento em que mais precisam.

Sem falar que o feedback não filtrado e sem censura dos consumidores será uma das melhores ferramentas que você terá para aprimorar os produtos da sua indústria.

3 Aumento das vendas e do lucro: Sem intermediários, suas transações terão uma margem maior de lucros, além de o faturamento entrar diretamente no caixa da empresa.

Acertando a mão nas estratégias de venda online, sua empresa certamente ainda colherá o aumento nas vendas como recompensa.

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