Há mais de 5 anos trabalho com construção de sites que tem como objetivo principal promover vendas. São muitos itens fundamentais, e alguns imperceptíveis para os empreendedores e gestores que precisam tomar a decisão de contratar e de avaliar o que foi criado. Criei este checklist para facilitar este trabalho. Utilize-o para avaliar as propostas comerciais do seu novo site ou para avaliar seu site atual.
Um site tem duas funções: atrair visitantes pelas buscas do Google (*) e encantá-los para que comprem ou façam contato.
(*) Complemente as buscas com campanhas digitais, não espere que todo resultado venha do Google orgânico.
Veja agora em detalhes como solicitar ou avaliar se seu site está perfeito, ou se a proposta de criação de site contempla estas garantias. Fique atento, pois na prática, a minoria destes itens é cumprida na criação de sites, seja pela falta de experiência dos desenvolvedores, ou pela necessidade de reduzir custos durante o processo.
Quais itens devem estar presentes em um site perfeito:
• Responsivo
Este termo significa estar preparado para dispositivos de diferentes tamanhos: computador com monitor grande e pequeno, tablet e principalmente celular. Esta ferramenta do Google pode lhe ajudar na avaliação: https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt
• Usabilidade
Fácil encontrar o que se procura, intuitivo e navegação com poucos cliques. Manter um padrão estruturado e parecido com os sites mais conhecidos é o melhor caminho.
• Design moderno
Seguir sua identidade visual, com bom gosto nas imagens e na disposição das informações.
• Preparado para o Google (SEO)
As palavras chaves certas, no lugar certo e integrado ao Google Console. Fique atento aos títulos das páginas, as principais palavras devem estar lá e respeitando o máximo de 70 caracteres.
Por exemplo, título da home:
TwoWeb – Criação de Web Sites, Lojas Virtuais e Aplicativos
• Rápido
Ninguém tem paciência para esperar um site carregar: se seu site não responde rapidamente, os usuários desistem e o Google também. Para verificar a velocidade de seu site, estas ferramentas do Google podem ajudar:
Teste geral: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Teste para dispositivos móveis, simulando conexão 3g: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br
• Conteúdo objetivo
Texto reduzido e com argumentação comercial clara, para responder as principais dúvidas e expor os benefícios dos seus produtos. Evite misturar os assuntos ou ser repetitivo.
• Fácil conversão
Os formulários de contato ou processo de compra devem estar acessíveis e ser convidativos. As páginas que explicam seus produtos já devem ter um formulário de contato ou opção de compra.
• Evolução e tecnologia
Escolha plataformas de fácil evolução e administração. Temos uma plataforma própria focada em conversão para nossos clientes. Com a nossa plataforma fica mais fácil oferecermos uma evolução constante em seu projeto.
O que se deve evitar na criação de um site:
• Quero um site diferente
Seu site deve obedecer os padrões de mercado, caso contrário os visitantes terão dificuldade de navegação. Encante com seus produtos, conteúdo e design moderno, mas dentro de uma estrutura padrão.
• Quero escrever “tudo” sobre a empresa ou produtos
As pessoas não tem paciência para ler. Buscam as informações principais, o restante pode ser esclarecido com sua equipe comercial, através dos pontos de contato do site.
Agência de marketing digital profissional para criação de site, loja online e campanhas digitais.
A TwoWeb é uma agência de marketing digital profissional. Saiba como podemos ajudar sua empresa, fale conosco.