Como garantir o sucesso do cliente com o uso de plataformas digitais?

Como garantir o sucesso do cliente com o uso de plataformas digitais?

Em tempos de alta competitividade entre os negócios torna-se essencial trabalhar focado no sucesso do cliente. Muitas tecnologias podem contribuir com esse processo e uma ferramenta gratuita e disponível para todas as empresas é o Google Analytics. Ele faz a captura de dados sobre os acessos ao website e ajuda a sua equipe a direcionar as estratégias de marketing e vendas.

Outras plataformas digitais também contribuem com a agilidade do atendimento aos clientes, como chatbot, CRM (Customer Relationship Management), soluções de gestão e aplicativos. Quer saber como utilizar os dados para dar um direcionamento melhor para o relacionamento com o cliente? Fique ligado nas dicas a seguir!

4 ferramentas digitais que contribuem para o sucesso do cliente

Muitos gestores acreditam que a aquisição de ferramentas tecnológicas gera custos para o negócio e não percebem como elas podem ajudar a solucionar muitos problemas. Porém, a realidade é completamente diferente: elas devem ser consideradas investimentos para a empresa, pois proporcionam economia de tempo, eficiência no atendimento e ganho de resultados. A seguir, apresentamos algumas soluções úteis para assegurar o sucesso do cliente:

1. Google Analytics e os dados

Esta plataforma de acesso gratuito é uma fonte rica de informações sobre os clientes e ajuda a orientar as estratégias de vendas, marketing e atendimento ao consumidor. Os dados gerados no Analytics auxiliam na identificação da jornada do consumidor, pontos de interesse e aspectos que precisam ser aperfeiçoados para gerar mais conversões.

Ao conhecer os pontos de interação entre o consumidor e a marca, por exemplo, o gestor de marketing consegue compreender o comportamento do consumidor, identificar o seu perfil e traçar campanhas com um direcionamento estratégico. Esse esforço torna mais simples o processo de vendas, pois deixa o cliente mais preparado para a abordagem do vendedor e a compra.

O Google Analytics identifica, por exemplo, quais são as páginas mais acessadas, os horários de maior visitação, a origem da visita e o número de pessoas que retornaram ao website. A plataforma também pode ser integrada ao Google Ads para gerar campanhas que geram tráfego e vendas para o negócio.

2. CRM e o sucesso do cliente

Uma solução CRM também gera dados para o gestor e a equipe de vendas, o que contribui para aperfeiçoar as estratégias de abordagem aos clientes, retornos e acompanhamento de projetos.

Esse tipo de tecnologia integra o setor financeiro ao de vendas e faz um acompanhamento das atividades das equipes. Portanto, é possível identificar o retorno gerado pelo trabalho de cada vendedor e acompanhar as metas da equipe. Assim, a equipe pode atuar em conjunto para identificar quais ações e abordagens geram mais retorno financeiro para o negócio.

3. Aplicativos de integração

Você já percebeu como os aplicativos para smartphone se tornaram imprescindíveis para diferentes atividades do seu dia? Se você precisa de um transporte chama o Uber, para entrega de comida usa o IFood e para controlar o dinheiro usa o app do banco.

Os aplicativos também podem ser utilizados para gerenciar o trabalho das equipes, fazer um acompanhamento da situação do cliente, organizar as finanças da empresa e fazer a gestão de contratos. Você consegue escolher uma solução pronta no mercado ou criar um app personalizado para o negócio, com todas as funcionalidades necessárias e o agrupamento de dados que contribuem para o sucesso do cliente. Portanto, o aplicativo também funciona como uma solução para integrar equipes e monitorar o sucesso do cliente.

4. Chatbot e atendimento ágil

Os clientes desejam um atendimento cada vez mais rápido e eficaz, afinal, eles não têm tempo para esperar pela solução de um problema. Sendo assim, você tem duas opções: contratar mais pessoas para realizar esses atendimentos ou utilizar a tecnologia para auxiliar nesse processo.

O chatbot funciona como um assistente virtual do negócio e pode ser incluído no website e nas redes sociais . Ele pode ser programado para realizar a primeira etapa do atendimento e esclarecer eventuais dúvidas dos clientes. Caso seja necessário um suporte especializado, ele direciona o consumidor para um profissional especializado.

Enfim, esses são alguns exemplos de tecnologias úteis para diferentes modelos de negócios. Elas geram dados, permitem a criação de relatórios e favorecem a geração de insights valiosos para garantir o sucesso do cliente.

Gostou deste artigo e quer aprender mais? Temos um blog post com dicas incríveis sobre gestão de vendas. Que tal conferir?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!