AMP: o que é, como interfere em seu site

AMP: o que é, como interfere em seu site?

A sigla AMP significa Accelerated Mobile Pages. Em português, isso indica a agilidade no carregamento da página ao ser visualizada em um dispositivo móvel. O Google valoriza muito os sites que são otimizados para smartphones e tablets e usa isso como critério no ranqueamento das páginas.

A intenção deste protocolo do Google é criar um padrão para os websites e facilitar o acesso dos usuários aos conteúdos online. Logo, uma página que carrega mais rápido tem maiores chances de ampliar o número de visitantes e fechar negócios. Quer compreender melhor este assunto? É só continuar a leitura do artigo!

Por que se preocupar com o AMP?

No Brasil, já há mais de um smartphone por habitante. Uma recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo identificou que existem mais de 220 milhões de aparelhos celulares no país, e a tendência é esse número aumentar ainda mais conforme a população passa a ter acesso à tecnologia.

Com um acesso maior das pessoas ao smartphone, também cresce o índice de consumo de informações por dispositivos móveis. O protocolo AMP tem um código aberto e seu principal objetivo é permitir a criação de websites mais simplificados para as versões mobile. Esse projeto ameniza o principal problema dos usuários: a falta de qualidade e velocidade da internet móvel.

Como funciona o protocolo AMP?

Na hora de criar ou atualizar o site, a empresa deve prestar muita atenção à forma de implementação do protocolo. O plug-in pode ser instalado por qualquer organização para criar uma versão mais simples da página.

Também é fundamental desenvolver um layout direcionado para a boa experiência do usuário. Caso contrário, você perceberá uma queda nas visitas e geração de leads. Além disso, é preciso adicionar o código do Google Analytics na página, pois ele faz o monitoramento das visitas.

Um site com esse protocolo tem uma arquitetura focada na rapidez de carregamento das informações. Por isso, ela é dividida em três configurações:

  • AMP HTML: o código tem algumas restrições e extensões que substituem certas características do HTML básico;
  • AMP JS: essa característica garante uma renderização rápida do website;
  • Google AMP Cache: essa configuração é opcional, mas sua função é armazenar as páginas no cache do Google.

O plug-in deve ser instalado em um e-commerce?

A resposta é: depende. Não basta apenas instalar o plug-in e esperar que tudo funcione normalmente. Primeiro é necessário desenvolver um website que garanta a boa experiência do usuário e tenha um formato adaptado para o protocolo.

Sendo assim, o ideal é buscar um parceiro com experiência no assunto para desenvolver uma página adaptada ao seu modelo de negócio e ao protocolo AMP. Dessa forma, será possível aproveitar as vantagens do plug-in, ampliar o número de visitantes e fechar bons negócios.

Enfim, é possível perceber que o AMP é essencial para melhorar o carregamento das páginas nos dispositivos mobile e favorecer o ranqueamento do website.

Precisa de ajuda para melhorar a experiência dos usuários? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como criar um site adaptado aos dispositivos móveis!

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