Check list para você montar a sua loja virtual

Publicado em

Não é novidade que a pandemia mudou o hábito de consumo dos brasileiros. Se antes as pessoas ainda tinham receio de realizar compras online, hoje, essas barreiras foram quebradas e a cada dia vemos novos adeptos da modalidade.
As lojas online se mostraram uma alternativa para que muitas empresas pudessem sobreviver em meio as regras de distanciamento social e lockdown em algumas cidades.
Por isso, hoje trouxemos aqui algumas dicas para você que está pensando em abrir a sua loja online.

Entender como funciona um ecommerce é o primeiro passo para colocar essa ideia em prática. Você precisa saber quais produtos quer vender, como fará a entrega, métodos de cobrança e outras questões práticas e técnicas nesse processo.

Ficou curioso? Explicamos tudo sobre o assunto a seguir!

Por que investir em um e-commerce?

De acordo com uma expectativa da Ebit|Nilsen, as vendas do ecommerce no Brasil em 2021 devem crescer em 26%, atingindo um faturamento de R$110 bilhões. A pesquisa, realizada no quarto trimestre com consumidores que compraram online, indicou que 95% dos respondentes pretendem continuar comprando.

Como montar uma loja virtual?

Se você já decidiu abrir ecommerce, é hora de estruturar a empresa. Veja:

1. Defina o modelo de negócio

O primeiro passo é estabelecer o público consumidor do seu produto. A venda será realizada direto para empresas (B2B) ou para os clientes (B2C)? Há ainda a possibilidade de negociar com órgãos públicos, desde que você atenda todas as exigências legais estabelecidas na licitação. Feito isso, é hora de seguir adiante!

2. Escolha o(s) produto(s)

Há muitas possibilidades de venda na internet, desde produtos (como roupas e calçados) até cursos online e serviços. Portanto, defina qual será a sua opção e organize a infraestrutura antes de colocar o site no ar.
A venda de mercadorias, por exemplo, exige uma preocupação maior com a logística, o tempo e custo de entrega. Você pode optar por manter um estoque terceirizado ou armazenar os produtos por conta própria. Logo, há muitos aspectos para você analisar e decidir antes de colocar a ideia em prática.

3. Opte por uma plataforma

Você pode contratar uma agência digital para elaborar uma plataforma de e-commerce do zero, com características que se encaixam no perfil do seu cliente. Tudo isso envolve o desenvolvimento de layout, preocupação com a velocidade do site e aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para o site ser encontrado pelos potenciais consumidores.
Por meio do desenvolvimento de um website você consegue criar uma página de checkout eficiente e direcionar o cliente para a etapa mais importante: a compra.

4. Métodos de pagamento

Ao criar um e-commerce também é necessário definir as formas de pagamento disponibilizadas aos clientes. Enquanto algumas pessoas preferem pagar em boleto, outras já utilizam o cartão de crédito ou ferramentas como o PayPal. Logo, avalie a possibilidade de oferecer diferentes opções para ampliar as oportunidades de vendas.

5. Promova o negócio

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual, é hora de pensar na publicidade da marca. Como você fará os clientes chegarem até o negócio, confiarem na empresa e efetuarem uma compra?
Por meio de estratégias digitais é possível gerar tráfego orgânico para o website, construir uma marca forte e estimular as vendas. Para tanto, você pode criar um blog para o negócio, utilizar as redes sociais para divulgar promoções e dicas aos consumidores e estabelecer uma relação de confiança.

Dica extra: lembre-se também de investir na segurança dos dados dos clientes para evitar o roubo de informações que comprometem a imagem da empresa. Para tanto, é importante utilizar um certificado ssl robusto e próprio para e-commerce.

Pronto! Agora você já sabe como montar uma loja virtual e ter sucesso na rede! Que tal iniciar o seu planejamento para tirar as ideias do papel e transformá-las em realidade?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!