Como a transformação digital influencia a área de marketing?

Como a transformação digital influencia a área de marketing?

A transformação digital promove impacto em diferentes companhias, sejam elas pequenas ou grandes. Algumas fábricas mundiais já contam com automação e inteligência artificial em seus processos, por exemplo. Mas, e como fica a área de marketing com essas mudanças? É sobre isso que trataremos neste post!

Por que se preocupar com a transformação digital?

O surgimento de novas tecnologias mudou a maneira como o ser humano se comporta diante das situações. Se antes as pessoas recorriam aos jornais impressos para verificar uma notícia (e também as propagandas), agora elas buscam informações nos canais online.

Isso exige uma mudança no comportamento e planejamento dos profissionais de marketing. Por exemplo, não é possível transferir uma arte de outdoor para um website. É necessário compreender como funciona a divulgação nos canais online, quais são os formatos aceitos e visualizados pelo público.

Além de compreender a mudança no mercado, o profissional precisa orientar os gestores da companhia sobre essa mudança no perfil do cliente. Um exemplo da importância de migração das estratégias de marketing para o ambiente online é o crescimento da geração Z. Os clientes que nasceram de 1994 em diante são conhecidos como nativos digitais, e até 2020 eles representarão 40% de todos os consumidores. Um percentual expressivo, não é mesmo? Então, é preciso mudar a forma de comunicar com esses jovens o quanto antes!

Como a transformação digital influencia o marketing?

Alguns  anos atrás não existia uma preocupação dos profissionais da área em apresentar, em números, o resultado de uma estratégia. Agora, esse fator se torna primordial para identificar quais ações realmente funcionam. Acompanhe as principais mudanças:

Métricas de resultado

O principal objetivo das empresas com ações de divulgação da marca é aumentar as vendas. E como saber se isso realmente aconteceu? A transformação digital permite monitorar todos os processos e identificar os resultados em números.

Uma publicação no Instagram Ads, por exemplo, pode direcionar o público para uma landing page. A partir disso, a empresa é capaz de fazer um balanço sobre o valor investido, o número de pessoas que se converteram em leads e, finalmente, aquelas que efetuaram uma compra.

Cliente como protagonista

As publicidades na televisão e no rádio geram uma interrupção no programa que o telespectador/ouvinte estava acompanhando. E o pior, a empresa não consegue saber se aquela campanha gera um real impacto no potencial cliente.

A transformação digital deixou o consumidor como protagonista do que ele quer ver e ouvir. Ele consegue escolher quais páginas gosta de seguir no Facebook, quais blogues o interessam e quais marcas ele confia. Logo, a estratégia precisa mudar para cativar o cliente aos poucos.

E depois que se obtém a confiança, não dá para descuidar do consumidor. Ele ganhou mais voz e pode compartilhar sua opinião (positiva ou negativa) sobre o produto ou serviço com muita facilidade. Basta colocar um post nas redes sociais e esperar que seus amigos divulguem essa experiência para outras pessoas.

Sendo assim, a marca também precisa estar ativa nesses canais, procurar resolver o problema do cliente o mais rápido possível e aprender com os erros.

Facilidade de acesso ao cliente

Antes, era muito difícil para o pequeno empreendedor conseguir divulgar sua marca. Afinal, ele tem um recurso financeiro mais limitado do que as grandes companhias e isso sempre prejudicou a sua competitividade.

A transformação digital mudou isso na área de marketing. Muitas vezes, não é o maior investimento financeiro que cativa o cliente, mas a forma de se comunicar com ele. Desse modo, é fundamental utilizar a criatividade, ter empatia com o público e entender quais são as necessidades das pessoas.

Portanto, é essencial ficar atento às tendências, aos “memes” que viram febre na rede e buscar maneiras de mostrar que a empresa faz parte do contexto. Nem todas as publicações são criadas para gerar uma venda, mas elas servem para interagir com as pessoas. Que tal ver alguns exemplos?

Campanha Posto Ipiranga  

Mc Donald’s usa tendência das músicas        

Meme o nome dela é Jeniffer

Criação de conteúdo em diferentes formatos

A transformação digital deu lugar ao marketing de permissão. Essa prática consiste em criar conteúdos relevantes para atrair clientes para o website da companhia.  

Os conteúdos (que podem estar em diferentes formatos) têm o papel de estimular a conversão de leads. Esses, por sua vez, passam pelos estágios do funil de vendas até que cheguem mais preparados para a etapa de compra. Para tanto, deve-se unir diferentes ações:

  • blog posts;
  • publicações nas redes sociais;
  • criação de landing pages;
  • materiais ricos (e-books, vídeos, infográficos);
  • google ads;
  • desenvolvimento de website otimizado para SEO.

Valorização do website do negócio

Com a presença cada vez maior de websites empresariais, o profissional da área precisa se preocupar com a atualização e otimização da página para SEO. Essa é a melhor maneira de conseguir um bom posicionamento nos buscadores de pesquisa (e de forma gratuita).

Isso inclui a preocupação com o layout da página, a velocidade de carregamento em dispositivos móveis, a usabilidade e a escolha de palavras-chave que retratam o perfil negócio.

Automação

A tecnologia também revolucionou a forma de a empresa se relacionar com os clientes. Ela permite a criação de campanhas de e-mail marketing e a programação de disparos em dias e horários pré-determinados.

A automação, então, dá muito mais agilidade ao trabalho da equipe e permite o planejamento das ações em médio prazo.

Inteligência artificial

Essa é uma tendência para os próximos anos que promete fazer parte do mundo empresarial. Em vez de contratar pessoas para responder às dúvidas simples dos clientes nos sites de e-commerce, por exemplo, as companhias podem utilizar o chatbot para fazer essa interação.

Em contrapartida, os funcionários são direcionados para o desenvolvimento de tarefas mais complexas e para a resolução de conflitos.

Big Data

Esse recurso permite que o profissional compreenda melhor o comportamento dos consumidores. As plataformas digitais fazem a captação de informações dos usuários a todo o momento sobre os seus hábitos de consumo e horários com maior interação do público.

Esses dados podem ser utilizados para definir as estratégias da empresa, criando publicações nos momentos com maior acesso. Além disso, uma loja virtual consegue identificar quais foram os produtos mais vendidos durante uma promoção de Black Friday, por exemplo, e utilizar essas informações para criar uma campanha para o ano seguinte.

Computação em nuvem

A cloud computing também integra a transformação digital na área de marketing. Ela possibilita o compartilhamento de documentos e arquivos de modo online, facilitando muito o dia a dia das pessoas.

Por exemplo: em vez de uma agência digital enviar uma proposta de campanha em formato impresso para o cliente, ela pode fazer o compartilhamento online. Assim, economiza-se o tempo das equipes e também se evita o desperdício de papel.

Essa tecnologia ainda permite que pessoas trabalhem de diferentes locais e ainda consigam atuar de forma conjunta em prol do crescimento da empresa.

Portanto, a transformação digital mudou a forma de planejar e desenvolver as campanhas de marketing. Se a empresa não aderir a esse novo contexto, terá dificuldade para alcançar o público-alvo.

Quer saber mais sobre esse mundo digital? Entenda como utilizar o Google Analytics para monitorar os acessos ao site!

 

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