Como a atualização do algoritmo do Google pode afetar um site YMYL?

Como a atualização do algoritmo do Google pode afetar um site YMYL?

A mais recente mudança no algoritmo do Google pode afetar o desempenho do site YMYL (Your Money or Your Life). As páginas com essas características sofrerão alterações nos rankings de pesquisa do buscador, tanto de forma positiva como negativa.

Mas, quais serão os impactos dessa atualização nos principais sites de saúde, nutrição, bem-estar e finanças? Vamos esclarecer as principais dúvidas agora!

Afinal, o que são os sites YMYL?

As páginas categorizadas como YMYL pretendem impactar a saúde, estabilidade financeira, a segurança ou a saúde dos usuários. Entre os exemplos estão: websites de e-commerce, bancos online, consórcios, seguros, nutrição, tratamentos médicos e conselhos jurídicos.

Até aí já deu para perceber que muitas empresas podem ser afetadas com essa atualização do algoritmo do Google, não é mesmo? A lista pode ser ainda mais extensa, pois tudo depende de como a plataforma analisa os dados de cada website.

Então, o jeito é observar se a sua página está sofrendo mudanças nos rankings de pesquisa. Marie Haynes, especialista nessas mudanças do Google, publicou um artigo exemplificando como a atualização pode afetar muitas companhias.

Enquanto alguns sites perderam mais da metade do número de visitantes, outros saltaram de 1 para 2 milhões de usuários em um curto período. A melhor maneira de evitar uma drástica mudança é ficar atento aos princípios de classificação do Google.

Quais são os princípios dessa mudança no algoritmo do Google?

Já faz algum tempo que o Google está buscando novas maneiras de avaliar as páginas que têm qualidade e relevância para os usuários. Por isso, criou um guia – denominado de QGR (Quality Rater’s Guideline) – para determinar quais são as principais características que um website deve apresentar.

Ao conhecer os princípios básicos desse documento, é possível ter uma noção mais clara dos elementos que um website precisa contemplar:

Conhecimento sobre o assunto

O Google acredita que apenas as pessoas com conhecimento especializado sobre determinados assuntos deveriam escrever sobre temas que impactam diretamente a vida dos usuários.

Para tanto, o buscador avalia o nível de perícia dos conteúdos da página, separando-os por Conteúdo Principal (Main Content) e Conteúdo Adicional (Supplementary Content).

Dessa forma, os conteúdos principais precisam ser amplos e trazer conhecimento original. Os materiais adicionais têm o papel de melhorar a experiência do usuário, sem promover a distração sobre o foco do website.

Autoridade

A avaliação do Google também considera a autoridade da empresa que produziu os conteúdos. Uma página de e-commerce, por exemplo, terá forte influência no posicionamento em função das avaliações positivas dos usuários.

Os sites sobre saúde e questões jurídicas, por sua vez, podem ser avaliados pela página “sobre nós”, pois ela  retrata a experiência dos envolvidos naquele tema.

Credibilidade

Um autor de conteúdo ou empresa que tem uma reputação negativa poderá ter uma queda no desempenho do site. Isso porque a mudança no algoritmo do Google valoriza muito a credibilidade das pessoas envolvidas com a página.

A ideia é valorizar os profissionais que são reconhecidos no ambiente em que atuam, e promover os websites que são elaborados por pessoas formadas em determinada área.

Por exemplo: um advogado tem formação e experiência para tratar de temas jurídicos. Característica essa que torna o seu conteúdo mais relevante do que um texto feito por uma pessoa sem qualquer formação. E isso vale para outras áreas: educação, saúde, finanças.

O que fazer para melhorar o desempenho do site?

É possível adotar algumas estratégias caso a atualização no algoritmo do Google tenha prejudicado o desempenho do site YMYL. Veja:

  • produza conteúdos de máxima qualidade e que mantenham o foco no objetivo principal da página;
  • crie um canal fácil para o usuário entrar em contato com o negócio e esclarecer dúvidas;
  • utilize as redes sociais e o site para validar a reputação da marca. Você pode criar um espaço para os clientes deixarem comentários sobre o serviço ou produto comprado;
  • solicite que um profissional especializado na área assine os conteúdos da empresa.

Você deve ter notado o buscador atua com o foco de mostrar sempre o conteúdo de melhor qualidade para o usuário. Por isso, são realizadas atualizações frequentes no algoritmo do Google. O ideal é ficar atento e realizar os ajustes necessários no site YMYL.

Quer saber se o site do seu negócio está utilizando todo o potencial para obter um posicionamento de destaque no ranking de pesquisa? Entre em contato para que possamos auxiliá-lo!

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