Ter site em WordPress é seguro?

Ter site em WordPress é seguro?

O WordPress é a maior plataforma de CMS (Content Management System) do mundo e tem 62% da fatia desse mercado, segundo um estudo da W3techs. O que isso significa? De todas as plataformas de gerenciamento de conteúdo (Joomla, Drupal, Wix, Magento), o WordPress ocupa o primeiro lugar de utilização. ? Sendo assim, já dá para imaginar que ter site em WordPress é seguro, correto? Caso contrário, muitas organizações estariam correndo risco na web. ?

Ainda não se convenceu? Espera um pouquinho que temos mais alguns exemplos para te mostrar. ?

De todos os websites ativos na internet, a plataforma é responsável por 34% das páginas. Ou seja, há estimativas de que 75 milhões de sites no mundo são feitos em WordPress. Fica até difícil de imaginar, né? 

Kid Dancing GIF - Find & Share on GIPHY

É claro, como qualquer outro modelo de construção de website, o WordPress também demanda alguns cuidados por parte da empresa. Vem com a gente que explicamos tudo isso a seguir! ?

Vale a pena ter site em WordPress?

A resposta inicial é sim, mas é claro que tudo depende da infraestrutura desejada pelo empreendedor. Por exemplo: construir um website em WordPress é mais barato do que iniciar uma infraestrutura do zero. Também é uma opção mais rápida de fazer e simples de gerenciar, sendo indicada para quem não tem uma equipe grande para administrar todas as informações. Não é mesmo? ?

A plataforma WordPress também disponibiliza diferentes plug-ins que podem ser adicionados para acrescentar funcionalidades. Conheça alguns deles:

  • Woocommerce, Ecwid Shopping Cart e Marketpress para ter uma loja virtual; +
  • Sucuri, Wordfence e Anti-malware Security para aumentar a segurança;
  • Yoast, Mailchimp e Sociable para auxiliar em estratégias de marketing digital.

Só com esses exemplos já deu para ter uma ideia das vantagens de ter um site em WordPress, certo? Pode ficar tranquilo que ainda não terminamos por aqui. A seguir, mostramos como melhorar ainda mais a segurança do seu website. ?

Como garantir a segurança do site em WordPress? +

Você vai perceber que ter um site seguro em WordPress depende muito mais dos usuários do que da plataforma em si. Veja:

Certificado SSL

Basicamente Certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um certificado digital que autentica a identidade de um site (você pode conferir mais aqui). Ou seja, esta dica é para qualquer modelo de website, pois o Google considera como “inseguras” as páginas sem um certificado SSL. O que ele faz, afinal? Cria uma camada a mais de segurança com o uso da criptografia de dados. ?

Dupla segurança no login

A ideia aqui é dificultar que hackers descubram a sua senha de acesso ao WordPress. Portanto, basta utilizar uma senha segura (com letras, números, maiúsculas, minúsculas e símbolos) só não pode esquecer a senha viu ?

Evite usar uma senha comum do seu dia a dia, nome de algum familiar ou data de nascimento, por exemplo. Também é indicado colocar a verificação de dois passos, da mesma forma como é feito em muitas agências bancárias. Você faz o acesso pela plataforma e também confirma pelo smartphone. Para tanto, é só instalar o plugin Google Authenticator – Two Factor Authentication. ?

Smart Think About It GIF by Friends - Find & Share on GIPHY

Atualização de ferramentas

Este passo é ainda mais simples do que os anteriores. ? A plataforma WordPress já sinaliza quais são os plug-ins e temas instalados que precisam de atualização. Então, é só observar os avisos e manter todas as ferramentas atualizadas para diminuir as vulnerabilidades do sistema. ?

Escolha certa da hospedagem

Outro cuidado importante ao ter site em WordPress é a escolha do plano de hospedagem. Procure um fornecedor de confiança, que se preocupa com o suporte técnico e as medidas de segurança. Muitos prestadores de serviço já oferecem soluções de hospedagem com antivírus, antispam e backups diários.?

Viu como é simples e seguro ter um site em WordPress? Basta adotar as boas práticas no dia a dia, manter os plug-ins atualizados e utilizar senhas difíceis. ?

Quer saber como dar o próximo passo para criar a sua página online? Entre em contato com a nossa equipe e venha bater um papo com a gente! ?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!