Como funciona a taxa de rejeição do site?

Como funciona a taxa de rejeição do site?

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A taxa de rejeição (bounce rate) é um indicador utilizado pelo Google Analytics para mostrar se os usuários navegam pelo website. Se você tem dificuldade para obter assinaturas de e-mail e adquirir leads para o negócio, o problema pode estar em uma alta taxa desse indicador.

Isso porque um bounce rate alto mostra que os usuários entram na página do negócio, mas não geram qualquer ação diferente. Por isso, é essencial saber analisar esses números para modificar as estratégias a fim de obter melhores resultados. A seguir, explicamos como fazer isso. Vamos lá?

O que é a taxa de rejeição?

Ela mostra um percentual de pessoas que entraram no website da empresa e permaneceram apenas naquela página, sem criar qualquer interação com a marca. O Google interpreta como interação apenas o usuário que não clica em outra página durante uma visita.

Logo, outras ações não integram o ranking como:

  • compartilhamento de conteúdo;
  • cadastro em landing page;
  • download de informações.

Para conseguir que essas ações sejam consideradas interações pelo Google, você deve cadastrar tags em cada atividade.

É necessário se preocupar com o bounce rate alto?

Ter uma alta taxa de rejeição não é motivo para entrar em pânico, mas serve como alerta que algumas ações precisam ser modificadas. Além disso, esse indicador não avalia a qualidade do conteúdo do website.

Por exemplo: um usuário entrou na página porque pesquisou por um determinado termo no Google e o site apareceu na primeira colocação. Ele permaneceu por 5 minutos lendo o material e depois saiu porque o material já esclareceu suas dúvidas.

Como esse leitor não clicou em links, essa visita será considerada uma rejeição. Logo, não significa falha na produção de conteúdo. Para avaliar esse contexto, é necessário analisar outros indicadores em conjunto, como o engajamento com a marca, o tempo de permanência no site e o perfil do usuário.

Um estudo apresentado pelo Quicksprout mostra um percentual considerado normal para cada tipo de site:

  • blogs – 70% a 98%
  • páginas de serviços – 10% a 30%
  • sites de varejo – 20% a 40%.
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A taxa de rejeição do site é alta. Como melhorar esse índice?

Facilite a leitura do conteúdo

A legibilidade é um fator essencial na produção de conteúdo para web. Portanto, é necessário criar destaques no texto e evitar longos trechos de escrita, pois o leitor busca por respostas rápidas.

Portanto, evite utilizar o mesmo estilo de diagramação de um jornal impresso. Valorize o uso de subtítulos, negritos, espaços e imagens, pois o leitor não ficará uma hora diante do seu site para encontrar o que precisa.

Evite o excesso de popups e anúncios

Imagine que o usuário acessou sua página porque encontrou um artigo interessante. Assim que ele começa a leitura já recebe um anúncio. Será que o leitor gosta de ser interrompido ou repudia essa prática?

Tudo bem, os popups até ajudam a ter altas taxas de conversão e você não quer abandoná-los. A saída é diminuir a quantidade ou aguardar algum tempo para que o usuário tenha a oportunidade de visualizar o conteúdo no website.

Tenha um site responsivo

Já explicamos aqui no blog o que é um layout responsivo. Essa característica é muito importante do ponto de vista do marketing digital, pois os usuários muitas vezes acessam as informações por dispositivos móveis.

Sendo assim, a página precisa se adaptar ao tamanho da tela para facilitar a leitura e valorizar a experiência do usuário.

Direcione o leitor para outros conteúdos

A taxa de rejeição do website pode estar alta porque o leitor não sabe que outros materiais podem ser interessantes para ele. Portanto, uma maneira de melhorar esse índice é por meio da inserção de links para outros textos, vídeos e imagens da empresa. Essa é a melhor forma de estimular a interação com a página.

Dê atenção à velocidade de carregamento

Uma página que demora para carregar perde a atenção do leitor, pois ele tem diferentes sites para avaliar. Esse fator ainda prejudica o posicionamento nos buscadores de pesquisa, pois o Google valoriza muito a usabilidade da página. Portanto, monitore esse critério e faça as mudanças necessárias.

Ao seguir essas dicas você poderá melhorar a taxa de rejeição do site ao longo do tempo. Contudo, não se preocupe tanto com os valores que aparecem e foque na estratégia de conteúdo e atenção dada ao cliente. São as estratégias em conjunto que geram resultados positivos.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre marketing digital? Entenda quais são as características importantes para sua estratégia!

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