Passo a passo para implantar um e-commerce

Passo a passo para implantar um e-commerce

O sucesso da implementação de um e-commerce depende de muitos fatores. Entre eles estão: a escolha dos parceiros certos, a adoção de uma plataforma adequada para a proposta de negócio e o acompanhamento de todas as etapas do projeto. Confira quais são elas a seguir:

1.Escolha do fornecedor do serviço

O idealizador do projeto precisa verificar a credibilidade das empresas que desenvolvem sites específicos para e-commerce. É muito importante que os profissionais contratados tenham experiência em desenvolver projetos sob medida para os clientes.
O uso de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) também é necessário, visto que isso ajuda a colocar o site nas primeiras páginas de pesquisa das ferramentas de busca.

2.Acordo comercial e início do projeto

Depois de escolher o parceiro, é o momento de assinar o contrato e dar início ao esboço do projeto. As equipes de design, programação e comercial se reúnem para alinhar todos os pontos estratégicos da iniciativa para criar um site adequado às necessidades do cliente. O time de design já começa as pesquisas por referências que podem ser usadas no desenvolvimento dos templates da página.

3.Kick Off

Todos os envolvidos participam de uma reunião. A equipe do projeto já conhece os detalhes do contrato e faz uma apresentação para os demais membros. Esse é o momento de traçar os pormenores da criação do e-commerce, estabelecer um briefing, os responsáveis por cada etapa e um prazo para entrega.
Nesse estágio também entra em discussão o layout da loja virtual, mediante a apresentação de referências e a troca de ideias com o cliente.

4.Desenvolvimento do layout

Após traçar o briefing com o cliente, é dado o início ao desenvolvimento do projeto visual do e-commerce. Cada página é criada com o intuito de comunicar o valor da marca, usar as melhores práticas de UX e as estratégias de conversão. Em média, são criadas três versões das páginas principais para nortear o desenvolvimento do trabalho.

5.Programação

Os layouts são aprovados com o cliente e o projeto é repassado para a equipe de programação. Os templates são avaliados e a loja virtual começa a ganhar forma, pois os programadores iniciam a criação do código das telas. Esse processo é dividido em várias fases, conforme o fluxo de navegação do site.

6.Análise de qualidade

Assim que a programação das páginas é concluída, o líder de programação faz a validação e libera o projeto para o controle de qualidade. As ferramentas e funcionalidades do e-commerce são testadas para garantir que tudo funcione perfeitamente na hora que a página entrar no ar.
Também é feita a simulação de pedidos para averiguar se todas as configurações de cadastro e logística estão certas. A equipe ainda analisa o fluxo de compra do cliente para identificar se há alguma falha durante a navegação no website.

7.Aprovação do cliente

As páginas são liberadas para o acesso do cliente, que poderá fazer mais uma varredura na loja virtual para verificar possíveis falhas. Se tudo estiver certo, é acertado o dia de colocar o website no ar.

8.Go live

Esse é o momento final do projeto. A equipe faz o apontamento do DNS e altera as configurações da plataforma para colocar o site no ar. Pronto! Agora é só começar a vender!

9.Suporte especializado

Uma equipe especializada é disponibilizada para o cliente entrar em contato se algum problema ocorrer na página ou se ele tiver alguma dúvida durante o uso da plataforma. Assim, qualquer situação pode ser solucionada rapidamente para o empreendedor ter sucesso nas vendas.

Esse é um resumo das principais etapas de desenvolvimento de um e-commerce. Vale lembrar que cada projeto é único, por isso, podem existir alguns procedimentos diferentes no decorrer da criação.

Agora que você já sabe como funciona a construção de uma loja virtual, o que acha de colocar o seu projeto em prática? Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso!

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