Como funciona o registro de domínio?

Como funciona o registro de domínio?

O registro de domínio é o primeiro passo para colocar o website da empresa no ar. Ele  é o endereço utilizado para divulgar a marca na web, desenvolver ações de marketing e atrair clientes para o negócio.

Você ainda tem dúvidas se deve adquirir um domínio próprio? Então fique ligado neste artigo, pois explicamos tudo sobre o assunto!

O que é o domínio de um website?

O domínio é o nome usado para identificar a sua empresa no ambiente digital. É por meio dele que as pessoas conseguem memorizar os endereços e acessar diferentes websites. O domínio da TwoWeb, por exemplo, é “twoweb.com.br” , sendo que “.com.br” é uma extensão de domínio. 

Você já deve ter percebido que há websites que terminam em “.com” ou “.org.br”, certo? 😃 Isso ocorre porque há muitas extensões de domínios disponíveis. Separamos as principais para você conhecer:

  • .com;
  • .com.br;
  • .net;
  • .org.br;
  • .info.

Por que ter um domínio próprio?

Alguns profissionais autônomos ou freelancers deixam de registrar um domínio como forma de economizar dinheiro. Aí eles acabam utilizando aquelas versões como “meunome.wordpress.com”. Mas essa não é a melhor forma de se tornar conhecido na web.

Se você tem um negócio e deseja transparecer profissionalismo na internet é recomendável registrar o domínio com o nome da empresa. Isso torna a comunicação mais transparente com os clientes, transmite mais confiança e também aumenta as suas chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca (Google, Yahoo).

Google GIF - Find & Share on GIPHY

Como funciona o registro de domínio?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o registro de domínio. Para tanto, ela precisa apresentar um CNPJ ou CPF. O processo é bem simples:

  1. Escolha o nome do domínio e a extensão que deseja e verifique se está disponível (se ninguém está utilizando);
  2. Selecione um provedor de domínio (empresa homologada para realizar o processo);
  3. Pague a taxa de registro (que pode variar dependendo da extensão escolhida).

Pronto! Agora é só aguardar a aprovação do pagamento para conseguir utilizar o domínio. 😃 Esse processo é realizado por todas as empresas homologadas, independentemente de qual você escolher para fazer o registro. 

Dica extra: o domínio precisa ser pago uma vez ao ano para garantir o seu direito de uso. Caso contrário, o site da empresa fica fora do ar, assim como os serviços de e-mail que utilizam o mesmo endereço de domínio. Não é isso que você deseja, certo? Portanto, fique atento aos prazos de renovação e busque auxílio com a empresa que fez o registro para você. 😉

O site começa a aparecer para os usuários após a compra do domínio?

Não. Isso porque você só registrou o domínio. 😅 Para colocar a sua página no ar também é necessário adquirir uma hospedagem de site. O que significa isso? Você compra um espaço em um servidor virtual para armazenar todos os dados da página. 😊

A última etapa é aquela que você já deve conhecer: o desenvolvimento do website. O trabalho pode ser executado em uma plataforma WordPress ou por outras ferramentas de desenvolvimento. Tudo vai depender da necessidade do seu negócio e do orçamento disponível para o projeto. 

Computer Skateboard GIF by Animation Domination High-Def - Find & Share on GIPHY

Como você viu até aqui, é muito fácil fazer o registro de domínio do seu website. Basta encontrar uma empresa homologada e escolher o seu endereço. 

Aqui na TwoWeb nós auxiliamos os nossos clientes (na medida do possível) com o registro ou renovação do domínio e também procuramos avisá-los sobre o vencimento dos mesmos. Afinal, ele é essencial para manter ou criar um website e também para o uso dos e-mails da empresa. 

A nossa equipe está sempre atenta aos prazos de vencimento dos domínios para alertar os clientes e evitar que eles fiquem com os seus endereços indisponíveis. Todavia, cabe a cada gestor acompanhar a data de vencimento do registro para evitar a indisponibilidade dos seus serviços. Vale lembrar que nós apenas fazemos a intermediação com as empresas de registro de domínio e encaminhamos para os clientes a cobrança da taxa emitida por elas.

Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe a sua pergunta abaixo para que possamos orientá-lo da melhor maneira! 😉

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!