Quais estratégias você utiliza para divulgar a empresa e conquistar clientes? Muitos gestores ainda acreditam que as ferramentas de comunicação e as campanhas de publicidade só devem ser utilizadas para anunciar promoções, o que é um grande erro.
É necessário focar em ações contínuas para manter um relacionamento com os atuais e potenciais consumidores. Essa é uma maneira de criar uma visão positiva sobre a marca e conquistar mais credibilidade no mercado. Para ajudá-lo, nós separamos 6 dicas para divulgar a empresa sem gastar muito. Confira!
1. Crie e mantenha uma presença nas redes sociais
O velho ditado “quem não é visto, não é lembrado” torna-se uma grande verdade em um mundo cada vez mais conectado. O consumidor não quer mais perder tanto tempo visitando os estabelecimentos para saber se um determinado local pode ou não resolver o seu problema. Então, recorre às redes sociais para conhecer o trabalho das empresas.
As plataformas como Facebook e Instagram são muito úteis para os negócios que lidam com produtos visuais, a exemplo de lojas de roupas, calçados e decorações. A organização pode divulgar os produtos que acabaram de chegar ao estabelecimento, informando o tamanho e preço.
Dessa maneira, o cliente interessado já saberá que a loja tem o que ele precisa. Organizações que lidam com o mercado B2B (Business to Business), por sua vez, podem investir mais no Linkedin. Essa é uma plataforma voltada ao ambiente profissional para compartilhar as iniciativas empresariais.
O ideal é manter publicações frequentes nas redes sociais, criar anúncios pagos para direcioná-los a um público específico e divulgar promoções e novidades da empresa. Se você não sabe como fazer isso sozinho, é importante contratar profissionais especializados na área de marketing e mídias digitais.
2. Tenha um site otimizado para SEO
Atualmente, as pessoas não fazem mais pesquisas em uma lista telefônica. Elas recorrem ao Google para esclarecer uma dúvida, conhecer determinado serviço ou um produto. Um exemplo disso é que mais de 70% das pessoas pesquisam na internet antes de efetuarem uma compra.
Portanto, o website é o cartão de visitas de qualquer negócio e deve apresentar informações sobre a história da empresa, os produtos oferecidos e as opiniões de clientes.
Também é fundamental que ele seja preparado para ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa. Só assim o consumidor chegará até o negócio. Vale lembrar que ter um website também é uma maneira de divulgar a empresa e conquistar a confiança do consumidor.
Criar um site não é tão caro quanto muitos empreendedores imaginam. Contudo, é necessário encontrar uma organização especializada em desenvolvimento de uma página responsiva e focada na usabilidade do usuário.
3. Crie conteúdos de relevância
Outra forma de ampliar o alcance da marca é por meio da criação de um blog da empresa. Ele também deve ser preparado para as ferramentas de pesquisa e o conteúdo precisa ser de qualidade.
A ideia é ganhar relevância no mercado por meio de textos ou vídeos originais, que tragam informações diferenciadas para o leitor. Os materiais também precisam seguir uma estratégia de SEO para que os mecanismos de pesquisa os encontrem de forma orgânica.
É claro, nem todo mundo tem tempo ou habilidade para escrever. Nesse caso, também é indicado buscar o apoio de uma agência de comunicação ou de um profissional especializado no assunto.
4.Invista no relacionamento com o cliente
De nada adianta investir nas redes sociais e criar um site moderno e informativo se você não der atenção aos clientes. Sendo assim, é muito importante utilizar uma ferramenta de e-mail marketing, como o Mail Chimp, para captar leads e manter uma comunicação mais ativa com as pessoas que se cadastram na sua página.
Lembre-se que você só pode enviar mensagens para as pessoas que aceitaram receber informações sobre o negócio. A partir disso, a ideia é encaminhar informações sobre o setor, mensagens em datas comemorativas, promoções da empresa e dicas úteis.
Uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode encaminhar dicas de looks para o dia a dia, cupons de descontos, notícias sobre as novas tendências, entre outros temas. Desse modo, o cliente terá a empresa como uma referência na hora em que decidir efetuar uma compra.
5. Faça networking
Também é muito importante participar de feiras, congressos e workshops. Esses eventos são úteis para acompanhar as tendências do mercado, as ações dos concorrentes, firmar parcerias e também divulgar a empresa.
6. Promova eventos ou campanhas
Outra forma de divulgar a empresa é por meio da elaboração de campanhas e ações diferenciadas. Você pode organizar um evento para arrecadar doações para uma causa que a empresa apoia, por exemplo, e associar a marca a uma ação solidária.
Enfim, há diversas formas de divulgar a empresa de maneira eficiente e sem gastar muito. Não é necessário investir em publicidade em canais de televisão, basta utilizar as redes sociais, o website e a criatividade para ganhar a atenção de clientes.
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