Como alavancar as vendas do e-commerce?

Como alavancar as vendas do e-commerce?

Seja pela comodidade de poder comparar preços, produtos ou opiniões, as compras online já caíram no gosto dos brasileiros. Somente nos primeiros três meses de 2019, o volume de vendas realizadas por meio de e-commerce aumentou 23% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Este cenário parece muito animador, mas, junto com o aumento de transações online, há um grande número de lojas buscando atrair e fidelizar os clientes. Quer saber como alavancar as vendas da sua loja virtual e sair na frente do seu concorrente? Confira as dicas do post!

Analise o seu negócio

O consumidor online pesquisa muito sobre empresas e produtos antes de finalizar uma compra. Assim, o primeiro passo para descobrir os pontos fortes e os que podem ser potencializados é realizar uma análise do seu e-commerce.

Liste os seus produtos, benefícios e defeitos e  perceba os seus diferenciais de mercado. Com isso, você terá um resumo de pontos fortes e fracos e poderá perceber oportunidades para posicionar bem o seu negócio a fim de alavancar as vendas.

Identifique o perfil do seu consumidor

Conhecer o seu consumidor, suas preferências, principais dúvidas e anseios é imprescindível para alavancar as vendas no seu e-commerce. Para compreender o seu cliente, é preciso estar atento ao seu comportamento e responder alguns questionamentos, como:

  • o que fez com que o  cliente chegasse ao meu e-commerce?
  • o que ele procura?
  • quais são seus principais questionamentos sobre o produto?
  • eu estou me comunicando de forma clara com ele?

Ao responder essas perguntas e estar alerta às necessidades dos seus consumidores, você conseguirá melhorar a satisfação do cliente. Ele também se tornará o principal promotor da sua marca, o que é excelente para ampliar as vendas da sua loja virtual.

Crie um plano de marketing

Você poderá elaborar um plano de marketing eficaz para os alcançar os resultados ao compreender quem é o seu cliente ideal e quais são as suas necessidades Dependendo do seu público-alvo, você poderá criar campanhas offline, com o uso de outdoors, por exemplo, e campanhas online, com a utilização de mídias sociais ou um blog corporativo. Para isso, realize estudos e defina um orçamento para o seu plano de marketing e estabeleça prazos para manter você e sua equipe sempre motivados.

Fique atento aos antigos clientes

Uma forma de manter o relacionamento com os clientes é por meio de envios de e-mails promocionais. Não se esqueça de quem já comprou com você! Envie ofertas e descontos especiais para quem realizou uma compra, mas há algum tempo não visita mais seu e-commerce. Assim, você o atrairá  ao seu site e apresentará produtos que poderão ser úteis para ele.

Ofereça diferentes opções de pagamento

A forma de pagamento em e-commerce influencia muito na finalização de uma compra. Mesmo que muito popular, o cartão de crédito pode não ser a melhor opção para todas as pessoas. Por isso, pense na viabilidade de incluir diferentes opções como boletos, cartão de débito e crédito.

Tenha uma loja no Instagram

O uso de mídias sociais é, dependendo do seu público-alvo, uma ótima forma de engajar possíveis clientes. Mas, além do relacionamento com os consumidores, você já pensou em criar uma loja no Instagram? A rede social inovou e é possível que empresas criem perfis comerciais no Instagram for Business.

Por meio da plataforma, os perfis comerciais podem ter acesso a muitas informações, como engajamento, impressões ou alcance das publicações. Além disso, é possível realizar anúncios e, até mesmo, vendas.

E aí, este artigo foi útil para você? Quer saber mais sobre como alavancar as suas vendas? Leia o nosso post: Como aperfeiçoar o layout do seu site para vender mais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!