Geralmente, as companhias utilizam o site institucional para divulgar os seus serviços e atrair clientes. Contudo, muitos gestores desconhecem que uma página precisa mais do que investimento em atualização e otimização para os mecanismos de busca. Se o website não utiliza o certificado SSL, pode ser penalizado pelo Google.
Por quê? O Google emitiu um aviso oficial para informar sobre as suas mudanças em relação à segurança na web. Agora, as páginas que não utilizam o modelo “HTTPS” de criptografia serão indicadas como “inseguras” para os usuários. Quer compreender melhor esse assunto? Acompanhe!
Conceito de certificado SSL
O certificado ssl é uma tecnologia para proteger os dados que são vinculados ao site de uma companhia. O termo SSL significa Secure Socket Layer (SSL), que consiste em um padrão global de segurança. Ele tem o papel de estabelecer um canal de criptografia entre o servidor web e um navegador.
Funcionamento do certificado
O certificado protege a integridade das informações contidas no website, assim como os dados compartilhados pelos usuários. Ele também garante a integridade da página a fim de evitar a falsificação de informações. O certificado ainda assegura a privacidade do usuário para proteger os dados contra hackers. Dessa forma, o visitante da página pode fazer a troca de informações e inserir dados bancários com tranquilidade, pois o site é seguro.
Novas regras do Google
Até pouco tempo atrás, o Google aceitava muito bem as páginas no modelo “HTTP”.Todavia, a companhia entendeu que era necessário alertar os usuários sem conhecimento aprofundado em tecnologia de que os websites não são tão seguros como parecem. Sendo assim, agora eles são visualizados dessa forma pelos visitantes:
O Google, então, passou a valorizar ainda mais os sites que utilizam o certificado ssl para proteger os dados dos usuários. Assim, as páginas têm maiores chances de serem classificadas nos primeiros lugares nas pesquisas.
Como identificar o certificado ssl em um site
A URL da página (endereço que aparece para o usuário) precisa começar com o “HTTPS”. Essa é a primeira identificação de segurança do website. Além disso, ele deve apresentar um cadeado ao lado do link, como no exemplo abaixo:
É muito importante que empresas de comércio eletrônico, instituições financeiras, sites governamentais e demais companhias que valorizam os seus clientes utilizem um certificado ssl. Afinal, ele usa os padrões mais robustos de segurança para proteger as informações dos visitantes.
Método para obter um certificado
Se o seu negócio valoriza a segurança dos clientes, é muito importante buscar um bom parceiro para adquirir um certificado. Ele é emitido por uma autoridade certificadora (AC) responsável por fazer uma análise sobre a veracidade da organização.
A AC fará a solicitação dos principais dados do site, os documentos da empresa e o registro na Receita Federal. Só depois dessa análise ela emitirá o certificado. Na sequência, ele deverá ser instalado pelo parceiro contratado para a hospedagem do website.
O certificado ssl é uma ferramenta muito importante para dar mais segurança ao website e aos visitantes da página. Ele é uma maneira de valorizar os clientes e protegê-los dos crimes virtuais.
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